01out
ilustração de conteúdo sobre o que é rss feed para wordpress

O Que é RSS Feed e Como Usar no WordPress

Por: Andrei L. outubro 1, 2019

34% de todos os sites hospedados na internet usam o WordPress como plataforma base. Não seria uma ótima ação se, na sua estratégia de comunicação, seus visitantes pudessem encontrar seus conteúdos mais facilmente? É para isso que existe a automatização do RSS Feed. E ele também está disponível no WordPress. 

Vamos ver como esse recurso funciona em detalhes no conteúdo de hoje. Abaixo, você vai aprender o que é RSS Feed e como pode usá-lo no WordPress para cativar seus leitores e os incentivar a consumir os seus conteúdos. 

O Que é RSS Feed

O RSS Feed também é conhecido apenas como RSS ou Feed pelos usuários. Essas terminologias são bem populares. RSS significa Rich Summary Text (Texto Rico de Índice). 

Ele é um tipo de texto que permite que os usuários, além de algumas aplicações, recebam e mostrem atualizações de conteúdos de sites da sua preferência. 

O Youtube, a maior plataforma de vídeos, tem um mecanismo que avisa os usuários a cada novo vídeo divulgado por um canal. A ideia dessa notificação é a mesma para o RSS Feed WordPress: novas postagens estão disponíveis para visualização.

Para facilitar as coisas, uma vez que você acessa um site, já pode ser tornar assinante dele para receber as atualizações automaticamente. Se quiser, você nunca mais precisa voltar a acessar aquele mesmo site, apenas consumindo conteúdo dele por Feed RSS.

No caso do WordPress, o CMS possui um sistema que permite fazer sindicância de conteúdo. Isso significa que você pode escolher o que quer e o que não quer receber nas atualizações regulares. É algo bem prático de gerenciar. 

Por Que Usar Feed RSS no seu Site?

Muitos até pensam que o RSS Feed já não serve para muita coisa. Ainda mais quando consideramos que as redes sociais dominam os cliques dos usuários para ver as últimas novidades.

Mas isso não é uma verdade absoluta. O RSS Feed continua tão relevante quanto antes e continua cumprindo bem seu papel mais essencial: de atualizar o usuário em tempo real diretamente por um navegador ou dispositivo móvel.

Outros benefícios de usar RSS Feed, para o usuário e para o webmaster, são:

Para o Usuário

Duas palavras básicas: simplicidade e flexibilidade de uso para o leitor. Até porque não é muito prático ter que acessar 15 páginas diferentes todos os dias para se manter informado sobre os conteúdos que mais gosta. É por isso que os agregadores RSS servem.

Para o Webmaster

Webmaster é um nome mais técnico para donos de sites. O RSS Feed ajuda um site a crescer, mantendo sua audiência informada e atualizada conforme as preferências de consumo dela.

Para isso, o Webmaster pode:

  • Incentivar a Inscrição do Usuário
    É possível fazer isso com um widget ou uma thumbnail usando um texto chamativo na página. A posição pode ser na barra lateral ou em qualquer outro lugar, desde que não atrapalhe a experiência de consumo do conteúdo. Também é possível integrar os conteúdos com botões de redes sociais, o que pode impactar no número total de acessos.
  • Disparar Conteúdos em Email Marketing
    Uma estratégia de email marketing não é apenas para vender produtos e enviar promoções ocasionais. Você pode usar RSS Feed com um botão (CTA) de inscrição incluso no corpo do texto. Assim, os usuários já podem acessar novos conteúdos através dos próximos emails recebidos.

Como Criar um Feed RSS no WordPress

Antes de seguirmos em frente, é importante que você conheça alguns termos que aparecerão logo abaixo. E como eles se relacionam com RSS Feed WordPress.

  • Sites WordPress – É o CMS (plataforma de gerenciamento de conteúdo) em que você escreve e publica conteúdos. 
  • Feed RSS – Toda vez que você publica um novo conteúdo, o WordPress cria um documento estruturado no formato XML. Esse documento contém metadados referentes ao conteúdo publico que, por sua vez, é o próprio Feed RSS. 
  • Leitor de RSS (Agregador de Novidades) – É um aplicativo que agrega todas as novidades que um site publica. Ele organiza por grupos e faz tudo por uma interface de uma tela intuitiva e simples.

O WordPress conta com um Leitor de RSS embutido. E, se você já tem um site feito na plataforma, você só precisa fazer o login inicial no wordpress.com para começar a usar o recurso. O botão Leitor aparece no canto esquerdo da página. 

botão Leitor no wordpress.com para rss feed

Assim que estiver logado, o usuário já pode escolher quais sites quer seguir e quais não quer receber atualizações. E, toda vez que estes sites publicarem algo novo, a seção Leitor vai mostrar as novidades em tempo real. 

seção de rss feed pelo botão Leitor no wordpress.com

Como Colocar um RSS Feed no Navegador

Se você não tem um site no WordPress, não tem problema. Você pode instalar um Agregador de Novidades no seu próprio navegador de internet.

Para isso, recomendamos que você use o Feedly. O aplicativo está disponível tanto para navegadores quanto para dispositivos móveis (Android e iOS). 

Com ele, você pode pesquisar o assunto que quiser, separando por idioma e até hashtags, e seguir os canais mostrados. É bem simples e intuitivo. 

tela inicial do agregador feedly

Se preferir, você também pode usar outros agregadores. Alguns dos mais populares são o Feeder, o The Old Reader e o Inoreader. Todos estes organizam as atualizações dos sites que você quer seguir, assim como estruturam os tipos de assuntos que você deseja receber novidades.

Agora, digamos que você esteja curioso para ver uma página em formato XML apresentando um Feed RSS. Tudo o que você deve fazer é inserir a extensão /feed/ em qualquer domínio de blog na internet.

Por exemplo, se você quiser ver o Feed do domínio exemplo.com.br/blog. Neste caso, a URL do Feed será exemplo.com.br/blog/feed. Apenas substitua o trecho exemplo.com.br pelo domínio da sua preferência. 

Assim, para visualizar a sequência de novos posts do Feed de conteúdos da WebLink, a URL que você deve digitar no navegador é weblink.com.br/blog/feed. Você vai ver uma tela muito parecida com a abaixo.

documento xml de feed de página de blog

Conclusão

Parabéns! Você acabou de aprender o que é Feed RSS e como pode usar essa funcionalidade para aprimorar o sistema de distribuição de conteúdo do seu site. Use em locais estratégicos da sua página, além de também enviar um botão de inscrição por email. Mas não exagere. Capriche na qualidade dos conteúdo e incentive os usuários a serem assinantes do RSS Feed do seu site. Sucesso aí!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/o-que-e-rss-feed/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *