26set
ilustração de conteúdo sobre o que é slug wordpress

O Que é Slug do WordPress e Como Configurar

Por: Andrei L. setembro 26, 2019

Slug é uma terminologia referente a otimização de SEO cada vez mais popular na internet. É por isso que, hoje, você vai aprender o que é Slug e como fazer para configurar essa funcionalidade no seu site WordPress.

Vamos começar!

O Que é Slug WordPress?

Um Slug do WordPress nada mais é do que um extrato de texto que aparece logo depois da escrita do domínio em uma URL. Esse pequeno pedaço da URL faz parte dos Links Permanentes que levam a um conteúdo específico de um site.

exemplo de slug wordpress

Quando você vai adicionar uma nova postagem, o WordPress cria automaticamente um slug baseado numa sugestão de link permanente para o novo conteúdo. E, a qualquer momento, você pode ir em Configurações > Links Permanentes para editar seu próprio slug

É interessante que o WordPress gere um slug automático para você. Mas não é exatamente recomendado deixá-lo como está. O slug padrão do CMS pode não ser amigável tanto para os motores de busca quanto para os usuários, que não conseguem identificar o conteúdo publicado pela URL. 

Como Configurar Slug no WordPress?

Antes de começar a criar ou editar qualquer slug, você precisa conhecer umas regrinhas básicas. 

  • Troque todos os espaços entre palavras por traços básicos (-).
  • Só é possível usar letras minúsculas. 
  • Não usar traços do tipo underline (_), nem acentos gráficos.

Slug em Posts do WordPress

Você pode definir o slug de um conteúdo (post) apenas editando a postagem dele. É só navegar até o título da postagem e encontrar o campo de Link Permanente. A imagem abaixo refer-se à versão Gutemberg do WordPress. 

configurar slug wordpress em posts

Caso você não encontre, primeiro você precisa criar pelo menos o título da postagem. Então, salvar o rascunho do conteúdo. O campo aparece desta forma e você já poderá alterá-lo como quiser clicando no botão lateral Editar. Depois, clique em Salvar

Slug em Páginas do WordPress

Também é possível editar o slug em páginas do WordPress. Navegue para Páginas > Adicionar Nova. Crie uma nova página qualquer. O campo de edição vai aparecer logo acima do título da página. 

configurar slug wordpress em páginas

Slug de Categorias e Tags

O WordPress também pode definir slus para Categorias e Tags cada vez que uma delas é criada. Se você preferir, é possível fazer tudo manualmente. Mas, antes, é necessário criar a categoria antes e, depois, voltar ao conteúdo.

Para criar slugs de categorias, vá em Posts > Categorias. Encontre as categorias que quer editar e clique no botão Editar. Insira o texto do slug no campo Slug. Então, clique em Atualizar

Para criar slugs de tags, vá em Posts > Tags. Encontre as tags que quer editar e clique no botão Editar. Insira o texto de slug no campo Slug. Então, clique em Atualizar

Slug para Autores

Você também pode criar slugs para todos os autores que escrevem para um site. Porém, o WordPress não tem essa função de forma nativa. Por isso, instale e ative o plugin Edit Author Slug

editor slug wordpress para autores

Agora, navegue para Usuários > Todos os Usuários. No autor que você quer fazer um slug, clique em Editar. Na nova página, desça até o final dela, onde aparecerão opções de Editar Slug de Autor (Edit Author Slug).  

Digite o slug desejado, ou escolha uma das opções disponíveis para definir o slug de autor no site WordPress. Por fim, clique no botão azul Atualizar Usuário ao final da mesma página. 

4 Dicas para Otimização de Slugs no WordPress

Existem algumas ações básicas de otimização que você mesmo pode executar para criar um slug ideal. Abaixo estão algumas dicas preciosas para você aplicar e conseguir ganhar algumas posições nos motores de busca.

Focar em Palavras-Chaves para SEO

Se você quer conquistar posições melhores nos motores de busca, então você deve focar em usar palavras-chaves nas suas URLs. É recomendado que você escolha uma palavra-chave em foco e a use exatamente como encontrada no Slug da sua página ou conteúdo.

Texto Simples e Descritivo

Nada de criar textos muito longos e Slugs que incluem diversos tipos de palavras. Você precisa criar algo que seja amigável aos motores de busca. Por isso, eles devem ser curtos e descrever a intenção do seu conteúdo. No máximo, 7 palavras, que devem incluir a sua palavra-chave em foco. 

Tirar Palavras Desnecessárias

O ideal é que você também evite palavras que não precisam estar necessariamente na URL. Por exemplo, artigos como “o”, “a” e conectivos como “e”. Considere fazer isso com todas as palavras similares. Então, se você tem um Slug como comprar-uma-hospedagem, faça comprar-hospedagem. E, se você usar o Yoast SEO, o próprio plugin dá sugestões de otimização de Links Permanentes.   

Usar Redirecionamentos de URL

Quando você cria ou muda um Slug no WordPress, toda a estrutura da URL é modificada. Isso quer dizer que os visitantes do seu site não vão mais conseguir acessar o conteúdo na URL antiga.  A recomendação é fazer um redirecionamento 301 da URL antiga para o novo Slug. Existem plugins que ajudam você a fazer isso em poucos segundos.  

DICA: Pode ser que você já queira começar seu projeto no WordPress. Para isso, você vai precisar de uma Hospedagem WordPress. A WebLink conta com um painel de controle próprio, além de ferramentas para você mesmo construir seu site. Tudo ao alcance de um clique! 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é slug do WordPress, pode otimizar suas páginas e conteúdos para um melhor ranqueamento nos motores de busca. Use as dicas e ferramentas acima para deixar tudo melhor rastreável possível. Sucesso! 😉

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/o-que-e-slug-wordpress/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *