08nov
o que é SSL e como instalar no seu site

O Que é SSL e Como Instalar no Seu Site

Por: Andrei L. novembro 8, 2018

SSL (Secutiry Socket Layer) é um certificado de segurança usado por sites que querem dar mais segurança no acesso e nas transações feitas pelos seus usuários. É uma tecnologia que não apenas dá mais credibilidade ao site visitado, mas também mais tranquilidade para o usuário que acessa uma página na internet.  

Neste artigo, você vai aprender mais sobre o que é SSL. Alguns tópicos que vamos abordar ao longo do conteúdo são:

  • O que é SSL.
  • Como e quando o SSL surgiu.
  • Como funciona o SSL.
  • Benefícios de ter SSL no seu site.
  • Como instalar o certificado SSL no seu site.

Sabia que você pode ter SSL no seu site gratuitamente? Na contratação do Plano Ouro de Hospedagem de Sites da WebLink por 1 ano você recebe o certificado de segurança grátis no seu site.

O que é SSL?

SSL é um protocolo de segurança que serve para proteger os dados de acesso de um site. Quando um usuário cria um login e uma senha de acesso em um site, ou quando compra algum produto em uma loja virtual, é o certificado SSL que vai proteger essas as informações por criptografia.

Esse mecanismo de criptografia é o responsável por não deixar que esses dados sejam identificados, usados e roubados por outros usuários que acessam um mesmo site. Por isso, antes mesmo de se cadastrar ou comprar algum produto pela internet, é recomendado verificar se o site acessado tem SSL instalado.  

Como e quando o SSL surgiu?

A evolução da tecnologia tem levado cada vez mais usuários para a internet. Hoje em dia, praticamente qualquer tarefa do cotidiano pode ser feita nela. Isso inclui cursos online, visitar lugares pelo Google Maps, realizar transações bancárias e fazer compras sem sair de casa.

Mas, ao mesmo tempo em que trouxe essas facilidades, a internet também é um local de ameaças. A quantidade de dados, arquivos e documentos na rede é tão grande que usuários mal intencionados para criar programas de ataques maliciosos e invadir sistemas. Assim, essas informações acabam ficando vulneráveis.

Na internet, uma das principais ferramentas de segurança são os protocolos da TSL (Transport Layer Security), que são a evolução da SSL (Security Sockets Layer), um padrão de segurança criado pela Netscape em 1994. Apesar da mudança no nome, a sigla SSL ainda é conhecida e usada diariamente.

A funcionalidade mais presente da SSL é no protocolo HTTPS. Esta sigla está presente nos nos navegadores, como o Chrome e o Firefox, na barra de endereço, acompanhado do ícone de um cadeado ao lado do endereço do site (veja abaixo).

Ele é a garantia que a conexão entre a máquina do usuário e o servidor onde site está hospedado seja segura. É esse recurso que protege dados e informações importantes, como o número de cartão de crédito, os documentos de identidade e assim por diante.

Como funciona o SSL?

O certificado SSL garante que as conexões entre um computador e um  servidor sejam privadas, integrais e autenticadas por criptografia. Quando efetuamos uma compra via e-commerce, é indispensável que nossos dados bancários, como o número do cartão de crédito, sejam enviados ao servidor onde o site.está hospedado.

Ao mesmo tempo, o site precisa ter certeza de que os dados foram enviados corretamente, para evitar equívocos, como cobranças indevidas. A autenticação, feita por uma entidade externa e com autoridade, garante que essa troca de dados entre o usuário e servidor seja confiável e segura.

Vantagens de ter um SSL instalado no seu site

Agora que você já sabe o que é SSL e como o certificado de segurança funciona, vai entender quais vantagens e benefícios a tecnologia confere a um site.

Segurança do usuário

A primeira coisa de imediato é a segurança. Quando o usuário acessa um site que tem SSL instalado, a sensação que ele tem é de estar em um ambiente seguro e livre de fraudes. E isso é de extrema importância para conquistar um número cada vez maior de visitantes.

De que adianta se cadastrar no seu site, incluir informações como dados de cartão de crédito e senhas, se o usuário não se sentir seguro para navegar e comprar pelo seu site? Sem a tranquilidade e credibilidade do certificado SSL passa, seu site pode acabar perdendo muitos acessos.

SEO

SEO significa Search Engine Optimization, um conjunto de técnicas que você pode aplicar nos conteúdos da sua página para que os motores de busca ranqueiem seu site nas melhores posições. E não é exatamente isso o que você quer para seu site ser encontrado na internet?

Mas o que o SSL tem a ver com SEO? O SSL é um dos principais fatores que os mecanismos de buscas, sobretudo o Google, o mais usado deles, usam para qualificar e recomendar uma página ao usuário. A segurança da ferramenta é um grande diferencial que faz com que sites que possuem o certificado sejam mais acessados que outros.

Além disso, o Chrome, o navegador do Google, tem uma parcela de participação neste fator. Recentemente, o navegador recebeu uma atualização que identifica todos os sites que não são seguros para acesso.

Ou seja, todos os sites que não possuem SSL e, não têm o protocolo HTTPS na barra de endereços, são identificados como sendo Não Seguros. Essa mensagem é mostrada na tela do visitante a todo momento, indicando que aquele site não garante transações nem acessos seguros. Sacou a diferença entre HTTP e HTTPS?

Site mais profissional

Durante a navegação pela internet, o que o usuário que está acessando seu site mais quer é ter uma experiência agradável e confiável. Sites de grandes empresas, lojas online populares e sites do governo têm todos SSL instalados.

A impressão que essas páginas passam para o visitante ou consumidor é de um maior profissionalismo, mais credibilidade e, claro, de segurança a todo momento.

Assim, o usuário pode navegar tranquilamente pelo domínio, se cadastrar com confiança, inserir seus dados pessoais sem medo e fazer compras sem preocupações. E esse é o modelo ideal do porquê ter um SSL instalado no seu site.

Como comprar e instalar o certificado SSL no seu site

Além de já saber o que é SSL e como a tecnologia funciona, você também já sabe por que seu site não pode ficar sem um certificado de segurança. Neste tópico em diante, você vai aprender a como instalar SSL no seu site. Siga o passo a passo abaixo.

  1. No Painel de Controle da sua conta de hospedagem de sites, clique em na opção SSL no topo na tela.
    instalar SSL
  2. Clique no botão verde Comprar Certificado SSL.
    comprar SSL
  3. Aperte no botão Comece Agora para iniciar a compra.
    comprar SSL na WebLink
  4. Verifique se a farramenta SSL está inserida no seu carrinho de comprar e com o preço correto (R$ 35, na ativação vitalícia). Clique no botão verde Comprar Agora.
    instalar SSl na WebLink
  5. Escolha a sua forma de pagamento. Neste exemplo, vamos mostrar com a opção BOLETO. Clique em Gerar Boleto e faça o pagamento.
    comprar e instalar certificado SLL
  6. Agora, você precisa acessar o seu plano de hospedagem para fazer a instalação. Aperte no botão amarelo Plano.
    instalar certificado SSL
  7. Escolha o domínio em que você quer instalar e ativar o certificado SSL. Depois, clique no botão azul Plano.
    instalação do SLL no seu site
  8. Você vai ver uma mensagem de confirmação da ativação do SSL na sua conta de hospedagem. Clique em Continuar Para o Painel de Controle.
    ativação SSL na hospedagem
  9. Agora, clique no botão SSL novamente no topo da página. Clique no botão roxo Gerenciar referente ao domínio para o qual você comprou o SSL.
    gerenciar SSL no seu site
  10. O último passo para instalar e ativar SSL no seu site é clicar no botão verde Forçar HTTPS.
    forçar https no seu site

 

Conclusão

Quer mais visitantes no seu blog e que clientes façam compras em segurança na sua loja virtual? Então você precisa instalar um SSL no seu site o quanto antes! Ainda bem que, agora, você já conhece o que é SSL e todos os benefícios que essa tecnologia tem para páginas na internet.

Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar? Mande uma mensagem para a gente nos comentários logo abaixo. Estamos esperando seu contato com a WebLink!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/o-que-e-ssl-como-instalar/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *