15jun
guia para saber o que é um blog

O Que é Um Blog?

Por: Andrei L. junho 15, 2019

Um blog é um domínio na internet que o usuário pode usar para contar histórias, publicar conteúdos pessoais e escrever sobre qualquer tipo de assunto do seu interesse e conhecimento. Mas não é só isso! Hoje você vai aprender mais sobre o que é um blog, como funciona e conferir dicas de como ganhar dinheiro online com blog.

Como os Blogs Surgiram?

A primeira vez que algo relacionado a blog apareceu foi em 1997, quando o editor Jorn Barger mencionou o termo weblog. Alguns anos mais tardes e a palavra blog havia sido, então, cravada, há mais de duas décadas, bem no início da popularização da internet.

Mas a prática de ter um blog só começou mesmo a decolar a partir da virada do milênio, especialmente a partir de 2002. E, assim como todas as coisas novas que surgem, elas tendem a atrair algum tipo de controvérsia consigo.

Foi naquele ano que Heather B. Armstrong publicou seu blog dooce.com. Ela tinha sido demitida no primeiro dia de trabalho dela por escrever sobre seus colegas de trabalho no blog. Isso fez com que o tema sobre privacidade na internet ganhasse destaque dentro da comunidade de usuários.

No ano seguinte, o WordPress foi lançado e tornou muito mais fácil a forma como é possível criar seu blog. Dessa forma, as páginas na internet dedicadas a blogs começaram a atrair ainda mais a atenção dos usuários da grande rede.

Foi assim que surgiram blogs profissionais como o ProBlogger.net e o JohnChow.com, que se tornaram referência na arte de ganhar dinheiro com publicidade online e fazer carreira usando um sistema para blogs. Fora isso, outro fato importante foi a compra do Blogger.com pelo Google.  

O Que é Um Blog?

A definição de blog é um site informativo ou jornal que mostra as postagens mais recentes no topo da página principal.

Ele também recebe atualizações frequentes e é geralmente gerenciamento por apenas uma pessoa. Ou, em alguns casos, por um pequeno grupo de redatores.

Um blog pode receber qualquer tipo de conteúdo sobre qualquer assunto. A pessoa ou equipe que produz e publica podem ser especialistas em algum campo de conhecimento, como, por exemplo, tecnologia.

Ou, podem focar em contar histórias e experiências com algum tipo de hobby, produto ou serviço.

Para Que Serve Um Blog?

Tanto pessoas como as empresas usam um blog para diversos fins. Vamos dizer que você seja apaixonado por coelhos e queira compartilhar este sentimento com mais pessoas que também gostam desse bichinho de estimação.

Ou, você pode ser um pesquisador, está fazendo um estudo sobre as mudanças climáticas no planeta e queira registrar suas descobertas mais recentes.

Ou, pode ser que você seja dos negócios e queira fazer com que seus produtos ou serviços vendam mais. A intenção é atingir um público ainda maior e criar uma espécie de consciência da sua marca nas pessoas.

Assim como um site ou um diário virtual, um blog possui uma estrutura básica. Antes de tudo, saiba que ela não é padronizada, contendo funções estruturadas que você sempre encontra quando acessa qualquer blog.

Como Funciona Um Blog?

A estrutura de um blog consiste em um cabeçalho central que tem um menu ou uma barra de navegação completa das principais páginas dele. A área de conteúdo principal contém todos os postos mais recentes em destaque.

Geralmente, existe uma barra lateral que mostra alguns perfis de redes sociais ou as postagens com maior relevância, seja no número de acessos ou engajamentos por comentários.

Por último, na parte inferir do blog, no rodapé, ficam informações básicas, como links para políticas de privacidade, avisos legais e dados para contato.

Todos os aspectos do layout de um blog são importantes, pois eles colaboram na intuição da navegação do usuário para encontrar seus conteúdos.

O Que Significa Blogging?

Blogging é o termo usado para a prática de manter um blog criando, escrevendo, publicando, compartilhando e linkando novos conteúdos periodicamente.

Tudo começou lá pelos anos 2000, onde a maioria dos blogs sobre política começaram a pipocar. Logo em seguida, surgiram os blogs de ajuda, com tutoriais e dicas para usar certos tipos de serviços ou produzir algum material em específico.

É importante aqui reforçar a diferença entre a prática do blogging com o jornalismo. Ainda mais quando se percebe que a linha que separa estes dois campos da comunicação tem ficado cada vez mais espessa nos últimos 10 anos.

A prática do blogging cresceu exponencialmente desde o primeiro dia de surgimento. As plataformas de blog começaram primeiro a serem usadas para meios de publicação de notícias e informações em geral.

Mas, em comparação com o jornalismo tradicional, os blogs cresceram muito mais rapidamente, Isso aconteceu porque, entre outros motivos, não ser necessário comprar o blog para ter acesso à informação desejada.

Além disso, as atualizações constantes garantiram que eles não se tornassem obsoletos. E também o fato de que era possível seguir blogs dentro do campo de interesse do usuário, ao invés de ter que ficar pulando as seções de um jornal para acessar o assunto de interesse.

Quem São os Blogueiros?

Um blogueiro é qualquer pessoa que mantenha um blog, postando novos conteúdos regularmente e compartilhando suas ideias online e nas redes sociais.

Pode ser alguém que curta fazer isso tanto pelo lado pessoal quanto pelo profissional. E a variedade de tópicos e assuntos possíveis pode variar de entretenimento à política, culinária a viagens e assim por diante.

Blogueiros também são usuários que costumam não ficar parados em um único lugar. Com um smartphone em mãos, eles podem facilmente postar novidades, compartilhar experiências e manter sua audiência sempre atualizada.

Por Que Pessoas e Empresas Têm Um Blog?

Embora tenha começado como espaços particulares para as pessoas divulgarem seus interesses e experiências na web, os blogs se tornaram muito mais do que isso.

As empresas também começaram a usá-los para garantir que seus clientes estejam atualizados e melhor informados.

E, quanto mais pessoas vierem para seu site, melhor será o conhecimento sobre a sua marca e, consequentemente, seu negócio também vai gerar mais confiança.

A interação é outra parte do crescente crescimento dos blogs. Afinal, se as pessoas podem interagir livremente com sua marca, isso é algo positivo.

Junto a isso, muitos usuários começaram seus blogs com a intenção de ganhar dinheiro. Você mesmo pode fazer isso, compartilhando suas ideias e conhecimento e, ao mesmo tempo, conseguir uma renda extra.

Qual a Diferença Entre Site e Blog?

Diante de tudo o que foi exposto até agora, é comum pensar que um blog pode ser um site e vice-versa. Mas saiba que, embora eles tenham algumas similaridades, eles não se misturam e se diferenciam em pontos cruciais.

São eles:

  • Blog. Um blog é um domínio que precisa ser mantido e atualizado com frequência. Afinal, ele foi projetado para conseguir conquistar o máximo de engajamento possível. Isso pode ser feito permitindo que os leitores possam comentar nas postagens dos conteúdos, avaliações ou campo de feedbacks para melhorias.
  • Site. Um site é considerado um domínio mais estático. Isso significa que ele não precisa ser gerenciado ou atualizado a todo momento. Sendo assim, o que o leitor vê em um site costuma ser o mesmo quando visitado da última vez, com leves modificações. Ainda assim, é necessário construir algo visualmente atrativo para manter os visitantes engajados.

Mas existem outras formas de diferenciar um blog que não seja apenas pela frequência das postagens. Em suma, um blog contém data de publicação, nome do autor da postagem, categorias e tags de organização de assuntos.

Ainda que nem todos os blogs tenha essas funções, sites nunca as apresentam. Assim fica mais fácil perceber as principais diferenças entre sites e blogs.

Como Ganhar Dinheiro com Blog?

O jeito mais comum de ganhar dinheiro com blog é usando publicidade ou anúncios de outras empresas, produtos e serviços.

Você coloca esses anúncios (a maioria deles são banners) em locais do seu blog em que os visitantes consigam ver. Se eles clicarem nessas propagandas, você consegue um pouco de renda pelo clique.

De acordo com a Forbes, os blogs que mais ganham dinheiro na internet recebem, por mês, entre US$ 175 mil e US$ 14 milhões. É claro que esses blogs são mais estabelecidos, com anos de experiência e um grande número de colaboradores.

Então, se você está apenas começando um blog, provavelmente não vai conseguir muito dinheiro logo em seguida. Mas você pode conferir nosso artigo de como ganhar dinheiro na internet e ver como pode aproveitar o potencial do seu blog para se dar bem.

Conclusão

E é isso! Você aprendeu o que é blog e quais as principais características que fazem deste um dos mais eficientes meios de comunicação na internet.

Um blog é um espaço online para você escrever, publicar e compartilhar conhecimentos, experiências e opiniões com qualquer pessoa conectada à grande rede. Você até pode ganhar dinheiro com essa prática, gerando mais conhecimento sobre sua marca e confiança nos leitores.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! 😉

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/o-que-e-um-blog/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *