30out
aprenda o que é vps e para que serve este tipo de hospedagem de sites

O que é VPS?

Por: Andrei L. outubro 30, 2018

VPS significa Servidor Virtual Privado (Virtual Private Server, do inglês). É um tipo de hospedagem de sites que oferece recursos robustos para usuários mais entusiastas. Neste artigo, você vai aprender mais sobre o que é VPS, como funciona, quais as vantagens deste serviço e ver comparações com outros tipos de hospedagem existente.

O que é VPS  e como funciona?

Todo projeto que você quer ter na internet, independente se for um site, um blog ou uma loja virtual, precisa de um servidor para ficar armazenado online. Na maioria das vezes, um site costuma estar hospedado em uma hospedagem do tipo compartilhada. Esse tipo de serviço oferece recursos mais básicos e é mais voltada para usuários iniciantes.

A partir do momento em que esse mesmo projeto começa a crescer e a receber mais tráfego, é natural que mais recursos sejam necessários para garantir que um site esteja sempre disponível para acesso. É aqui que entra o contexto da importância da Hospedagem VPS.

Para entender melhor o que é VPS, imagine o servidor como um grande prédio. Normalmente, você precisa de uma ou duas salas para receber seus amigos ou visitas de clientes no local. No caso da VPS, você garante um andar inteiro com muito espaço, tem mais recursos, processamento de dados mãos e usa tudo isso como quiser.

Na Hospedagem VPS, ocorre o que chamamos de virtualização. Basicamente, os recursos do servidor são repartidos em vários outros servidores virtualizados. E o usuário do serviço fica com um destes servidores virtualizados para usar com exclusividade.

Em outras palavras, o usuário tem acesso a recursos dedicados na Hospedagem VPS. Isso inclui processamento de dados, memória RAM, espaço em disco e tráfego sempre atendido em função do alto desempenho da VPS.

Na WebLink, são 6 planos de Hospedagem VPS que se encaixam de acordo com a demanda do projeto do usuário na internet. Os planos variam em quantidades de recursos para usar, cobrindo desde projetos que estão começando a escalar até aos que já estão estabelecidos e que precisam de recursos contínuos.  

Quais as vantagens de uma Hospedagem VPS?

Agora que você já sabe o que é VPS e como ela funciona, chegou a hora de aprender quais os benefícios em usar uma Hospedagem VPS. Abaixo estão 6 pontos que mostram as  principais vantagens de um VPS. É o que você precisa conhecer para ter uma ideia se este tipo de hospedagem de sites é essencial para o seu negócio na internet.

  1. Preço compatível. O preço de um serviço de Hospedagem VPS é maior do que uma Hospedagem Compartilhada, mas as vantagens também são maiores. Avalie se o seu projeto demanda muitos recursos e tem um alto potencial de crescimento. Se a resposta for sim, considere ter uma VPS.   
  2. Personalização. Cada usuário de uma Hospedagem VPS tem liberdade para acessar o servidor e configurá-lo como bem entender. É possível executar aplicações e sistemas que otimizam os recursos do serviço e entregam um desempenho bem mais robusto do que uma Hospedagem Compartilhada.  
  3. Recursos dedicados. Nada de lentidão no seu site ou escassez de recursos. Na Hospedagem VPS, o usuário tem recursos dedicados de processamento de dados, memória RAM e armazenamento em disco e alto volume de tráfego.
  4. Alto desempenho. Como os recursos também são dedicados, o desempenho é muito melhor do que uma hospedagem comum. O usuário também tem a capacidade de gerenciar dados e receber acessos de um grande volume de visitantes sem perder estabilidade da experiência.
  5. Potencial de crescimento. Os recursos da VPS se adequam com a velocidade de crescimento do seu projeto na internet. Independente do quanto seu negócio evolui e começa a receber mais tráfego e transações, a Hospedagem VPS garante o desempenho e a funcionalidade de tudo com seus recursos dedicados.
  6. Segurança. Como o processo de virtualização da VPS faz com que o servidor repartido em servidores virtuais isolados, a segurança também é maior. Além disso, a autonomia da VPS permite que o usuário instale aplicações de segurança para reforçar a proteção.    

Gostou das possibilidades que só a Hospedagem VPS pode oferecer? Adquira um plano agora mesmo e garanta que seu projeto na internet tenha recursos suficientes para crescer e estar sempre online. 

quero minha hospedagem vps

Para qual tipo de usuário a Hospedagem VPS é indicada?

Conhecer o que é VPS é uma das maneiras de entender como essa tecnologia de hospedagem de sites funciona. Tão importante quanto isso é também saber para qual tipo de usuários ela é mais indicada.

A Hospedagem VPS é indicada para um perfil de usuário que fique entre os serviços de Hospedagem Compartilhada e de Hospedagem Dedicada.

O projeto deste usuário está se desenvolvendo rapidamente, precisando de mais recursos do que o básico oferecido (Hospedagem Compartilhada) e menos do que o mais custoso existente (Hospedagem Dedicada).   

A Hospedagem VPS é recomendada para donos de projetos na internet que demandam o gerenciamento de grandes volumes de usuários. Assim como fóruns e comunidades online de conversação com fluxo constante de acessos.  

Sites corporativos, servidores para jogos eletrônicos e projetos colaborativos também se encaixam nesse perfil. E, quem tiver mais afinidade com Linux, um software de código aberto e acessível para todos, também encontra na Hospedagem VPS uma experiência mais completa.     

Comparativo: VPS e outros tipos de hospedagem

Entender os tipos existentes de hospedagem de sites permite que você tenha uma ideia mais clara de o que é VPS. E como ela se comporta diante dos demais. Abaixo, confira um comparativo da VPS com outros tipos de hospedagem. 

Hospedagem Compartilhada

Hospedagem Compartilhada é aquela em que os usuários dividem recursos em um mesmo servidor de hospedagem. Por conta disso, é possível que o desempenho de um site seja comprometido, caso os outros sites hospedados no mesmo servidor suguem mais recursos.

É a hospedagem mais recomendada para projetos que estão começando na internet e que ainda tenham baixo volume de tráfego. Algo que acontece com pequenos negócios, sites, blogs e lojas virtuais iniciantes. É também o tipo mais barato e acessível de hospedagem de site.

Hospedagem Cloud

Também conhecida por Hospedagem na Nuvem, a Hospedagem Cloud é aquela em que todos os dados, arquivos e informações do usuário ficam armazenados em um pacote de servidores na nuvem.  

Todos esses arquivos ficam hospedados igualmente em todos os servidores. Assim, caso algum destes servidores venha a falhar, todo o tráfego recebido pelo site é redirecionado para um servidor que esteja funcionando normalmente. Ou seja, ele fica sempre online e disponível para acesso.  

Hospedagem WordPress

É um tipo de hospedagem dedicada a um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Neste caso, para o WordPress. Ela é configurada para a plataforma e vem com a opção de instalação em um clique, plugins de segurança já instalados e desempenho otimizado.

Junto a isso, o usuário ainda também recebe uma série de ferramentas com recursos e funções próprias para usar especificamente no WordPress. É o caso de temas, construtores de sites, serviços de linguagens de programação e compartilhamento de conteúdos nas redes sociais.

Hospedagem Dedicada

Na Hospedagem Dedicada, o usuário aluga um servidor físico inteiro para o seu negócio online. Aqui, não há divisão de recursos e funcionalidades com nenhum outro usuário ou site hospedado.  

A Hospedagem Dedicada é indicada para grandes sites corporativos, portais com volume gigantesco de tráfego e projetos colaborativos em que muitas pessoas trabalham ao mesmo tempo. É o tipo que tem os recursos mais completos. Por isso, também costuma ser o mais caro.

Diferenças entre VPS Linux e VPS Windows

Existem dois tipos de Hospedagem VPS disponíveis no mercado: a VPS Linux e da VPS Windows. Embora pertençam ao mesmo tipo de serviço de hospedagem, elas se diferenciam em alguns aspectos, vantagens e desvantagens.

VPS Linux

A VPS Linux se destaca por ser compatível com sistemas operacionais de código aberto. Por conta disso, ela é bem mais barata. O ponto fraco fica para a exigência em conhecimento sobre linhas de comando para configurar suas funções.  

Prós Contras
Compatível com linguagens de código aberto, como o PHP. Exige mais conhecimento do usuário sobre comandos para uso e tarefas.
Compatível com várias distribuições de código aberto, como Ubuntu e CentOS.
Acesso remoto ao SSH para otimizar o uso de dados.
Mais barato que a VPS WIndows.

VPS Windows

A VPS Windows se destaca pela usabilidade e gerenciamento bem mais acessível. Principalmente para um perfil de usuário com menos conhecimentos técnicos. Porém, ela também é mais cara e é limitada pelas funções e recursos disponibilizadas pela Microsoft, a criadora do sistema operacional.

Prós Contras
De fácil gerenciamento Preço bem mais alto.
Compatível com linguagens desenvolvidas pela Microsoft, como a ASP. Não é compatível com o cPanel, o painel de hospedagem mais usado no mundo.
Possibilidade exclusiva de usar o banco de dados MySQL.
Atualizado frequentemente pela Microsoft.

Quais os dois modos para configuração de uma VPS?

Uma Hospedagem VPS pode ser configurada em dois modos diferentes: a gerenciada e a semi gerenciada. A diferença principal entre eles está na quantidade de serviços que a provedora de hospedagem irá executar e se responsabilizar pela manutenção.

  • Gerenciada. A empresa de hospedagem configura a VPS e fornece ao usuário um painel de controle para a administração do serviço. Essa é a opção mais indicada para quem não quer se preocupar em realizar tarefas técnicas. Entre elas as configurações gerais, instalação de firewall e de aplicativos para proteção contra ataques DDos.  
  • Semi-gerenciada. O usuário é quem configura a sua própria VPS. Neste caso, a empresa de hospedagem fornece apenas o sistema operacional, sem o painel de controle. É preciso ter conhecimento especializado para saber configurar todas as opções do serviço.    

Então, o que é Servidor VPS?

Parabéns! Você acabou de aprender o que é VPS. Agora, já sabe que um serviço de Hospedagem VPS usa uma parte exclusiva de um servidor para proporcionar recursos dedicados a um projeto online.

A VPS é um serviço ideal para sites que recebam um volume muito grande tráfego diariamente. É o caso de portais de notícias, fóruns de discussão e blogs temáticos que tenham muita interação entre os usuários.

Tem alguma dúvida ou pergunta para fazer? Deixe uma mensagem nos comentários abaixo que vamos responder você logo em seguida!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/o-que-e-vps/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *