04out
ilustração para conteúdo sobre o que é wamp server

O Que é WAMP? Guia Explicado para Iniciantes

Por: Andrei L. outubro 4, 2019

WAMP é a combinação das iniciais das palavras Windows, Apache, MySQL e PHP. Ele é um pacote de softwares que instala todos esses programas no computador de uma só vez, se assim você quiser.

Hoje você vai aprender mais sobre o que é WAMP e como este recurso tão útil funciona. Você vai entender como ele agiliza seu processo de trabalho em um ambiente virtual.

O Que é WAMP?

Também conhecido como WAMP Server, o WAMP deriva do LAMP, um outro pacote de softwares.

A diferença entre eles é que o primeiro conjunto instala o Windows. Já a letra L do segundo pacote corresponde ao sistema operacional Linux (e suas distribuições). 

A seguir, vamos desdobrar o que significa cada uma das letras do pacote de softwares WAMP.

  • W é para Windows – É o sistema operacional da Microsoft. É parecido com o LAMP (Linux) e o MAMP (para um sistema MAC). 
  • A é para Apache – O Apache é um software de servidor que atua como hospedagem de páginas na internet. Quando o usuário quer acessar qualquer conteúdo na internet, é o Apache quem garante esse acesso, indo além do HTTP. 
  • M é para MySQL – É um sistema de gerenciamento de banco de dados para o servidor. O MySQL armazena todas as informações mais importantes de um site, como os conteúdos da página, perfis dos usuários, imagens e assim por diante. 
  • P é para PHP – É a linguagem de programação usada pelo WordPress. O PHP trabalha junto com o Apache e o MySQL. 

Como Funciona o WAMP?

O WAMP funciona como se fosse um servidor virtual dentro do seu computador. É por isso que ele é tão recomendado para usuários que gostam de fazer testes com o WordPress (localhost), mas não querem instalar o CMS na conta hospedagem de sites

Essa funcionalidade é muito útil, pois não é preciso esperar até que todos os arquivos tenham sido subidos para o seu site. Fora também que o processo de fazer backups é mais rápido e prático com o WAMPServer. 

O Servidor Wamp também é facilita a vida de desenvolvedores e criadores de temas para WordPress. Isso porque esses dois tipos de profissionais podem trabalhar diretamente com o núcleo de codificação do próprio WAMP.

Só se atente ao fato que, se você quiser ver como o conteúdo do seu site está montado e organizado pelo navegador, será necessário ter uma hospedagem de site e um domínio registrado

O WAMP também tem um painel de controle próprio, o que facilita o gerenciamento de recursos do servidor para todos os softwares instalados. Fora isso, ele poupa tempo porque o usuário administra tudo em um ambiente livre e seguro sem precisar instalar os aplicativos no próprio computador.

Você pode fazer o download do WAMP aqui.   

Conclusão

Você acabou de aprender o que é WAMP! Basicamente, são 4 softwares completos que você instala de uma só vez em um servidor virtual. E, com eles, pode gerenciar e criar sites apenas mexendo nos códigos bases e dados usados neles.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/o-que-e-wamp/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *