05abr
aprenda o que é wordpress com este guia

O Que É WordPress? Conheça o CMS Mais Popular do Mundo

Por: Andrei L. abril 5, 2019

O WordPess é, atualmente, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), mais usado no mundo.

Para ter uma ideia, mais de 30% de todos os projetos publicados na internet usam o WordPress como plataforma de apoio.

Hoje você vai aprender mais sobre o que é WordPress. Vamos mostrar as principais  características, as vantagens e desvantagens do CMS.

Mais ao final, vamos também traçar um comparativo entre as versões WordPress.com e WordPress.org e definir qual é a mais indicada para você.  

Um Breve Histórico do WordPress

A primeira aparição do WordPress foi em 2003, quando seus desenvolvedores, Matt Mullenwey e Mike Little, começaram a fazer uma plataforma inédita para blogs.

Depois de algumas reformulações, a primeira versão oficial do WordPress, a 1.0, foi lançado ao público no começo de 2004.

Esta versão era bem simples e nem se compara à versão atual em termos de funções, recursos e nível de navegação e usabilidade do usuário.

Ainda assim, ela já continha duas das principais funções do WordPress que conhecemos hoje: um editor de conteúdos e um gerenciador de usuários.

Também havia uma área de moderação de comentários de usuários e a instalação da ferramenta também era simplificada.

Desde então, o WordPress passou por reformulações, ganhando atualizações completas, com uma variedade de recursos e funções disponíveis a um só clique da instalação.

Principais Características do WordPress

Conhecer as características do WordPress faz com que o usuário entenda melhor por que o CMS é o preferido entre blogueiros e donos de sites iniciantes e experientes.

Abaixo estão as principais.  

  • Usabilidade Intuitiva e Dinâmica. Não existe segredo para usar o WordPress. O painel de controle do CMS é intuitivo e dinâmico a ponto das principais opções, recursos e funcionalidades estarem ao alcance de um só clique. Tudo está descrito à esquerda e basta selecionar a opção para administrar o que quiser.
    painel de controle do wordpress

  • Personalização Aprofundada. Quem quer ter um projeto online quer que ele tenha a identidade idealizada pelo criador. Sendo assim, o WordPress tem bibliotecas bem servidas com temas e plugins para o usuário personalizar suas páginas como bem entender. Tem temas para assuntos e plugins com funcionalidades para qualquer tipo de site.
    personalização do wordpress com temas e plugins

  • Otimizado para SEO. Quem quer ter um projeto na internet e crescer precisa conhecer sobre Otimização para Motores de Busca. Sendo assim, o WordPress impulsiona e facilita a conquista das melhores posições no Google com ferramentas próprias para esta prática determinante. A mais conhecida delas é o Yoast SEO.
  • Escalabilidade. Considerando que um site cresça com o tempo, o WordPress nunca deixa de funcionar. Além disso, ele é capaz de suportar volume intermediário de tráfego, milhares de páginas, temas e plugins instalados simultaneamente. Caso o desempenho seja comprometido, é possível instalar aceleradores ou limpadores de cache
  • Amigável com Dispositivos Móveis. Seja na função de administrador do site ou visitante, o WordPress é amplamente compatível com dispositivos móveis. Assim, é possível fazer edições básicas de conteúdos e acessá-los em aparelhos portáteis com qualquer tamanho de tela. Basta ter uma conexão com a internet funcionando.

principais vantagens e desvantagens do wordpress

Principais Vantagens e Desvantagens do WordPress

O WordPress costuma ser, na maioria das vezes, a plataforma mais indicada para quem quer começar um projeto na internet.

Isso porque, para criar um site e publicar os primeiros conteúdos, o CMS dispensa conhecimento em programação. Mas não é só isso.

Abaixo, listamos outras vantagens de usar o WordPress como ferramenta de trabalho ou lazer. Também tem algumas desvantagens para você conhecer e ser mais incisivo na sua decisão de usá-lo.

Vantagens

  1. Custo Baixo. O WordPress é uma plataforma de código aberto, ou seja, gratuita para usar. O usuário só precisa contratar um serviço de hospedagem de sites e também um domínio. Além disso, a grande maioria dos temas e plugins disponíveis também são gratuitos para usar.
  2. Instalação Descomplicada. O WordPress dispensa configurações avançadas. Você só precisa fazer a instalação a partir do download do CMS ou pelo próprio painel da hospedagem de site. Em bem poucos cliques o usuário consegue deixar seu site online. Além disso, a atualização dele é feita com um só clique.  
  3. Gerenciamento Simplificado. O usuário não precisa conhecer sobre programação para criar um site. Nem para escrever conteúdos, organizar o layout da página, usar ferramentas e recursos da plataforma. O gerenciamento de postagens, funções, usuários, contas e menus está ao alcance logo na página principal do painel de controle.
  4. Design Personalizável. Independente do seu nicho de atuação, o usuário pode ter o visual que quiser no seu projeto. Para isso, basta explorar a função de Temas e escolher o que mais se encaixa com a proposta geral. Existem templates sobre qualquer tema: gastronomia, viagens, games, eletrônicos, notícias, esportes, hobbies, automobilismo, instrumentos musicais, diários e muito mais.
    temas para wordpress 

  5. Funcionalidades Diversas. O WordPress vem com funções básicas que, a princípio, são suficientes. Mas o usuário tem à disposição uma biblioteca gigantesca de plugins com recursos extras. Isso inclui funcionalidades como serviços de email, formulários de contatos, ferramentas de SEO, calendários e organização de eventos.
    plugins para wordpress

  6. Comunidade Engajada. Por ser tão popular, o WordPress tem uma comunidade gigantesca de usuários. É por isso que, em caso de qualquer dúvida, problemas de instalação ou configuração de temas e plugins, é fácil encontrar ajuda pela internet e em fóruns de discussão online. Tem até tutoriais oficiais para pesquisar.

Desvantagens

  1. Segurança em Xeque. Por ser o CMS mais usado no mundo, o WordPress também é o que mais recebe ataques maliciosos na internet. Isso não quer ser que ele seja mais vulnerável que os outros. Ainda assim, o usuário pode instalar plugins de segurança e outras ferramentas de autenticação de acesso para proteger a plataforma.
  2. Materiais de Terceiros. Por ser de código aberto, a grande maioria dos temas e plugins do WordPress são desenvolvidos e lançados por terceiros. Por isso, pode ser que eles tenham falhas de segurança ou até mesmo erros de execução.  A dica é focar nas avaliações de outros usuários e ver a quantidade de downloads para instalar apenas recursos confiáveis.
  3. Desempenho Comprometido. Com o crescimento de um projeto online, é comum que o usuário acabe instalando mais temas e plugins. E, com isso, o WordPress pode ficar mais lento. Em todo caso, é possível instalar um plugin de cache e realizar uma série de limpezas e manutenções na estrutura do site. A ideia é ganhar velocidade de carregamento das páginas. ais plugins e temas para

Para Quem o WordPress é Indicado?

Por ter tantas opções, recursos e funcionalidades disponíveis, o WordPress se torna uma plataforma flexível para uso logo a partir da sua instalação.

É por isso que ela é recomendada para qualquer tipo de usuário. Desde os iniciantes aos experientes em ferramentas de publicação e gerenciamento de conteúdos na internet.

E isso quer dizer que ele também se encaixa com qualquer tipo de projeto que o usuário quiser ter.

Levando isso conta, o WordPress é indicado para você se você:

  • Quer liberdade e controle total dos recursos e funções do seu site;
  • Quer um CMS confiável e que acompanha o desenvolvimento da tecnologia;
  • Quer que seu projeto seja escalável com a aquisição de mais tráfego e transações;
  • Quer ser encontrado pelos mecanismos de busca através de SEO.
  • Quer uma plataforma que dispensa conhecimento em programação para funcionar.

aprenda as diferenças entre wordpress.org e wordpress.com

Diferenças entre WordPress.org e WordPress.com

Quando você busca por mais informações sobre o que é WordPress, é comum se deparar com duas versões. Estamos falando da WordPress.org e da WordPress.com.

Por isso, trazemos um breve comparativo abaixo sobre ambas as versões. Você vai entender as principais características, as diferenças entre elas e qual vale a mais a pena usar.

WordPress.org

O WordPress.org é a página que você precisa acessar para ter um um projeto hospedado no próprio WordPress.

Nela, você consegue facilmente fazer o download da plataforma para o seu computador. E, na navegação, já consegue acessar funcionalidades como temas, plugins e publicar os primeiros conteúdos.

Para você ter seu próprio site no WordPress.org, primeiro você vai precisar de um serviço de hospedagem de sites. Na, sequência, é hora de garantir um domínio para ele. Ou seja, terá alguns custos iniciais para tirar seu projeto do papel.

DICA: Sabia que existe uma hospedagem otimizada só para WordPress? Essa é a Hospedagem WordPress. E, na contratação anual do plano Prata ou Ouro na WebLink, o usuário recebe um domínio grátis.

WordPress.com

Já o WordPress.com é uma empresa de hospedagem de sites que usa o WordPress em todos os sites e blogs que ela hospeda na internet.

Por isso, quando se usa o WordPress.com. o domínio registrado obrigatoriamente tem a palavra wordpress.com nele. Exemplo: nomedomeublog.wordpress.com.

Essas são as condições dos planos gratuitos do WordPress.com, que vêm com algumas limitações. Se preferir, o usuário pode optar pelos planos pagos, que contêm domínios personalizados.

DICA: Existem outras diferenças entre as duas plataformas. Confira este comparativo entre WordPress.com ou WordPress.org!

Resumo – O Que é WordPress?

WordPress é simplesmente o Gerenciador de Conteúdo mais usado no mundo. Com ele, o usuário consegue criar um site, um blog uma loja virtual, além de publicar conteúdos e espalhar seus conhecimentos e especialidades pela internet.

O WordPress é recomendado tanto para usuários iniciantes quanto para experientes. Ele possui recursos, vantagens, temas e plugins que se encaixam com as mais diversas necessidades de quem precisar de qualquer função na plataforma.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/o-que-e-wordpress/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *