22jun
aprenda o que é css e construa sites mais bonitos e amigáveis para seus leitores

O que é CSS, como funciona e as aplicações dessa linguagem de estilos

Por: Andrei L. junho 22, 2018

Quem quer saber como programar e criar sites na Internet deve ter uma boa noção do que é e como funciona uma linguagem de programação. Neste artigo, vamos apresentar a você o que é CSS, como ela funciona e as aplicações que você pode usar com essa linguagem de estilos.

O que é CSS?

Basicamente, CSS corresponde a linguagem de folha de estilos que é bastante utilizada por profissionais, tanto os novatos quanto os inexperientes. Ela que tem por intuito tornar uma determinada página da web visualmente atrativo. O CSS, neste caso, tem muita relação com a construção do visual e do estilo da sua página criada.

O termo CSS é uma sigla em inglês para “Cascading Style Sheets”, que em português o seu significado é “Folha de Estilos em Cascata”. O CSS é muito versátil e pode ser utilizado com o HTML e o XHTML, duas linguagens de marcação.

A expressão cascata denota que é possível usar mais de um documento CSS para criar o estilo visual de uma página na web. Sendo assim, é o CSS que estipula como será o visual do site, passando pelo tamanho da fonte e até mesmo a imagem de fundo.

Devido a essas características, o CSS apresenta muitas possibilidades de formatação. Ele permite controlar, alinhar e espaçar a página de forma mais fácil. Trazendo ainda mais flexibilidade para os elementos que constituem a página.

Além disso, saber o que é CSS possibilita formatar separadamente o conteúdo de uma página, permitindo que esse conteúdo possa ser impresso ou exibido diretamente na tela.

A CSS surgiu no ano de 1994, no mesmo período em que outra importante linguagem de programação foi criada, o PHP. A CSS foi criada como uma saída para os programadores terem alternativas visuais para as páginas.

Como funciona a linguagem de estilo CSS?

Agora que você já sabe o que é CSS, está na hora de saber como ela funciona e o quanto influencia na apresentação visual de um site, página ou postagem. E, claro, conhecer essas funções é essencial para criar um site mais atrativo, dinâmico e interativo para os seus visitantes.  

A linguagem de estilo CSS auxilia a manter as informações separadas dos detalhes em um documento. Esses detalhes recebem o nome de estilo. Com isso, o programador tem condições de separar o estilo do conteúdo, obtendo uma melhor organização.

Ao utilizar o CSS, é possível armazenar as informações em arquivos comuns compartilhadas por todas as páginas.

No momento em que um usuário acessar uma página, o navegador carregará as informações junto com as informações da página. Ao utilizar o CSS, a criação da página ganha uma estrutura mais planejada e ordenada. 

Como resultado, seus leitores e visitantes se sentirão mais inclinados a continuarem visitando o seu site.

Além disso, a CSS é uma linguagem que funciona por meio de “tags”. Elas auxiliam e orientam a marcação de comandos para fornecer à página os detalhes e a aparência que você deseja.  

Sendo assim, a CSS atua personalizando tags do HTML, adicionando ID nas tags do HTML e também acrescentando mais classes por tag HTML. Portanto, a sua formatação fica reunida em um único documento sem necessitar estruturar página por página.

Quais as aplicações da CSS?

Saber o que é CSS e como funciona essa linguagem de estilo é o primeiro passo para descobrir onde você pode usar essa linguagem de estilo.   

Por ser uma linguagem de estilo ideal para compor o aspecto visual de uma página na web, a CSS apresenta uma série de aplicações. Quer personalizar um estilo de fonte? Você pode. Quer inserir animações dinâmicas? Vá em frente. Mudar cores e testar layouts? Nada vai impedir você. 

A CSS é uma linguagem muito utilizada para construir sites que contenham elementos com animação. Ou algo que exige um maior grau de complexidade em sua estrutura, como um site responsivo ou que tenha um formulário para captura de informações. 

Por causa do seu estilo cascata, é possível também acrescentar efeitos interessantes em uma página da web. Entre eles o Parallax, que confere uma sensação de maior profundidade para o layout do site.

O programador com conhecimento em CSS pode compor a sua página da mesma maneira que programadores utilizam códigos de software. Algo que confere mais versatilidade para essa linguagem, tornando apta para diversas aplicações.

Por conta disso, a linguagem CSS é viável para a criação dos mais variados tipos de sites. Desde sites de empresas de diversos segmentos, bem como sites de agência de publicidade e design. Tudo o que é focado em visual, imagem, interação e dinamicidade tem a ver com o que é CSS.

Além disso, a CSS também é bastante útil para dar um visual diferenciado e atrativo para Landing Pages. Estas páginas são muito usadas hoje em dia na internet, especialmente em campanhas publicitárias. 

Ele também pode ser uma interessante alternativa para profissionais da área da fotografia e do design desenvolverem os seus portfólios pessoais na internet. Afinal, eles podem divulgar seus trabalhos com todos os recursos visuais que a CSS possibilita.

Vale salientar que as possibilidades e vantagens que a linguagem CSS apresenta também pode ser bem aproveitada para compor o estilo visual de uma loja virtual.

Como aprender a trabalhar com CSS

Hoje em dia é possível contar com um vasto material elucidando os detalhes e as características da linguagem CSS. É possível encontrar tutoriais na internet, grupos e fóruns sobre o tema, bem como vídeos didáticos. 

Alguns exemplos pertinentes de plataformas online são os sites o Code Academy e a Udemy. Em ambos você consegue acessar conteúdos, participar de desafios, fazer exercícios e testar seus conhecimentos aprendidos com o tempo. Os cursos costumam ser pagos, mas os descontos também aparecem a todo momento.  

É possível também encontrar dicas sobre essa linguagem de estilo em apostilas e livros contendo instruções de programação. Os materiais são bem variados e contam com boas informações. Busque as editoras mais renomadas para ter um material de qualidade em mãos. 

É um programador iniciante? Além de aprender o que é CSS, é válido começar com exercícios simples nos seus estudos. Também é recomendado de acostumar com as nomenclaturas relacionada ao tema. Entre elas tags, Ids e classes. Com o tempo, é possível obter um conhecimento avançado acerca dessa linguagem.

Aprenda mais sobre linguagens de programação

Linguagens de programação é um campo de conhecimento e de estudos bastante extenso.

Sendo assim, abaixo recomendamos alguns conteúdos para você ter uma noção geral do que deve se atentar para sacar o básico sobre o tema.

É uma forma de incentivo para começar devagar e, aos poucos, se aprofundar de acordo com seus gostos e aptidões como aprendiz de programador.

Conclusão

Esperamos que os seus principais questionamentos sobre o que é CSS tenham sido respondidos neste artigo. É importante ter e mente que essa linguagem de estilo é muito utilizada atualmente, permitindo a criação de sites visualmente bonitos e com navegação amigável. Portanto, mesmo quem não atue na área de programação, vale a pena conhecer essa linguagem.

E não se esqueça: qualquer dúvida ou sugestão, use os comentários abaixo para entrar em contato com a gente! Vamos adorar interagir com você!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/programacao/o-que-e-css/trackback/

2 Comentários:

  • Como faço para entrar em contato com vocês??
    O canal de chat que está no site não funciona e não tem nenhum número de telefone para contato.
    ?????

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *