13abr
Saiba o que é JavaScript e como funciona essa linguagem de programação

O que é JavaScript? Conheça essa linguagem de programação

Por: Andrei L. abril 13, 2018

Neste artigo, você vai conhecer o que é JavaScript. Logo de cara, podemos começar adiantando que ela nada mais é do que em uma linguagem de programação usada especialmente em páginas da web. Sendo assim, ele é um elemento muito importante para a consolidação da internet como a conhecemos hoje.

Desde que a rede ganhou popularidade e se tornou essencial para o dia a dia dos profissionais, termos como HTML, tags, CSS, JavaScript, entre outros, são vistos com muita frequência. 

Quem é um empreendedor e conta com um e-commerce, por exemplo, já deve ter uma certa familiaridade com todos eles. Afinal, esses termos são fundamentais para o funcionamento de um blog, um site ou uma loja virtual.

Além disso, é interessante salientar algumas diferenças entre as linguagens JavaScript, o HTML e o CSS. Cada uma delas conta com as suas particularidades e possuem propósitos diferenciados. Abaixo você confere algumas delas.

HTML

Essa é uma linguagem de marcação. Ou seja, ela é usada para estruturar e organizar os conteúdos de uma página, criando parágrafos, destacando links, palavras-chave, introduzindo imagens, entre outras funções.

CSS

Corresponde a uma linguagem de regras de estilo. Ela é basicamente usada com o intuito de estipular as cores de fundo, as cores das fontes, posicionar tabelas e demais funções em um site.

JavaScript  

Essa é uma linguagem de programação propriamente dita, possibilitando que o programador tenha condições de controlar diferentes tipos de mídias, obter imagens em animação e outras possibilidades fundamentais para um site.  

Saiba o que é JavaScript e como essa linguagem de programação surgiu

O que é JavaScript e como surgiu?

Para entender o que é JavaScript, primeiro você precisa sacar o básico dos seus conceitos. Primeiramente, vamos defini-la, como uma linguagem de programação interpretada. Ela foi, em seu início, implementada para possibilitar que scripts pudessem interagir com o usuário.

Essa linguagem foi concebida no ano de 1995 pelo programador norte-americano Brendan Eich, enquanto ainda atuava na empresa Netscape. Em sua origem, a linguagem recebeu o nome de Mocha. Em seguida, passou a ser chamada de LiveScript e, por fim, JavaScript.  

Desde então, com o passar dos anos, o JavaScript, se transformou em uma das linguagens mais populares quando o assunto é programação. Boa parte do seu sucesso está relacionada com o fato dela ser acessível e de fácil compreensão.

No entanto, é importante lembrar que, ainda que tenha o termo “Java” em seu nome, a linguagem JavaScript é diferente da linguagem Java, contando com as suas características próprias.

O amplo uso do JavaScript

Não é exagero afirmar que a maioria dos sites modernos, assim como uma significativa parte das aplicações web, contam com recursos em JavaScript. Atualmente, até mesmo bancos de dados podem ser baseados nessa linguagem.

Nesse contexto, algumas das aplicações do JavaScript podem ser:

Interações

Por meio da utilização da linguagem JavaScript, é possível efetuar interações com elementos HTML, permitindo que eles sejam alterados de maneira dinâmica. Além também de interações com regras CSS.

Sistemas

O JavaScript apresenta sistemas de autocomplete (semelhante ao que encontramos quando digitamos uma palavra no Google), completando, assim, termos que podem ou não já estarem salvos no servidor.

Validação

A linguagem JavaScript permite a validação de formulários, evitando que o usuário não necessite recarregar uma página inteira devido, por exemplo, um erro de digitação.

Funções

O JavaScript é uma linguagem que conta com funções de primeira classe, ou seja, podem ser enviadas como argumentos, atribuídos como as variáveis, entre outras funções.

Métodos

Ao contrário de outras linguagens de programação destinadas para objetos, com o JavaScript não há diferenciação entre a função e a definição de um método na hora da programação.  

Saiba o que é JavaScript e como essa linguagem de programação funciona

O funcionamento do JavaScript

Como você já sabe o que é JavaScript, chegou a hora de ver como essa linguagem de programação funciona. E uma das primeiras coisas a aprender nesse contexto é que uma das suas principais características é a versatilidade. Ela não necessita rodar em servidores da Internet. Ela pode rodar programas de forma local.

Com isso, os códigos escritos nessa linguagem possibilitam, por exemplo, atualizar uma página da web sem necessariamente ter que carregá-la completamente.

Essa vantagem possibilitou o projeto e a criação de vários softwares muito importantes hoje em dia para o cotidiano da internet. O Google Docs, por exemplo, é um desses resultados.

Além disso, por meio de avanços ao longo dos anos, hoje em dia é possível usar a linguagem JavaScript para desenvolver não apenas sites, mas também aplicativos para smartphones.

Outro ponto relevante a ser destacado a respeito do JavaScript é a que ele conta com bibliotecas. Tais bibliotecas possuem recursos e ferramentas que auxiliam o processo de programação.

Entre as bibliotecas é possível citar:

jQuery

É atualmente a biblioteca mais conhecida do JavaScript. Graças ao jQuery é possível escrever programas em JavaScript com mais facilidade. Ele apresenta uma sintaxe de fácil assimilação e é muito utilizado por vários programadores.

AJAX

O AJAX significa Asynchronous JavaScript And XML. Um dos benefícios proporcionados por ele é a capacidade de envio e de recebimento das informações nos mais diversos tipos de formato.

Além disso, a vantagem do AJAX é ser assíncrono. Em outras palavras, ele pode efetuar essas funções de envio e recebimento sem ter que obrigar o usuário a atualizar a página.

Node.js

Foi criado no ano de 2009. Ele corresponde a um conjunto de ferramentas do tipo open source, possibilitando a criação de servidores web para a execução de aplicações da linguagem JavaScript.

Nesse caso, alguns serviços importantes hoje em dia no contexto do e-commerce e das lojas virtuais. O Paypal e Groupon, por exemplo, fazem a utilização do Node.js para poderem funcionar.

O JavaScript e o desenvolvimento mobile

Especialistas afirmam que estamos em um estágio da Internet em que a utilização dos dispositivos móveis já é maioria. No atual contexto, a presença de smartphones, tablets e demais tecnologias é bastante ampla.

Por isso, todos os sistemas operacionais que se encontram disponíveis atualmente no mercado suportam a linguagem JavaScript, permitindo dessa maneira a criação de aplicativos para Android, Windows Phone e também iOS.

Saiba o que é Javascript e o que essa linguagem de programação tem a ver com seu site

Conclusão

Sacou o que é JavaScript? É possível aferir que, há tempos, o JavaScript se tornou uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de páginas na internet para a interação entre as pessoas entre diversos meios tecnológicos.

Muitos elementos que fazem parte de uma loja virtual, de páginas na internet, de smartphones e até de computadores são proporcionados graças a essa tecnologia. Não é à toa que ela é uma das mais usadas no mundo. 

Agora conta para a gente: já teve que pesquisar sobre o que é JavaScript ou já usou essa linguagem de programação em algum projeto pessoal ou profissional? Conte para a gente nos comentários abaixo como foi a sua experiência. 

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/programacao/o-que-e-javascript/trackback/

2 Comentários:

  • é pago?

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *