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Busca orgânica X Busca paga – Como o SEO pode ajudar a sua loja online

Por: Rafael H. junho 14, 2017

É muito difícil falar em SEO e negócios digitais sem falar de busca orgânica e busca paga. Toda empresa que deseja se destacar no mercado e sair na frente da concorrência tem isso bem claro em suas estratégias de negócios e marketing.

Por mais que o assunto seja simples e objetivo, ainda existem diversas dúvidas a respeito sobre o assunto e também sobre os verdadeiros benefícios que cada modalidade pode trazer para os negócios.

Afinal, você dedicou horas e horas para escolher o melhor Nome de Domínio, encontrar a sua melhor Hospedagem de Sites e deixar o seu e-commerce com a sua cara. Mesmo se dedicando em todos esses aspectos, ainda você ainda vai se deparar com a grande questão de ser encontrado na internet e de ter tráfego para sua loja online. 

Neste artigo nós vamos te explicar com mais detalhes sobre o que é e como essas ferramentas podem ajudar os seus negócios online. Vamos aprender mais um pouco?

O que é a busca orgânica

A busca orgânica ou também conhecida como resultados orgânicos são as páginas e links que são exibidos “naturalmente” em um mecanismo de busca como o Google, por exemplo.

Para apresentar esses resultados aos usuários, os buscadores “cruzam” diversos atributos como:

  • qualidade e originalidade do conteúdo
  • densidade de palavras-chaves
  • links externos e internos
  • imagens otimizadas
  • autoridade do domínio

Os fatores são muito mais que esses, mas em geral, não se sabe verdadeiramente quantos atributos são considerados para que uma página ou conteúdo seja bem posicionado, tendo em vista que esses atributos variam constantemente, mas alguns já são bem conhecidos e trabalhados por muitas empresas.

Os principais benefícios da busca orgânica

O principal motivo das empresas investirem na busca orgânica é justamente pelo retorno que essa ferramenta pode oferecer. Estar bem posicionado nos buscadores é um objetivo primordial para muitas empresas e para outras essa área até mesmo acaba sendo a principal meta de negócios. Então devido a essa importância, vamos analisar os prós e contras da busca orgânica e entender se vale ou não a pena investir nessa estratégia.

Impulsiona os negócios

Este é o objetivo principal da busca orgânica: impulsionar os negócios de forma geral.

Tendo bom posicionamento nos buscadores as chances da sua empresa ser encontrada são bem maiores e consequentemente as chances de novos negócios também serão maiores.

Gera resultados em longo prazo

Um dos melhores benefícios de estar bem posicionado na busca orgânica são os resultados que são gerados constantemente.

Um exemplo disso está na criação de conteúdos relevantes para um determinado público que com o tempo pode gerar contatos frequentes por um longo período.

Cria autoridade para sua marca

Neste ponto temos um benefício além do financeiro e mais institucional e de branding. Obter bons resultados com a busca orgânica pode gerar certo “respeito” e admiração pela sua marca e com isso você só tem a ganhar.

Problemas da busca orgânica

Porém, antes de achar que é fácil investir e ter bons resultados com a busca orgânica vamos ver agora alguns dos pontos negativos que existem nessa modalidade.

SEO é uma estratégia de médio e longo prazo

Muitos ainda têm a falsa ideia de que investir em SEO é a única coisa que precisa ser feito para ter bons resultados com a busca orgânica, porém esquecem que essa estratégia demora para apresentar resultados significativos.

Para atingir bons resultados é preciso ter um planejamento mínimo sobre SEO e uma estratégia detalhada de como as coisas irão ser feitas. De qualquer forma é preciso ter em mente que os resultados não aparecem do dia pro outro.

SEO

Dá muito trabalho

Sim! Ter bons resultados com a busca orgânica é um trabalho constante e se você não tem essa disposição ou não quer se dar o trabalho de criar conteúdo frequentemente é melhor nem se arriscar.

Pesquisar, planejar, criar e mensurar são etapas essenciais nessa estratégia e conseguir seguir esses detalhes rigorosamente é o que faz toda a diferença.

Precisa de conhecimentos para gerar resultados

Como mencionamos anteriormente, para ter bons resultados com a busca orgânica é preciso ter conhecimentos sobre o que produzir e como produzir. Por isso que o planejamento é importante, pois produzir sem ter um “norte” pode ser perda de tempo e de esforços.

É preciso investimento para se posicionar bem na busca orgânica?

Uma das ideias errôneas que se tem sobre SEO e como se posicionar bem na busca orgânica é o fato de ter que investir nessa estratégia para ter bons resultados.

A resposta para isso é sim e não! Mas como assim?

Partindo da premissa que para você começar a investir em SEO não há nenhum custo inicial ou pagamento de alguma plataforma ou algo parecido, a resposta então é sim! Não há investimento.

Já pensando pelo lado prático de todo o processo, a história já muda. Se analisarmos que o tempo gasto para realizar todo o planejamento e execução do trabalho também “vale ouro”, podemos então afirmar que há sim investimentos para ter bons resultados com a busca orgânica.

Esse impasse acontece devido a muitos profissionais apenas considerarem os valores monetários gastos para executar o trabalho, mas esquecem de que o investimento em tempo e recursos também é valioso e por isso deve ser considerado. No fim das contas, nada é de graça!

Agora vamos mostrar o outro lado dessa história sobre os buscadores. Vamos falar da busca paga e como ela pode contribuir para melhorar os resultados de qualquer negócio.

SEO

O que é busca paga

A busca paga é o resultado de outra estratégia de marketing digital. Os links patrocinados como são mais conhecidos funcionam pela escolha de palavras-chaves estrategicamente pensadas para serem condizentes com o que os usuários procuram.

A busca paga como o próprio nome diz é uma ferramenta onde se investe determinado valor para ter mais visibilidade nos mecanismos de buscas. Nessa modalidade, os links são exibidos acima dos resultados da busca orgânica, independente se você está há tempos atuando na Internet ou não.

Os principais benefícios da busca paga

Vamos então analisar os benefícios e os contras que esse tipo de estratégia possui.

Resultados rápidos

Este é o principal motivo para se investir na busca paga. Para quem deseja ter resultados rápidos, a estratégia de links patrocinados é uma forma excelente de atrair pessoas e clientes interessados em seus produtos ou serviços.

Geração de tráfego qualificado

As pessoas que clicam nos seus anúncios geralmente já efetuaram uma busca específica e se chegaram até você é porque estão interessados na sua empresa, a princípio. Tendo mais pessoas acessando o seu site é mais provável acontecer uma venda ou um contato surgir a partir da busca paga.

Geração de novos negócios

Com o tráfego mais constante em seu site as chances de gerar novos negócios são absolutamente maiores. Desta forma, a busca paga é uma ótima oportunidade para impulsionar um negócio rapidamente.

Problemas com a busca paga

Vimos que investir em links patrocinados para gerar buscas qualificadas pode ser uma excelente forma de gerar negócios, porém nem tudo são só maravilhas. Vamos ver!

Pode sair caro

Uma campanha mal planejada pode sair bem cara e não trazer resultados satisfatórios em termos de conversões. Além disso, para ter resultados interessantes com a busca paga é preciso primeiro investir bons recursos com links patrocinados.

Precisa ter conhecimentos para gerar bons resultados

A busca paga também tem um funcionamento próprio e antes de investir nessa modalidade é preciso conhecer bem o seu mecanismo para otimizar os resultados.

Em geral, os links patrocinados funcionam parecidos com lances de leilões em que empresas e marcas pagam mais para aparecerem nas primeiras posições. E é aí que esse conhecimento sobre como gerenciar essas questões entra em ação.

Não cria resultados recorrentes

Este é um ponto muito negativo em relação à busca orgânica, pois os resultados da busca paga se cessam quando o investimento é pausado. Por isso, os resultados com essa modalidade não são recorrentes e isso pode fazer o investimento não valer a pena.

É muito caro investir em busca paga?

Essa é outra questão um tanto “polêmica” e que desperta certas dúvidas em que decide investir em busca paga.

O custo em investir nessa modalidade de publicidade é muito relativo, pois a ideia de “caro” pode não ser verdadeira quando comparada com o retorno que pode gerar. Uma empresa pode ter um custo de mil reais mensais em links patrocinados, mas em contrapartida pode gerar um retorno de 10 mil. Por outro lado o inverso também pode acontecer.

Por isso que o conhecimento do funcionamento do sistema de buscas e das ferramentas é fundamental para que os investimentos possam ser otimizados e o retorno possa ser garantido.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que o investimento em ambas as modalidades de buscas podem trazer benefícios para uma empresa ou um negócio.

A questão crucial é analisar bem cada custo e se possível investir nas duas estratégias para não ficar “refém” da busca paga, mas também não ficar esperando muito tempo para que os resultados orgânicos possam aparecer.

Sendo assim, é sempre indicado investir em novas formas de publicidade digital para que o seu negócio não fique limitado a um único tipo de estratégia.

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