12dez

Dicas para otimizar as imagens das páginas do seu website

Por: José M. dezembro 12, 2017

Para você que deseja e tem buscado como aumentar suas vendas na Internet, preparamos um artigo especial com algumas dicas que poderão auxiliá-lo a alcançar melhores resultados com seu site. Você sabia que as imagens têm papel importante na performance do seu site? Pois bem, elas têm sim e, se seguirem os padrões de SEO recomendados, podem ajudar você a conquistar melhor posicionamento no Google e, inclusive, aumentar suas chances de vender mais.

Mas como essas otimizações me ajudarão a aumentar as vendas do meu negócio?

É simples: quando você aparece nas primeiras posições da rede de pesquisa, um cliente visita o seu site e localiza as informações procuradas, e aí, suas chances de conversão são grandes. Mas para que isso aconteça é preciso que esse potencial cliente chegue até você. Por esse motivo, investir em SEO e preparar o seu site para que seja bem avaliado pelo Google, é a melhor estratégia para se destacar na Internet.

Posicionamento no Google: A importância das imagens otimizadas

O Google conta com um robô responsável por rastrear as imagens de cada página publicada na Internet, seu nome é Googlebot-Image. Há algum tempo, as empresas perceberam a importância de ter suas imagens aparecendo nos resultados do Google Imagem.

Para que isso aconteça, é muito importante que seja feito um bom trabalho de SEO das imagens nas páginas de um site, pois essa otimização pode gerar melhores resultados com relação ao tráfego do site. É importante saber também que o Google não usa resultados de imagens apenas da ferramenta Google Imagens, mas também nas pesquisas “convencionais” feitas pelos usuários.

O objetivo do Google para a ferramenta de pesquisa de imagens é oferecer a melhor experiência aos seus usuários, oferecendo as melhores páginas entre os mais relevantes resultados da pesquisa realizada por um usuário.

Aproveite e veja o passo a passo para subir no ranking de buscas do Google!

seo-weblink

Veja como otimizar as imagens do seu site e aumentar sua performance na Internet

SEO: O nome dos arquivos que é inserido nas imagens também é importante

Quando você faz o upload de uma imagem no seu site, você pode adicionar um título e algumas palavras para descrever o que a imagem representa. Este texto é a informação que as ferramentas de busca usam para ler e reconhecer suas imagens.

Isto facilita que o Google compreenda o conteúdo de seu site, aumentando suas chances de aparecer nos resultados de pesquisas referente ao conteúdo apresentado. O nome dado à determinada imagem deve ter caráter informativo e o mais detalhado possível, ou seja, deve deixar claro ao buscador sobre qual assunto a imagem se refere.

Dê preferência por nomear uma imagem com a palavra-chave empregada na página em questão, como: como-aumentar-as-vendas-na-internet.jpg, quando a página que contém a imagem se refere a técnicas de vendas no mercado digital, por exemplo.

Veja como faz toda a diferença e pode ser muito mais esclarecedor, ao invés de simplesmente utilizar IMG12345.jpg. O texto de imagem ideal deve manter o equilíbrio entre as palavras-chave e uma descrição verdadeira do conteúdo da imagem. O nome dos arquivos de imagem pode influenciar consideravelmente o SEO do seu site.

Utilização da Tag Alt

Para o Google, a Tag Alt é empregada para descrever os conteúdos de um arquivo de imagem, fornecendo informações fundamentais sobre o que está contido na imagem. Por isso, nunca deixe de utilizar o atributo da Tag Alt de maneira descritiva como o nome do arquivo.

Atenção à qualidade da imagem antes de salvá-la

Geralmente, a maioria dos editores de imagem que está disponível no mercado, permitem que você salve as imagens em seu desktop em diferentes níveis de qualidade. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, salvar uma imagem com a mais alta qualidade nem sempre é a melhor opção e vamos explicar o porquê.

Imagens grandes não, necessariamente, precisam de alta definição e podem ser salvas em uma qualidade apenas um pouco acima da média, para reduzir o tamanho do arquivo e melhorar a velocidade de carregamento do seu site.

É importante utilizar imagens que sejam do tamanho realmente necessário para o bom entendimento de seus clientes, para que a página não fique pesada e o carregamento seja lento.

É necessário que seu site exiba imagens dimensionadas, ou seja, editar as imagens para que elas fiquem no tamanho correto no qual você deseja inserir no site, e não usando os atributos de redimensionamento pelo código. O Google também indica que especificar a dimensões de largura e altura de todas as imagens do site permite uma renderização mais rápida da página.

Quando salvamos uma quantidade excessiva de imagens em alta definição o carregamento do site pode ser comprometido levando a uma lentidão ou até mesmo travamento.  A melhor opção é avaliar a real necessidade deste recurso antes de salvar a imagem pretendida.

Dicas: Existem ferramentas online gratuitas para edição de imagens, como o Pixlr. E, para otimização das imagens, o Google Page Speed pode oferecer boas dicas de como otimizar a página em termos de imagens.

Teste sua página na versão texto

Testar as páginas de seu site na versão texto é essencial para que você avalie se está tudo certo com os conteúdos, pois o próprio Google recomenda que você teste o seu conteúdo usando um navegador somente de texto.

É importante não abusar de palavras-chave, pois isso pode fazer com que o site seja considerado uma fonte de spam. Por esse motivo, ao testar seu site desta forma, é possível ter uma “previsão” sobre este quesito.

site-weblink

A imagem deve ter coerência com o conteúdo da página

Além do nome dado ao arquivo de imagem, fornecer um bom contexto para a sua imagem dentro da página na qual está inserida possibilita aos buscadores identificar com facilidade mais informações sobre a imagem e a página de destino.

Entre as boas práticas, incluir legendas ou títulos sempre que possível, possibilita maior entendimento por parte do usuário e faz com que as imagens que estejam próximas ao texto sejam relevantes para eles.

Utilidade do CSS Sprites

É possível combinar imagens com CSS Sprites, que também será avaliado pela ferramenta do Google. Esta técnica é indicada para websites com muitas imagens em suas páginas.

O CSS Sprite é uma técnica que usa um sprite (um conjunto de dados que definem determinado objeto) para realizar uma “troca de imagem”, esta troca é o deslocamento de posição do mapa de imagem.

O que essa técnica permite é que sejam utilizadas várias imagens em uma só, assim, possibilita economizar no número de requisições no servidor e quantidade de imagens utilizadas. Utilizar o CSS Sprites é relativamente simples, porém nem todos fazem uso, e para que seja utilizada adequadamente, basta unificar todas as imagens da página em uma única nova imagem.

Podemos tomar como exemplo a seguinte situação: digamos que se deseja unificar todos os botões de um menu em uma única imagem, se cada imagem desse menu fosse carregada separadamente teríamos seis requisições no total, se fosse realizada a unificação em uma só imagem, o tamanho consequentemente cairia.

Imagine só a mesma situação para mais 10 imagens usadas em uma única página, o quanto de requisições no servidor seria necessário. E não pense que dá trabalho conseguir empregar o CSS Sprites, pois o código HTML que vai precisar usar para o exemplo é realmente muito simples, utiliza-se um menu em lista onde será colocada a imagem unificada.

As imagens de seu site devem ser autênticas

Assim como o conteúdo, as imagens do site não devem ser replicadas de outro site ou página da web, pois o Google dá muita importância para a relevância da imagem e os usuários também.

Se o seu site for criado ou abastecido com uso de “copia e cola”, provavelmente, seu posicionamento na Internet será prejudicado. Por isso, seja autêntico, ao invés de copiar as imagens de outros sites, apenas se inspire nela e crie a sua própria.

Outra opção é comprar imagens no Shutterstock, um banco de imagens que possui uma enorme quantidade de arquivos tanto em imagem quanto em vídeo, livres de direito. Nele, você pode comprar imagens sob demanda ou assinando um plano com a quantidade de downloads mensais que irá precisar.

weblink

Conclusão

Fique atento a essas dicas, pois muitas vezes, os grandes responsáveis pela lentidão excessiva de uma página são as imagens. Por isso, sempre procure observar o dimensionamento e tamanho em bytes de uma imagem para que o tempo de carregamento das páginas não fique comprometido.

Lembre-se, também, que as devidas otimizações são importantes tanto para o resultado de suas estratégias de SEO na Internet, quanto para oferecer uma boa experiência ao visitante do site, afinal, um site agradável de navegar contribui para conquistar novos negócios e aumentar a taxa de conversão.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/seo/dicas-para-otimizar-imagens-do-seu-site/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *