26out

O que é UX Design e por que é importante para o seu negócio

Por: José M. outubro 26, 2017

Se você é um desenvolvedor web experiente já deve ter ouvido muito sobre UX e mesmo não sendo um, é importante saber a importância que essa área tem para a web e para os negócios de forma geral. Ao construir projetos é extremamente importante se dedicar um tempo para refletir sobre as questões de como o projeto em si irá se “comportar” com o usuário. A interação entre o projeto e o usuário é o “coração” do UX Design tendo em vista que essa área se preocupa exclusivamente com a experiência do usuário. Essa experiência pode ser com um site, um carro, um novo aparelho musical ou qualquer interface onde existe a interação máquina-humano. Logo mais vamos entender a fundo sobre a importância do UX Design.

O que é de fato UX Design?

De forma simples, UX é o trabalho de design focado nas necessidades reais do usuário, garantindo assim a melhor experiência possível ao cliente. A palavra UX vem de user experience e na realidade do webdesign, o UX Design se atém em como o usuário final irá se comportar e interagir ao usar um site ou qualquer outro projeto web.

A UX e a Interface

Não há como falar de experiência do usuário sem falar em interface. De forma simples, a interface é toda a estrutura que pode interagir com o usuário por meio dos sentidos, sendo principalmente a parte visual de um sistema ou produto. Um exemplo fácil para entender o que interface é imaginar os programas e softwares que graças ao seu sistema visual permite a interação fácil entre o usuário e o computador. Em geral essa interface foi pensada por um profissional de UI Design (design de interface do usuário) que trabalha em conjunto com o profissional de UX.

Quem inventou o termo “UX”?

A ideia de experiência do usuário foi criada por Donald Norman, que até hoje atua como consultor e professor nas áreas de ciência cognitiva e ciência da computação e também é co-fundador do Nielsen Norman Group (ao lado de Jakob Nielsen). O termo “UX” foi criado no início dos anos 90 quando Donald Norman presidia a vice-liderança do grupo de pesquisa sobre tecnologias avançadas da Apple. Com o intuito de facilitar o entendimento da sua real função, o professor então na época renomeou as funções do cargo como User Experience Architect Group, representando assim o que de fato o trabalho significava. Logo abaixo podemos ver um vídeo onde o próprio Donald explica e desmistifica a ideia errônea que envolve o conceito de UX nos dias de hoje. Veja:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=107&v=9BdtGjoIN4E

UX Design não é exclusividade de sites

Um grande erro cometido por muitos profissionais “desavisados” é achar que o UX Design é uma área exclusiva do webdesign ou da informática em si. Como o próprio Donald Norman explicou, o UX Design não se limita apenas a sites e sistemas web, mas sim a tudo que envolva algum tipo de experiência e interação entre o homem e o mundo. Atualmente tudo que é baseado em tecnologia conta com os conceitos e aplicações de UX e a explicação é muito simples: onde há interação entre homem-máquina-sistema sempre existe alguma experiência (boa ou ruim). Sendo assim, é para isso que existe o profissional de UX, justamente para estudar e propor como as interações podem ser melhores exploradas e aplicadas em diversas ocasiões.

UX não é o mesmo que UI

Confundir esses dois conceitos é muito comum, pois os mesmos andam lado a lado e se complementam como um todo em prol da melhor experiência ao usuário. Entretanto, a área de UI se preocupa com o desenvolvimento da interface e dos elementos gráficos como botões, janelas e demais elementos. Vamos entender mais sobre o que é UI a seguir.

O que é UI Design

User Interface (ou mais conhecido como interface do usuário) é tudo que está relacionado à parte visual de um projeto web. Essa interface é o “meio campo” entre um sistema e o usuário. Essa área está mais próxima da usabilidade, pois é nesse aspecto que o profissional de UI deve pensar na experiência de uso e como os elementos visuais irão facilitar a vida dos usuários. Dentro desse trabalho são aplicados conceitos de diversas áreas como o design, a arquitetura e o design de informação, bem como a criação de layouts, textos e imagens que compõem uma interface.

ux-weblink

UX e UI se complementam

Embora sejam áreas diferentes, os UX e UI geralmente caminham juntos e existem como complemento um do outro, pois é difícil falar em experiência sem antes pensar em usabilidade. De forma geral, os profissionais dessas duas áreas trabalham em conjunto, quando não em muitos casos, o mesmo profissional pode atuar nas duas áreas ao mesmo tempo. Sendo assim, enquanto se pensa na interface que fará a “ponte” entre um sistema e o usuário, por outro lado se pensa em como tudo isso vai impactar na experiência que o usuário irá ter.

A importância do UX nos negócios

Embora muitas empresas e marcas ainda não tenham essa preocupação bem definida em seus modelos de negócios, há uma tendência crescente em relação a essa área, pelo menos por grandes corporações. É fato que as empresas ou marcas que conseguem gerar ou causar boas experiências aos seus consumidores, também conseguem obter maiores resultados em longo prazo, além de se destacarem no mercado. Essas experiências potencializam a fidelidade dos clientes, gerando assim um relacionamento mais duradouro e mais autêntico com uma marca. Essas experiências podem ser um fator decisivo para os trabalhos de fidelização e aceitação da marca pelo seu público, além de também fortalecer a sua reputação como uma empresa inovadora.

O que se ganha investindo em UX Design?

A grande barreira encontrada para que uma empresa ou marca passe a investir em UX Design é justamente a dificuldade ou descrença no retorno que pode surgir. Sendo assim, elencamos a seguir alguns dos benefícios que podem ser percebidos quando se investe em UX Design:

Mais conversão de vendas

Clientes que experimentam sensações positivas são mais propensos a comprarem um produto ou consumirem um determinado serviço. Por isso, investir em UX Design é essencial para aumentar a conversão de vendas.

É responsável pela reputação da sua empresa

Uma coisa é verdade: quando o cliente tem uma boa experiência é bem provável que ele recomende os seus produtos ou serviços para outras pessoas. Porém, o contrário também é verdadeiro e a realidade é ainda muito pior, pois um cliente insatisfeito vai contar sobre o seu produto para o máximo de pessoas que puder.

Economia de recursos

Apostar em UX Design é saber que um produto terá menos chance de ser rejeitado pelos consumidores e usuários e sendo assim, há menos gastos com recursos e ajustes futuros.

Aumenta o valor percebido do produto

Se um produto ou serviço cumpre o que promete e ainda é fácil de usar: ponto para a marca! Com isso, o cliente passa a perceber um valor a mais que o produto possui, graças à boa experiência que ele teve com o mesmo.

Aspectos mais importantes abordados na área de UX

As áreas abordadas pela UX são muitas e todas se convergem entre si, afinal, a boa experiência não está pautada em um só atributo, mas sim num todo que representa um produto ou serviço. Logo abaixo vamos ver alguns desses principais atributos e quais são os principais apontamentos em relação à experiência do usuário:

design-weblink

Arquitetura da informação

Como a hierarquia e a estrutura das informações e dados estão distribuídas no projeto? Ela favorece uma boa experiência ao usuário?

Usabilidade

O produto ou serviço é fácil de ser utilizado? Apresenta alguma limitação ou dificuldade que impeça o uso pelo usuário?

Design visual

Como será o padrão visual? Será fácil para os usuários reconhecerem os elementos visuais? As cores e formatos são condizentes com a marca?

Design de Informação

Como a informação é planejada dentro da interface? As fontes são legíveis e proporcionam uma boa experiência de leitura? Como e onde as informações serão distribuídas?

Design de interação

Como as interações podem acontecer? Todas as possíveis situações foram analisadas? Como se espera que o usuário se comporte diante da interface e do produto? Há como melhorar essa interação?

Conteúdo

O conteúdo presente na interface condiz com o produto? Está adequado ao usuário? É de fácil entendimento e compreensão? É realmente útil para o usuário?

Muito se fala, mas pouco se investe em UX

A realidade é essa mesma! Embora a UX seja extremamente importante para o desenvolvimento de bons projetos, a sua aplicação ainda é negligenciada, seja por desconhecimento ou por omissão. Isso ocorre pela falta de iniciativas em pesquisas de comportamento, pois parte dos produtos e interfaces produzidas (principalmente na web) não contam com essa preocupação. Por outro lado, tampouco há esse comprometimento por parte dos profissionais de design de forma geral.

Conclusão

Podemos arriscar em dizer que daqui a alguns anos a área de UX será requisito básico para as marcas e empresas se manterem competitivas no mercado. De certa forma, ainda falta reconhecer que os usuários, assim como os clientes, são peças centrais de todos os esforços que uma empresa pode fazer para ser reconhecida, pois além de produtos, é preciso oferecer boas experiências.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/seo/o-que-e-ux-design/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *