20abr
guia sobre o que é ux design

O Que É UX (User Experience)?

Por: Andrei L. abril 20, 2019

UX é a sigla em inglês para User Experience que, em português, significa Experiência do Usuário.

Ela se refere ao método de analisar e entender a forma como os usuários interagem com produtos, serviços e os elementos de uma página na internet.

Quanto mais fácil, dinâmica e intuitiva essa prática for otimizada e realizada, mais eficiente e satisfatória será a experiência do usuário.    

Hoje você vai aprender mais sobre o que é UX. Vai ver características e vantagens de aplicar esse método para conquistar mais visitantes e mantê-los engajados no seu projeto online.

Quando e Como Surgiu o User Experience (UX)?

O termo UX (User Experience) foi criado no início dos anos 90 por Donald Normam, um engenheiro eletricista que, na época, era vice-presidente do grupo de pesquisa de tecnologias da Apple.

Com a objetivo de facilitar o entendimento da sua função na gigante da computação mundial, ele renomeou todos os cargos do setor como User Experience Achitect Group.  

Foi assim que surgiu a nomenclatura User Experience (UX) Design. E, como explica o autor, veio para demarcar a importância de se pensar e melhorar todos os aspectos da interação humana com qualquer tipo de sistema, produto ou serviço

“Inventei esse termo porque a interface humana e a usabilidade eram muito limitadas. Meu objetivo era cobrir todos os aspectos da experiência de uma pessoa com um sistema, incluindo o design industrial, a parte gráfica, a interface e a interação física”.

Assim, profissionais e marcas mundo afora começaram a trabalhar em interfaces intuitivas em experiência de usabilidade e navegação para facilitar a vida das pessoas e conquistar clientes.

Conheça mais sobre essa história pelo próprio Donald Norman no vídeo abaixo.

Qual a Importância de Conhecer e Aplicar UX?

A foco do UX é colocar, em primeiro lugar, a perspectiva do usuário ao usar algum produto, serviço ou navegar por uma página da internet.

Dessa forma, entender a jornada ou a experiência de usabilidade do usuário, visitante ou cliente é o que faz a diferença entre uma marca irrelevante e outra de sucesso.

Um profissional ou empresa que se preocupa em estudar, analisar e entender a experiência do usuário, entregando um fluxo de consumo otimizado, tem bem mais chances de conquistar esse mesmo usuário.

É nesse momento que as pessoas se sentem satisfeitas ou encantadas por alguma coisa, sendo incentivadas a continuar consumindo ou a experimentar algo pela primeira vez.

Seja um serviço, produto, página na internet, dispositivo eletrônico ou objeto de satisfação pessoal, a importância do UX é fazer o usuário se sentir bem a todo momento na experiência de uso.

E, com UX aplicado de forma eficiente, vem a vontade natural deste mesmo usuário a comprar mais de uma mesma marca, fazer renovações ou upgrades de produtos ou serviços escaláveis.

Ele também pode querer compartilhar seu contentamento com conhecidos próximos. Além de também se sentir disposto a ajudar uma empresa a fazer melhorias em produtos ou serviços.

5 Vantagens do UX

De uma maneira geral, o objetivo principal do UX é encantar pessoas e deixá-las mais felizes na usabilidade de algum produto ou serviço.

Essa satisfação vem junto com outras vantagens que o UX estudado e aplicado tem. Abaixo você confere 5 delas.

  • Aumentar Conversão nas Vendas
    Um usuário que se sente satisfeito com a experiência de navegação de um site ou com os mecanismos de botões antes de efetivar a compra de um produto ou serviço tem bem mais chances de converter. Facilitar e deixar essas duas jornadas mais intuitivas é um grande diferencial para ter mais conversões.   
  • Fidelizar Usuários e Clientes
    A fidelização de usuários ou clientes acontece quando eles se sentem completamente à vontade com o sistema de navegação de um site ou inteiramente satisfeitos com a usabilidade de um produto ou serviço. E, uma vez fidelizados, é possível que não busquem informação em outros sites e nem novos produtos em outras marcas.
  • Economizar Recursos
    Estudar, analisar e aplicar UX em páginas de internet ou na experiência de compra de serviços ou produtos economiza gastos com o replanejamento de todas as etapas desses processos. Junto a isso, também terá economia de tempo e de retrabalho dos profissionais envolvidos.  
  • Maior Valor Percebido Pelo Produto
    O valor percebido por produto é a sensação que vem acompanhada com a aplicação eficaz do UX na experiência de usabilidade dele. Pode ser pela qualidade informação recebida de um site, pela quantidade de funcionalidades úteis de um aparelho eletrônico ou pelo custo-benefício de algo comprado.
  • Indicações e Recomendações
    Usuário ou cliente feliz e satisfeito com a navegação de um site, processo de compra ou experiência de usabilidade de um produto se torna altamente inclinado a fazer recomendações de uma empresa. Esse mesmo usuário também pode se tornar um defensor de uma marca, fazendo indicações e ressaltando benefícios pela internet.   

arquitetura da informação no seu site com ux design

Como UX (User Experience) se Relaciona com UI (User Interface)?

O UX (User Experience) é definido como a experiência geral do usuário ou consumidor na interação com algum site, produto ou serviço. São as emoções e sensações que ele tem ao mexer com algum material pelo espectro global do momento.  

A UI (User Interface, ou Interface do Usuário) é entendida como algo que está inserido na UX. Mas a UI é bem mais focada em elementos que se organizam e compõem uma experiência específica recebida pelo usuário ou consumidor em uma página, produto ou serviço.

Como exemplo, vamos considerar um smartphone.

A UX aparece como a experiência de usabilidade geral, na forma como o usuário se sente em relação ao custo-benefício do produto ou se o produto satisfaz as necessidades básicas de uso do usuário. Isso inclui fazer ligações, recursos por aplicativos, sistema de fotos e assim por diante.

Já a UI se volta para a experiência do usuário em elementos gráficos e visuais, mais internos e de interface do aparelho. É o tamanho e a qualidade de resolução da tela, a própria organização da interface de navegação, o posicionamento dos botões de volume e até mesmo a maneira como se instala a bateria.  

Assim, UX e UI se complementam. Em geral, os elementos dessas duas áreas, incluindo seus profissionais, trabalham em conjunto. Enquanto se pensa na interface que faz a ligação entre a interface e o usuário, ao mesmo tempo também se avalia na experiência final que esse mesmo usuário vai ter.

Como Aplicar UX e UI no Meu Site?

Montar uma estrutura de organização de uma página ou de um site é pensar na aplicação de elementos de UX e também de UI.

Abaixo, mostramos alguns pontos que você deve se atentar ao criar um site e usar para garantir que seus visitantes ou clientes tenham uma experiência inesquecível com o seu projeto.

  • Arquitetura da Informação
    É a forma da apresentação de como as informações de uma página são apresentadas. É preciso pensar na harmonização dos blocos dos elementos, que incluem texto, imagem, vídeos, botões, estilo de fontes, tons de cores e o layout do site. Organização, coerência e intuitividade são características obrigatórias.
  • Menus Intuitivos
    Menus são os blocos suspensos com textos e opções rápidas para guiar os usuários, visitantes ou clientes até páginas de destino. Eles precisam ser objetivos levar o usuário exatamente aonde se propõe que eles cheguem. Organize os links por páginas informativas, de conteúdo, de produtos, de carrinho, de pedidos, de entrega, de ajuda e de contato.  
  • Composição de Cores e Linhas
    A identidade visual é o que faz o usuário entender e consumir a proposta de um site na internet. A composição de elementos gráficos e visuais, incluindo cores, linhas, textos e imagens deve fazer sentido com o segmento de atuação do projeto. O ideal é ter algo equilibrado, sem exageros de cores, espessura de linhas ou quantidade de palavras por parágrafos.  
  • Fluxo de Compra Agilizado
    A jornada de compra do cliente deve ser pensada desde a etapa inicial da sua execução. Esse processo deve ser o mais curto e intuitivo o possível, com o uso de botões que levam diretamente ao carrinho de comprar. Lá dentro, os produtos e serviços devem ser organizados, com preços descritivos. O fechamento da compra deve ser facilitado com um clique, no máximo.  

Conclusão

Saber o que é UX (e UI) é simples! Basta pensar na forma como um usuário lida com algum tipo de sistema, produto ou serviço. É a experiência de navegação e de usabilidade junto com o nível de qualidade de interação e de satisfação que um objeto gera na sua utilização.

Lembre-se: tudo isso também serve para qualquer projeto na internet. Isso inclui um site de notícias, um blog com opiniões sobre entretenimento, uma página de carreiras ou até mesmo loja virtual. UX é indispensável em qualquer segmento.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/seo/o-que-e-ux-design/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *