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SEO: 10 dicas para otimizar seu site

Por: Ariane G junho 30, 2017

O significado de SEO, em português, é “otimização para mecanismos de busca”. Este termo vem do inglês “Search Engine Optimization”, que deu origem à sigla SEO.

Otimização de sites ou otimização para buscas também são termos que correspondem ao significado de SEO.

Este recurso envolve um conjunto de técnicas e estratégias que são empregadas para elevar o posicionamento de um site através do tráfego orgânico, ou seja, por meio das ferramentas de busca, como Google, Yahoo ou Youtube, por exemplo.

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O Significado de SEO para o seu site

Quando falamos em significado de SEO, não nos referimos somente à sua conceituação básica. Trata-se de uma ferramenta de grande importância para alavancar o tráfego do seu site.

O posicionamento dos sites está atrelado a determinados algoritmos que definem a relevância de uma página. Para que o seu site tenha um bom ranqueamento, é fundamental conhecer algumas técnicas de SEO que vão tornar sua página mais relevante.

Quanto menos genérica for a palavra de busca, mais específico será o resultado. Por exemplo, se você pesquisar “SEO” ou “hospedagem”, inúmeras opções irão surgir. Mas, se você pesquisar “weblink” o endereço do nosso site será o primeiro resultado a aparecer na página de busca.

Agora que você já entendeu o significado de SEO, vamos te mostrar algumas dicas de estratégias de SEO que não podem faltar para que o seu site garanta uma boa posição nas pesquisas orgânicas.

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Veja abaixo a importância do SEO e 10 dicas fundamentais para ranquear seu site. 

Definição de palavras-chave

O primeiro passo para um bom SEO é saber empregar as palavras-chave ao longo de um texto.

Você pode, e deve, fazer um planejamento prévio sobre quais palavras possuem alta demanda nos mecanismos de busca.

Para isso existem ferramentas auxiliares, como: Planejador de palavras-chave do Google, que te mostra quais são as palavras mais pesquisadas.

Destaque as palavras-chave

Além de conhecer as palavras ideais para colocar nas suas postagens, também é necessário saber como trabalhá-las.

Para um bom resultado, você deve utilizar as palavras-chave no título do texto, no primeiro parágrafo e nos subtítulos (principalmente no primeiro).

Também é importante negritá-las para destacar, mas não é preciso colocar todas as palavras em negrito. O SEO também deve ser empregado com moderação.

Densidade

Densidade é importantíssimo para otimizar a postagem, corresponde à quantidade de repetições dos termos-chave.

Alguns profissionais do marketing digital sugerem 1,8 como densidade ideal, outros consideram até 3% como um bom número.

Lembrando que a palavra-chave deve ser distribuída no título, subtítulo e texto (inicio, meio e fim).

Utilize sinônimos

Para repetir as Keywords dentro da densidade indicada, fica difícil, e até incoerente, fazer diversas repetições dos termos exatos, isso afeta a naturalidade do texto.

Portanto, você pode fazer o uso de sinônimos, ou termos correspondentes.

Por exemplo, se estou redigindo um artigo no qual a minha palavra-chave é “significado de SEO”, eu também posso utilizar o termo “importância do SEO”.

Long tail Keywords

As head tails são consideradas palavras-chave genéricas ou termos de buscas gerais, e são de grande significado no SEO, mas aposte também nas long tails (palavras-chave de calda longa), que são termos mais específicos e podem garantir um alcance maior nas buscas.

Novamente utilizando o exemplo citado no tópico anterior, se minha head tail é “significado de SEO”, eu posso transformá-la nas long tails:

significado de SEO para o marketing digital” ou “a importância do SEO para o seu site”.

Títulos, subtítulos e bullet points

Os títulos do seu artigo podem variar do H1 ao H6, eles são os responsáveis por indicar aos mecanismos de busca quais conteúdos do seu texto são mais relevantes.

Inclua ao menos três títulos e subtítulos no seu artigo, e não se esqueça de colocar a palavra-chave principal ou correspondente.

Se possível, também utilize bullet points (tópicos, marcadores) como quebra de texto.

Qualidade de conteúdo

Mais do que utilizar técnicas de SEO, você precisa apresentar um conteúdo relevante, original e de qualidade. Bons conteúdos atraem mais visitas e geram mais ações dos usuários, como cliques e compartilhamentos.

Além do que, alguns problemas como plágio, por exemplo, podem resultar em penalização para o seu site.

Título interno e SEO title

Vale lembrar que o conteúdo interno do seu site é feito para pessoas, enquanto que as técnicas de SEO são feitas para os mecanismos de busca.

No caso dos títulos de publicações, você pode fazer um título interno, que chame a atenção do usuário para que ele prossiga com a leitura, e um SEO title que deve seguir algumas recomendações, como:

  • Número limitado de caracteres, aproximadamente 55;
  • Título claro e objetivo, que defina em poucas palavras a ideia principal da publicação;
  • Palavra-chave posicionada à esquerda do título.

Link Building

Até agora focamos mais no SEO on page, ou seja, nas técnicas internas de otimização.

As estratégias off page também tem grande significado no SEO. Uma delas é o Link Building.

Esta técnica funciona como uma fonte de indicações, se outros sites direcionam o tráfego para você, fazem referência ao seu bom conteúdo.

Quanto maior a autoridade do link que te indicou, mais relevância você terá para o buscador.

URL adequada

Uma URL adequada deve ter poucos elementos, apresentar a palavra-chave, ter apenas um subdomínio, ser breve e de fácil interpretação e fazer referência ao título da publicação.

Conclusão

Agora você já entendeu o significado de SEO, práticas de bom uso e o sucesso que isso pde trazer para seu site, e-commerce ou blog. Aumente sua performance e traga sucesso para seu site, blog ou e-commerce.

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