24fev
php weblink

Dicas de PHP que você deveria conhecer

Por: Ariane G fevereiro 24, 2017

O PHP – Hypertext Preprocessor, originalmente Personal Home Page é um tipo de linguagem de programação, que tem como principal foco criar websites que interagem com seus usuários, das mais diferentes formas.

Mas o que a torna diferente da linguagem Java script? Simples, a execução do código PHP e é executado no servidor, isso e é uma vantagem importante, quando o usuário executa um programa que requer senhas ou outras informações sigilosas.

Você bem sabe o quanto a informática é dinâmica, ainda mais quando falamos em programação, conhecer a origem e um pouco dos fatos que fazem a linguagem manter-se ativa após 27 anos é acreditar que também a tecnologia transforma mais do que produz algo novo.

Por isso, hoje este artigo é para você que gosta de história e programação, acompanhe a leitura e aproveita nossas dicas sobre a programação Personal Home Page Tools, só que na versão moderninha.

php-elefante

Um pouco de história para entender a grandeza da “página pessoal de 1995”

Sim, por incrível que pareça a linguagem PHP existe desde meados de 1995, com o nome de Personal Home Page Tool, só foi disponibilizada para os usuários após duas formas de uso simplificadas.

O seu criador Rasmus Lerdorf, no início se preocupou apenas em medir as visitas a sua home-page, mas com o passar do tempo a linguagem PHP assumiu dimensões gigantes no mundo da programação. Em síntese na ocasião o sistema oferecia:

  • Utilitários singelos;
  • Um livro digital.

E mais alguns itens bem simples, mas logo após seu lançamento, nasceu o PHP/FI, neste pacote a linguagem se amplio já interagia com HTML e suporte mySQL. Seu crescimento foi muito rápido e em um ano já contava com mais de 14.000 sites, espalhados pelo mundo.

No início de 1997 já eram mais de 50.000 inscritos, o motivo de tanto sucesso? Simples: A linguagem de programação PHP é prática, funcional e segura, a técnica do código HTML embutido é garantia desses itens, ambos se complementam.

Na prática como PHP funciona

Quando o usuário solicita ao servidor HTML um arquivo, por exemplo, este tem apenas o trabalho de envio enquanto que o navegador usuário necessita processar, explorar e instalar todos os plugins necessários para fazer funcionar tudo o que necessita. Imagens, folhas de estilo, áudios e outros, esse é o modo de trabalho client-side, bem característico na linguagem CSS, JavaScrit e até mesmo Flasch.

Mas em contrapartida, quando temos um servidor com programas neste nível, os arquivos são enviados de forma diferente para os usuários. Todo código HTML é preparado com ajuda do interpretador no caso Apache, e a ação é bem mais dinâmica, pois o usuário final recebe os arquivos prontos, esta é a relação Server-side. Percebe como o HTML não sobrevive mais sem o PHP?

graphics-php

Então a primeira dica para você conhecer sem superficialidade o antigo personal home, é como poderá fazer a instalação no seu computador.

  • Pela maneira tradicional é entrar no site do PHP.net baixar o interpretador, ir até o site do Apache, uma ferramenta de banco de dados que poderá ser o Mysqul.

Mas a funcionalidade da internet, facilita e muito essa busca, independente da plataforma, Windows, Linux ou Mac, basta encontrar uma ferramenta com extensão wamp, Lamp ou Mamp respectivamente mais um editor de texto de sua preferência.

Bons motivos para conhecer Personal Home Page

A conexão com Mysql é mais fácil.

Que deve ser iniciada com a criação de um banco de dados, que poderá ser o que está no servidor MySQL, ou quem sabe acessar SGBD – sistema de gerenciamento de banco de dados, onde a maioria dos usuários opta pelo PHPMyAmin pela praticidade.

Em seguida criar a tabela de dados dentro do banco, desenvolver os registros e assim chegar ao arquivo de conexão e por fim realizar os testes.

Poderá criar arquivos com várias extensões.

O Personal Home Page é ágil para criar arquivos de qualquer extensão inclusive sem nenhum programa adicional.

Páginas de resultados dinâmicas.

Se desenvolvida com o PHP que utiliza o comando LIMIT, ela é ampliada e oferece mais resultado em cada busca.

Bloquear tags desnecessárias e inconvenientes.

Para proteger seus projetos em PHP, você poderá utilizar htmlspecialchars, strip tags ou mysql real escape string.

Adicionar e modificar senha ao phpMyAdmin.

Esta é outra facilidade que o enxuto Hypertext Preprocessor oferece com muita superioridade.

php-icons

Alguns comandos importantes que você deverá conhecer na linguagem PHP

  • Echo : para exibir várias strings;
  • Phpinf: para visualizar grande quantidade de informações;
  • Print : quando necessitar exibir apenas uma string;
  • Swich: para validar as variáveis tipo caracter;
  • While/for: para executar os testes de lógica;
  • Foreach: encerra comandos.

Você já tem bons motivos para aderir à linguagem de scripting oferecida pelo PHP, sua indicação para o desenvolvimento web é singular e ímpar em agilidade e possibilidades.

Com ele, tudo o que precisa para seu blog ou site estará bem ao alcance, fale conosco acessando < > e saiba mais sobre a funcionalidade do hipertexto que é rei entre todos.

Conclusão

Neste artigo, vimos que o Personal Home Page Tools, apesar de lançado há bastante tempo, permanece como uma das melhores opções de processador.

Além disso, você poderá realizar tudo, mas tudo mesmo com o PHP, desde bloqueios, criação de várias extensões de arquivos, melhor carregamento de página, até a garantia de uma performance bem melhor do funcionamento do seu servidor.

Citamos alguns comandos básicos e primordiais para os iniciantes que desejam utilizar esta linguagem de programação, associada ao HTML.

Tudo isso para que, sem receios, conheça o que a tecnologia oferece para o sucesso do seu Website.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/tecnologia/dicas-de-php/trackback/

2 Comentários:

  • PHP não é acrônimo de “Personal Home Page”, e sim de “PHP: Hypertext Preprocessor.”

    [http://php.net/manual/en/preface.php]

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *