28ago
ilustração para conteúdo sobre curso de tecnologia para trabalhar na área

Qual Curso de Tecnologia Fazer para Quem Quer Trabalhar na Área?

Por: Andrei L. agosto 28, 2019

Se você quer trabalhar com tecnologia, mas não sabe por onde começar, você está no lugar certo. Hoje você vai conhecer profissões relacionadas à tecnologia que podem se tornar a sua carreira no futuro. Vamos mostrar quais opções de curso de tecnologia você pode estudar para seguir a carreira dos seus sonhos. 

Por Que Fazer um Curso de Tecnologia?

Só o fato de a tecnologia nunca ficar estacionada e continuamente seguir em desenvolvimento já seria um forte motivo para você fazer um curso de tecnologia. 

Junte a isso aos R$ 467,8 bilhões arrecadados pelo setor no Brasil, em 2017, e você tem um indicativo do potencial deste mercado que não para de crescer.

Fora isso, uma pesquisa recente do IBGE mostra que o setor de tecnologia é o que mais contrata no país todos os anos. O que acontece é que existe uma oferta maior de vagas para uma menor quantidade de oferta de mão de obra especializada, o que faz com que o setor seja um dos que mais emprega nacionalmente.

Qual Curso Devo Fazer para Trabalhar na Área de Tecnologia?

Dependendo das suas preferências, existem algumas opções de cursos superiores de tecnologia que você pode estudar para trabalhar neste segmento de mercado. Você só precisa definir, antes, qual deles mais está de acordo com seu futuro acadêmico e carreira profissional.

Abaixo estão alguns na área de tecnologia para você conhecer.

Ciências da Computação

É um curso de tecnologia focado nos fundamentos teóricos das linguagens de programação. Tem disciplinas orientadas para o estudo da informática no contexto das grandes organizações. 

Quem estuda Ciências da Computação se torna capaz de desenvolver ferramentas, softwares e sistemas de informática, dos mais básicos aos mais complexos, de acordo com as demandas dos processos das empresas.   

Sistemas de Informação

É um curso superior de tecnologia focado em coleta e armazenamento de dados, além de administração de informações em bancos de dados. É a administração do fluxo de todos os tipos de dados, entre informações pessoais e profissionais, na rede de computadores de uma empresa.

O profissional em Sistemas de Informação é especialista em criar mecanismos e sistemas complexos que garantem o transporte e armazenamento de dados. Ao mesmo tempo, precisa assegurar que todas estas informações estejam seguras e sejam recuperáveis, caso algo inesperado aconteça.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Com a necessidade de sistemas cada vez mais informatizados, as empresas precisam de um especialista em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para planejar, organizar, gerenciar e executar todos os seus serviços.

Atividades como recebimento de cadastros de clientes, controle de materiais em estoque, rotatividade de funcionários e gestão de finanças pela contabilidade podem ser todas administradas pelo sistema complexo criado por este profissional.

Engenharia da Computação

Engenharia da Computação é um dos cursos na área de tecnologia que mais têm ênfase em hardware, e não em software. Ou seja, tem foco na parte estrutural e mecânica de um computador como objeto utilizável, não no que um programa é capaz de fazer ou executar. 

A estrutura acadêmica de estudos é centrada na fundamentação teórica de hardware, peças, acessórios e demais componentes que fazem um computador funcionar. E capacita o profissional a inovar, buscando soluções para automatizar processos e facilitar a vida de empresas e pessoas. 

Engenharia de Software

Ao contrário da Engenharia da Computação, o curso de Engenharia de Software destina todo o seu conhecimento aos softwares. Ou seja, ao planejamento, desenvolvimento e execução de programas de computadores para diversas finalidades.

Este profissional é capacitado para criar sistemas de softwares para computadores, além da manutenção e suporte a redes de internet. Ele domina linguagens de programação, bancos de dados, ferramentas gráficas e tem versatilidade para trabalhar com desktops e dispositivos portáteis.  

Jogos Digitais

O curso acadêmico de Jogos Digitais é para quem quer trabalhar na indústria dos jogos eletrônicos. O nicho de mercado abraça plataformas como computadores, videogames (consoles), smartphones, tablets e outros dispositivos capazes de rodar games.

O profissional de Jogos Digitais tem disciplinas que envolvem desenvolvimento de roteiros, criação de personagens, engenharias de conexão de regras de jogo, mecânicas de jogabilidade e interação com elementos dos cenários e composição gráfica e visual.  

Web Designer

O Web Designer trabalha diretamente com ferramentas gerenciadas em ambientes virtuais. Inclui programas e sistemas de criação e desenvolvimento da estética de produtos, como sites, currículos, panfletos, documentos de apresentação, logomarcas ou um aplicativo.

Esse especialista é capaz de planejar e idealizar a estrutura visual de um produto pensando na experiência sensorial de uma pessoa. Ele precisa estar atualizado com as tendências gráficas do universo da tecnologia e operar em conjunto com o time de programação para obter resultados melhor otimizados. 

Social Media

O Social Media é trabalha diretamente com redes sociais e atua no relacionamento do público ou de clientes com uma empresa ou marca. Ele é especialista em saber como usar essas redes, coletar métricas de desempenho, desenvolver postagens de engajamento e campanhas que geram vendas. 

As proficiências função de um Social Media incluem a capacitação de entender a analisar mercados, criando e publicando conteúdo de acordo com a sua base de seguidores, consumidores e público-alvo em geral. Tem grande flexibilidade de ferramentas, podendo trabalhar com computadores e celulares na alimentação e gerenciamento de páginas.    

Conclusão

A área de tecnologia é bastante abrangente. Ainda bem que existe uma diversidade de cursos de tecnologia que você pode estar para trabalhar em diferentes setores e segmentos deste nicho que não para de crescer. 

Mas, antes de começar a estudar, certifique-se de consultar se a instituição é reconhecida pelo MEC para não cair em armadilhas e garantir a qualidade da sua educação profissional. 

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/tecnologia/que-curso-de-tecnologia-devo-fazer-se-gosto-da-area/trackback/

2 Comentários:

    • elmer rodrigues de araujo
    • setembro 21, 2018
    • Responder

    bacana essas informaçoes sobre tecnologia, gostei muito e espero ingressar em uma dessas áreas.

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *