18set

WhatsApp Business, entenda mais sobre essa novidade

Por: José M. setembro 18, 2017

Atualmente o aplicativo WhatsApp conta com mais de 1 bilhão de usuários e o seu uso ultrapassou os objetivos de ser apenas um aplicativo para simples trocas de mensagens de texto. O aplicativo vem sendo usado cada vez mais como uma ferramenta de negócios, aproximando as empresas de seus clientes e facilitando a comunicação entre marcas e consumidores. Pensando justamente nessas mudanças, os desenvolvedores do aplicativo ouviram as principais preocupações e sugestões dos usuários e empresas e então partiram para aprimorar a ferramenta como uma solução corporativa. Logo mais vamos entender quais serão essas possíveis mudanças e o que já foi confirmado para a nova versão do WhatsApp Business. Curiosos?

Novas necessidades

As novas necessidade e formas de comunicação é o principal motor das mudanças do WhatsApp Business, pois com a versão atual não é possível criar contas exclusivamente corporativas, deixando o usuário em dúvida se está realmente falando com uma empresa confiável. Outro ponto também a ser percebido é a falta de recursos próprios para otimizar a comunicação entre marcas e consumidores, tendo em vista que muitas informações e solicitações poderiam ser resolvidas diretamente pelo aplicativo.

Como será o WhatsApp Business?

Ainda há poucas informações oficiais sobre como o aplicativo irá funcionar na versão comercial, mas a empresa vem testando diversas funcionalidades especiais que serão disponibilizadas para pequenos e grandes negócios. Também há informações de que o aplicativo poderá ser cobrado para uso comercial de grandes organizações e terá uma versão gratuita para pequenas empresas. Empresas no Brasil, Índia, Indonésia e Europa já estão participando dos primeiros testes com a nova versão do aplicativo.

Um exemplo é a KLM Royal Dutch Airlines que foi a primeira empresa a ter uma conta comercial verificada no WhatsApp. A companhia aérea oferecerá agora a confirmação de reserva dos clientes, notificações de check-in, de embarque e atualizações do status do voo diretamente pelo WhatsApp. Além disso, a empresa também passará a atender os clientes por mensagens em todo o mundo e em 10 idiomas diferentes. Logo abaixo é possível entender melhor como o WhatsApp Business está sendo usada pela KLM.

http://news.klm.com/klm-first-airline-with-verified-whatsapp-business-account/

Contas verificadas

Assim como já acontece no Facebook, o WhatsApp também passará a contar com perfis verificados, onde o cliente poderá ter a certeza de que aquela empresa possui uma conta devidamente cadastrada no aplicativo. Essa é uma forma de separar o “joio do trigo” e informar aos usuários de que o mesmo está falando diretamente com uma empresa. Portanto, como afirma a própria empresa, a partir de agora se você ver um perfil com um sinal verde após o seu nomes, isso indica que é uma conta de uma empresa verificada.

whatsapp-business-weblink

Quais empresas serão beneficiadas com WhatsApp Business

A solução promete beneficiar diversos perfis de negócios. Segundo informações do blog oficial:

“Ele será voltado para pequenos negócios e também funcionará como solução empresarial para companhias maiores – operando em grande escala e com uma base de clientes global – como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos. Tais empresas poderão utilizar de nossas soluções para fornecerem notificações úteis como horários de voo, confirmações de entrega e outras atualizações.”

Usuários poderão bloquear contatos de empresas

A ferramenta funcionará com base em opt-in, ou seja, as empresas só poderão fazer contato com os clientes se os mesmos autorizarem previamente. Também será possível que os usuários bloqueiem as empresas, impedindo assim se serem contactados pelas mesmas. Essa medida é para impedir que empresas sem autorização enviem informações que não interessam aos usuários.

Possíveis funcionalidades do WhatsApp Business

Ainda que todas as funcionalidades não estejam totalmente claras e desenvolvidas é possível identificar algumas tendências de serviços que podem ser oferecidos pelo WhatsApp Business. Vamos ver algumas?

whatsapp-funções-weblink

Configuração de chatbots

Os chatbots ou “robôs de atendimento” podem ser algumas das funcionalidades no novo WhatsApp Business, assim como já existe no Facebook Messenger. Essa funcionalidade pode ser oferecida para empresas que desejam automatizar os seus famosos FAQ’s e assim sanar rapidamente as dúvidas mais frequentes dos seus clientes.

Confirmações de entrega de produtos

Para empresas de e-commerce, o WhatsApp Business também pode ser uma possibilidade para melhorar a comunicação e a logística entre as lojas virtuais e os clientes. Há a possibilidade da ferramenta oferecer a função de rastreamento dos produtos, bem como outras confirmações de compra diretamente no aplicativo.

Horário de voos, check-in e reservas

Como vimos no caso da KLM, muitas outras empresas de aviação poderão automatizar os seus processos e serviços agilizando e facilitando assim o atendimento geral dos clientes. Certamente é uma facilidade a mais para aproximar empresas e clientes e também para “desafogar” o fluxo de atendimento de grandes corporações.

Confirmações bancárias

Outra possibilidade é o uso do WhatsApp Business por instituições bancárias para agilizar e desburocratizar o atendimento como já é feito pelas fintechs. Com isso, espera-se que as aberturas de contas e outros serviços bancários também sejam impactados, minimizando o tempo de espera, comum das agências bancárias.

business-weblink

Conclusão

As mudanças que estão surgindo com o WhatsApp Business parecem ser grandes avanços no mundo da informação. Esses avanços mostram que cada vez mais a tecnologia veio para facilitar e transformar não só a vida das pessoas, mas também a forma como as empresas se comunicam com seus clientes. E então, você está ansioso para conhecer mais sobre essas mudanças de um dos aplicativos mais famoso e mais usado no mundo todo? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro sobre as próximas novidades sobre o WhatsApp.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/tecnologia/whatsapp-business-novidade-no-mundo-dos-negocios/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *