19mar
os melhores temas wordpress grátis para 2019

Os 20 Melhores Temas WordPress Grátis para Usar no seu Site em 2019

Por: Andrei L. março 19, 2019

Quer se destacar na internet com um site, blog, loja virtual ou portfólio digital? Então você precisa pensar na estrutura visual do seu projeto online. E é exatamente para isso que existem os temas WordPress.

Hoje você vai aprender mais sobre o que são temas WordPress. Mais do que isso: vai encontrar uma ampla seleção dos melhores grátis para conquistar seu sucesso na web em 2019.

DICA: Você vai querer uma hospedagem poderosa para seu site WordPress. Aproveite o descontão de até 90% OFF nos planos da WebLink e publique seu projeto na web agora mesmo!

botão cta aplicar desconto de 90% na black friday weblink

O Que é um Tema WordPress?

Um tema para WordPress é um conjunto de elementos interativos e visuais que controlam todo o conteúdo se um site. Com eles, você consegue posicionar blocos de texto, informações, imagens e vídeos, completando a estrutura visual de uma página.

A biblioteca de Temas WordPress é gigantesca. E saiba que existem temas para praticamente qualquer tipo de assunto. Esportes, culinária, loja virtual, blog, entretenimento, games, mural de fotos, política, notícias em geral e assim por diante.

Além disso, você encontra tanto temas gratuitos quanto premium. Os gratuitos costumam não decepcionar e dão conta do recado com suas funções básicas. Já os premium têm recursos mais avançados, mas também ao custo de um preço proporcional ao que é oferecido.

O Que Considerar em um Tema WordPress?

Escolher um tema entre uma avalanche de opções pode ser bem complicado. Por isso, você precisa focar no que os temas podem oferecer de melhor ao seu negócio online.

Abaixo, mostramos algumas características que você deve procurar quando for buscar o template ideal para seu site.  

  1. Recursos e Funcionalidades Principais
    São os critérios principais que você deve procurar em um tema. Afinal, são eles que vão definir quais funcionalidades e recursos seu site vai ter. Por exemplo, caso você esteja querendo fazer uma loja virtual, o WordPress não apenas tem temas específicos para isso, mas também plugins que otimizam todo o ecommerce.
  2. Classificações e Avaliações de Usuários
    Quanto melhor for a classificação e a avaliação de um tema, melhor é a reputação e confiabilidade dele. Isso indica que ele funciona exatamente igual ou melhor do que é esperado. Sendo assim, é indicado sempre conferir as notas recebidas e ler os depoimentos de outros usuários, considerando os pontos positivos e negativos.
  3. Atualizações Periódicas
    Um tema atualizado com certa frequẽncia significa que existe um cuidado do criador em garantir que não haja falhas de funcionamento e nem de segurança. É um indicativo extra que você tem para escolher apenas as melhores opções, garantindo a confiabilidade do template e também que seu site não vai quebrar por conta dele.

20 dos Melhores Temas WordPress Grátis para 2019

Foi com os critérios listados acima que montamos uma listagem com 20 sugestões de melhores temas WordPress grátis para você usar ainda neste ano.

Mas, lembre-se, ela não é exaustiva e nem chega perto disso.  Ou seja, as recomendações não acabam. Existem muitos outros templates para você explorar e usar no seu negócio à vontade.

Mas, se não sabe por onde começar, ajudamos você com o ponta pé inicial. Divirta-se!

1. Shopera

tema para wordpress shopera

O Shopera é um tema dedicado inteiramente para loja virtuais. O estilo visual dele é bastante moderno e estilo, o que casa bem com a proposta de ajudar você a vender seus produtos pela internet.

Além de ser integrado com WooCommerce, possui ferramentas próprias de gerenciamento de produtos. E, se tiver alguma dúvida de como usar, a documentação oficial é bem completa.

Principais características

  • Serve para qualquer tipo de ecommerce.
  • Indicado para usuários iniciantes e experientes.
  • É responsivo e funciona em qualquer tamanho de tela de dispositivos.

2.  Flash

tema flash

O Flash foi pensado como um tema multitemático. Ou seja, serve para uma variedade de propósitos. Entre eles: um site de negócios, um blog com conteúdos diários e até mesmo um portfólio digital para fotografias ou exposição de trabalhos.   

Este tema ainda conta com várias demonstrações pré-criadas. Assim, você pode testar variações de um mesmo tema e avaliar se vale a pena para a proposta do seu negócio. Ele ainda conta com uma ferramenta do tipo arrasta e solta para você personalizar montar suas páginas como quiser.

Principais características

  • Serve para praticamente qualquer tipo de nicho que você trabalhar.
  • Adaptável para usuários experientes ou iniciantes.
  • Conta com widgets, um construtor de sites e elementos visuais para personalização.

3. Spacious

template para wordpress spacious

O Spacious é um tema versátil também serve para projetos com diferentes intenções. Pode ser uma página institucional, para trabalhadores autônomos (freelancers) e até mesmo uma agência de publicidade ou de notícias.

Este tema se destaca por trazer uma composição visual limpa, sem exageros. E isso chama atenção dos visitantes pela leveza dos olhares na página. É um tema muito versátil, sobretudo para quem quer caprichar na customização de páginas.  

Principais características

  • Alta capacidade de personalização de páginas.
  • 4 layouts de páginas, 4 layouts para blogs e 13 áreas de widgets.
  • Inclui ferramentas para posicionar sliders, logo, cores claras ou escuras e elementos de transição de página.

4. Virtue

tema virtue

O Virtue é daqueles temas que se encaixam com qualquer tipo de proposta do usuário. E, ao mesmo tempo, oferece muitas opções de configuração e personalização para deixar o seu projeto online equipado do jeito que você quer.

Este tema se destaca por sempre apresentar um design limpo e moderno. Além disso, seu framework usa estruturas de linguagens como HTML5 e CSS3 para que essas qualidades sejam também mantidas em telas de qualquer dispositivo.  

Principais características

  • Mais indicado para iniciantes e aberto a qualquer tipo de projeto online.
  • Tem integração com Shema Microdata, sendo bem mais amigável aos motores de busca (SEO).
  • Altamente personalizável e é responsivo em qualquer tipo de aparelho.

5. Striker

tema striker

O Striker não fica se vangloriando de ter muitas opções de personalização ou de layouts de design para escolher. Ainda assim , ele aparece na listagem pela simplicidade e confiabilidade de uso, sendo mais indicado para quem quer começar um blog na internet.

Além da parte textual, é possível mexer e editar elementos básicos da página, como logotipo, cabeçalho, fundo de tela e adicionar ícones de redes sociais. Você também pode colocar a combinação de cores que quiser e barras de rolagem em todos os cantos.

Principais características

  • Receptivo a iniciantes que querem um ponto de partida simplista.
  • Permite editar recursos básicos da página, entre textos e elementos gráficos.
  • Visual discreto em qualquer plataforma e sem necessidade de instalar plugins.

6. Customizr

tema customizr

O Customizr faz juz ao seu nome: ele se destaca por permitir uma série de personalizações bem específicas de páginas.

Por conta disso, é possível criar um site para qualquer tipo de propósito, seja um ecommerce, uma página empresarial, um blog de games ou um portfólio de imagens.

Principais características

  • Foco em personalização de elementos textuais, visuais e adição de botões de redes sociais.
  • Serve tanto para blogueiros iniciantes quanto lojistas experientes em ecommerce.
  • Integrado com plugins WooCommerce (loja virtual) e bbPress (fóruns de discussão).

7.  Optimizer

tema optimizr

O Optimizer é um dos temas mais poderosos desta lista. Ele integra linguagem como HTML5 e CSS3 para entregar opções de personalização e elementos visuais lindíssimos. Ou seja, são diversas as opções de customização de páginas.

Por ser tão completo em termos de edição e personalização, é indicado para qualquer tipo de negócio e para usuários com diferentes níveis de conhecimento e experiência digital.

Seja uma agência digital, uma loja virtual, um site de negócios, uma página institucional, um blog de receitas, um portfólio de fotografias, é possível criar modelos de páginas que combinam com cada assunto pensado.

Principais características

  • Alta personalização sem precisar mexer em uma linha sequer de códigos (mais de 600 fontes, vastas opções de cores, barras de rolagem, campo para logo e carrossel de imagens).
  • Dispensa conhecimento em programação, sendo recomendado para iniciantes e usuários experientes que queiram maior comodidade.
  • É amigável a SEO, é responsivo a dispositivos móveis e pode ser integrado com outros plugins para funções mais completas sem comprometer o desempenho.

8. Corporate Plus

tema corporate plus

O Corporate Plus é um tema voltado para quem quer páginas mais profissionais. Por isso, ele é indicado para usuários que tenham negócios empresariais, portfólios completos de carreira, sites institucionais e blogs com temáticas mais abrangentes e complexas.

Este tema incorpora vários elementos de customização de páginas para o usuário usar como quiser. Além disso, ele possui seções especiais para definir páginas do tipo Contatos, Sobre, Serviços e Blog, entre outras.

Principais características

  • Compatível com sites de uma página só ou sites de várias páginas, podendo customizá-las separadamente.
  • Aceita widgets em várias posições das páginas, podendo mesclar recursos livremente.
  • É responsivo para dispositivos móveis, amigável para ser encontrado nos motores de busca (SEO) e funciona em qualquer navegador.

9. MH Magazine Lite

tema mh mahazine lite

O MH Magazine Lite é para quem procura um estilo de publicação de conteúdos que lembra ao de um jornal ou revista. Ele tem um esquema de arrasta e solta que permite posicionar elementos de texto, fotos e gráficos aonde o usuário achar melhor.

E tudo fica organizado de maneira equilibrada e responsiva para dispositivos e aparelhos com qualquer tamanho de tela. Por isso ele também é recomendado para temáticas diversas, seja um blog de modas, um site de notícias, um portfólio de projetos, uma página de receitas e até um diário virtual.

Principais características

  • Reconhecido por ser rápido, seguro, ser amigável a SEO e responsivo com dispositivos móveis.
  • Possui 13 áreas de widgets para colocar funções extras e apresenta muitas opções de customização de layouts de páginas.
  • Serve para qualquer tipo de temática de projeto online, além de ser convidativo para uso de usuários iniciantes ou experientes em gerenciamento de conteúdos na web.

10. iFeature

tema ifeature

O iFeature foi pensado para agências digitais, sites de ecommerce, blogs consolidados e páginas de perfis e currículos online. Isso porque ele possui uma mecânica do tipo arrasta e solta que permite criar praticamente qualquer combinação de formatação e visual de página.

Além disso, seus campos individuais de página também podem ser editados. Ainda que o cabeçalho central seja fixo, é possível editar e excluir categorias de páginas, páginas de blog e até adicionar uma minibiografia do autor do post ao final de cada publicação.

Principais características

  • Personalização global com ferramenta no estilo arrasta e solta (as páginas podem ser customizadas individualmente).
  • Compatível e responsivo com dispositivos móveis com qualquer tamanho de tela.
  • Serve para praticamente qualquer propósito que o usuário quiser criar.

11. Storefront

tema storefront

Totalmente otimizado para WooCommerce, o Storefront é um dos temas mais completos para quem tem ou quer fazer uma loja virtual. Ele possui integração, inclusive, com todas as extensões compatíveis com o WooCommerce.

Storefront permite ajustar camadas do layout do ecommerce escolhendo modelos de templates, cores, delimitar regiões de widgets para colocar recursos adicionais. Além de também possibilitar inserir galerias interativas de imagens em páginas de produtos.

Principais características

  • WooCommerce + Storefront = combinação poderosa para uma loja online de sucesso.
  • Alto potencial de customização com widgets e layouts pré-definidos para páginas de produtos e de blog de conteúdo.
  • Responsividade com dispositivos de qualquer tamanho de tela.

12. One Page Express

tema one page express para wordpress

Um projeto na internet não precisa ter várias páginas para crescer e ser considerado um sucesso. É por isso que existe o One Page Express. Este tema concentra todo o conteúdo de um blog, site, página institucional ou portfólio digital em uma só página verticalizada.

Essa forma de disposição de conteúdo na internet dá ao autor maior controle sobre como o usuário consome os materiais postados. E tudo é formatado com um sistema de personalização do tipo arrasta e solta, sendo simples e ágil de organizar.

Principais características

  • Vem com uma página inicial pré-montada, podendo ser customizada com uma ferramenta de clicar e arrastar elementos de forma prática e rápida.
  • Possui mais de 30 seções prontas para categorizar conteúdos como quiser.
  • Muitas opções de personalização, incluindo fundo de tela para vídeos, galerias de imagens, cabeçalhos e blocos de textos com botões interativos.

13. The Minimal

tema the minimal

O The Minimal é para usuários que buscam um tema visualmente simples e limpo. Por ser bastante focado em destacar conteúdos, ele é muito mais recomendado para blogueiros, jornalistas, escritores e autores entusiastas.

Por isso, este tema também serve para qualquer tipo de assunto que o autor quiser escrever. Isso inclui gastronomia, viagens, esporte, entretenimento ou moda. Fora isso, também possui áreas de widgets para implementar funções extras.

Principais características

  • Indicado para quem ama escrever sobre qualquer assunto, pois o foco vai todo para o conteúdo publicado em função do seu visual claro e despretensioso.
  • Integração com widgets para posts recentes, os mais lidos e botões de compartilhamento de conteúdos em redes sociais.
  • Estrutura de blog amigável a SEO e conta com suporte a qualquer tipo de formato de posts, como links, citações, galerias, áudio, vídeo e chats de conversação.

14. Pictorico

tema pictorito

O Pictorico é para quem está procurando um tema específico para apresentar seus trabalhos artísticos na internet. Com sua coluna única, o tema é mais recomendado para portfólios, colagens fotográficas ou até mesmo artigos.

Pode até parece que todos os conteúdos ficam amontoados. Mas o layout tem um sistema de grades que permite personalizar a disposição desses elementos pela página. Tudo fica mais organizado, sendo também possível editar outros recursos gráficos.

Principais características

  • Exposição de trabalhos em uma só coluna.
  • Customização de blocos de conteúdos com sistema interativo de grades.
  • Indicado para produções artísticas, fotografias, blog de viagens e receitas culinárias.

15. Accelerate

tema accelerate

Versatilidade e usabilidade são as duas palavras que melhor definem Accelerate. O tema é daqueles tipos que se encaixam com qualquer proposta de página. Basta o usuário decidir qual segmento quer se especializar e começar a editar seu projeto como quiser.

O template nunca se desfaz das separações em branco na tela. Sendo assim, o visual das páginas são sempre leves, apresentando uma divisão natural entre as publicações. O foco fica todo para o que os conteúdos têm a oferecer.  

Principais características

  • É multifuncional, ou seja, serve para qualquer tipo de site.
  • Se destaca pela facilidade de uso, tendo suporte a todos os formatos de publicações.
  • Oferece opções de design e layouts simples de personalizar.

16. Edge

tema edge

Um tema que transforma um blog simples, um site minimalista e um portfólio simplório em um projeto muito elegante. Esse é o Edge, que contém layouts próprios que ajudam páginas pouco personalizadas a ficarem mais profissionais e visualmente impactantes.

A mágica deste tema está nos seus espaços em branco, que simplesmente ressaltam todos os conteúdos aos olhos do leitor. Fora isso, ainda com opções de personalização usando uma ferramenta de Customização para templates adicionais.

Principais características

  • Recomendado para agências digitais, trabalhos fotográficos, portfólios e blogs.
  • Preza pela clareza da formatação com espaços em branco limpos e design geral responsivo.  
  • Possui templates para galerias de imagens, páginas do tipo “Sobre” e “Contatos” e, ainda, uma barra lateral e uma área para posicionar widgets com funções extras.  

17. IsleMag

tema islemag

O IsleMag é para quem quer produzir e organizar uma revista de tecnologias. O usuário tem a liberdade de organizar as suas páginas como se fosse um colagem noticiosa sobre qualquer tipo de tema. Pode ser um único tema ou vários ao mesmo tempo.

As opções de customização da páginas são profundas. É possível editar um carrossel central de imagens, mexer em fundos variáveis e alterar as categorias das postagens. Também permite adicionar widgets nas laterais para recursos extras.

Principais características

  • Tem um carrossel central, ideal para expor fotos de impacto, produtos, trabalhos artesanais, lugares visitados e também gastronomias.
  • É otimizado para SEO, o que significa maiores chances de aparecer nos buscadores.
  • É compatível com plugins para WordPress, como o Page Builder (construtor de páginas), Contact Form 7 (formulário de contato) e o Gallery Grid (galeria de imagens).

18. Sydney

tema sydney

O Sydney é para freelancers e empresas que querem um layout poderoso para ter uma presença online mais marcante. Isso porque as suas opções de personalização são bastante completas, agradando qualquer tipo de usuário.

Este tema também possui atrativos que outros não costumam ter. Um deles é a possibilidade de usar fontes do próprio Google. Assim, o usuário consegue usar modelos de letras e de escrita para aprimorar o estilo das páginas.  

Principais características

  • Foco em customização: cores, navegação, barras de rolagem, blocos de conteúdos e fontes do Google.
  • É responsivo e se adapta em telas de qualquer dispositivo eletrônico.
  • Permite integração com redes sociais como Facebook e Twitter.

19. Hestia

tema hestia

O Hestia esbanja uma combinação de flexibilidade com profissionalismo. Suas opções de personalização deixam as páginas mais limpas e otimizadas para o nicho de mercado em que a temática está inserida.

A estrutura de layout do template possui uma mecânica do tipo arrasta e solta, ideal tanto para usuários de qualquer nível de experiência. Além disso, ainda existem ferramentas de edição de fundos de tela, cabeçalhos, estilo de cores, bordas e galerias de fotos.  

Principais características

  • Para pequenos e grandes negócios: restaurantes, lojas esportivas, startups, agências digitais, portfólios e categorias de freelancers.
  • Integração com WooCommerce confere páginas elegantes de produtos com galerias interativas.
  • É responsivo para dispositivos móveis, tem otimização para SEO e compatibilidade com plugins do próprio WordPress.

20. Hueman

tema hueman

O Hueman é uma das alternativas de temas mais completas para usar da listagem. Seu estilo visual costuma atrair muito tráfego e fazer com que os visitantes interajam bem mais com as publicações.

Ele tem mais opções de customização do que a maioria dos outros temas, sendo totalmente responsivo e dinâmico na forma como os elementos são encaixados. É possível editar áreas de widgets, cores, formato de posts e barras de navegação em todos os lados.

Principais características

  • Foco em personalização: páginas mais profissionais com grande quantidade de opções.
  • Postagens com formatação diferenciada: inclui botões de redes sociais, opções de localização e seção de comentários dos visitantes.
  • Para blogs de qualquer assunto, sites de notícias, diários online, revistas eletrônicas, agências digitais.

Resumo

Curtiu as nossas sugestões de templates para WordPress? O que você precisa fazer agora é testar cada um deles e escolher aquele que mais se encaixa com a proposta do seu projeto online.

Mas não se limite a isso. O WordPress tem uma imensidão de templates de sites grátis e premium prontos para usar.

Você só precisa se decidir se fica satisfeito com as opções gratuitas, mesmo que limitado em algumas funções, ou se investe em um visual mais profissional e mais recursos exclusivos.

Só não pode deixar de tentar, tá legal? Se precisar de alguma coisa, estamos aqui para ajudar!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/temas-wordpress/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *