04ago
tutorial mostra como configurar email no iphone e no macos

Como Configurar Email no iPhone e no Mac

Por: Carlos Estrella agosto 4, 2019

Praticamente todo mundo sabe como configurar um email — ou baixar um aplicativo específico — de uma grande provedora como Google, Outlook e Yahoo! em sua máquina desktop ou em seu smartphone. Na hora de cadastrar um endereço de correio eletrônico customizado, porém, a situação não é tão fácil assim. É por isso que neste artigo iremos mostrar para você como configurar seu email no iPhone e no Mac.

Vale lembrar que os sistemas operacionais da Apple estão em constante evolução, o que significa que você pode encontrar telas levemente diferentes quando for executar o processo. Mas não se preocupe, as etapas são as mesmas em qualquer versão do iOS e do macOS. Caso você utilize um smartphone com sistema operacional Android, confira este outro tutorial aqui.

Configuração da Conta de Email no iPhone

Configurar uma conta de email no seu iPhone é tão simples quanto abrir o aplicativo Mail em seu smartphone e seguir um menu de instalação. As coisas ficam um pouquinho complicadas na hora de definir um servidor com nome do Host, mas pode ficar tranquilo que iremos promover o processo passo a passo com você. Vamos lá?

1. Acesse o Aplicativo Ajustes

Na tela inicial do seu iPhone, acesse o aplicativo Ajustes (aquele com ícone da engrenagem) e vá até a opção Senhas e Contas. Após isso, escolha Adicionar Conta. Você vai se deparar com a tela abaixo:

tela de seleção do provedor de email no iphone

Aqui, você escolhe qual provedor de email deseja utilizar. Em nosso exemplo, iremos clicar em “Outra” para adicionar a conta de maneira manual — já que iremos adicionar um email genérico para um site hospedado na WebLink.

2. Preencha os Detalhes de sua Conta de Email

Aqui o processo continua bastante simples e direto. Basta você preencher seu nome, o endereço de seu email (ex.: email@dominio.com.br) e a sua senha. Se desejar, dá até para colocar uma descrição dessa conta, como por exemplo “Conta de Trabalho”.

tela onde se inserem dados da conta de email no iOS

Após isso, basta clicar em “Seguinte” no canto superior direito para prosseguir com a configuração. O aplicativo então irá tentar localizar as configurações desse email para concluir o processo de maneira automática. Se tudo der certo, basta apertar em OK e concluir a configuração. Caso contrário, siga para o passo 3.

3. Preencha Ajustes de Conta de Maneira Manual

Se você está lendo essa parte, provavelmente a configuração automática não funcionou e o aplicativo não foi capaz de encontrar os ajustes inseridos por você. Portanto, a saída é colocar os dados do servidor manualmente.

Primeiramente, selecione se o protocolo utilizado será IMAP ou POP. O primeiro baixa os emails do servidor para o dispositivo, o que significa que você perderá a mensagem se apagar os dados do seu celular. Já o segundo é mais recomendado para quem irá acessar a conta de múltiplos dispositivos, pois os emails ficam salvos no servidor.

tela de iphone exibindo detalhes avançados de configuração de email

Na informação Host Name, que determina o servidor SMTP, vamos colocar mx1.weblink.com.br. A mesma informação poderá ser utilizada tanto no servidor de saída quanto no de entrada. Se tiver dúvidas, entre em contato com nossa equipe de suporte 24/7 que eles estarão prontos para ajudá-lo. Caso sua conta de email profissional esteja hospedada em outro serviço, entre em contato com o provedor para obter essa informação!

Como Configurar a Conta de Email no macOS

Por causa da maneira unificada como a Apple trata os seus sistemas operacionais, o processo no MacOS não é muito diferente daquele que acabamos de descrever no iOS.

1. Acesse o Aplicativo Mail

Para iniciar o processo, clique na aba Mail na barra de ferramentas localizada no topo da tela — o logotipo de email fica logo ao lado do símbolo da Apple. A partir daí, clique em Adicionar Conta. Você irá se deparar com uma tela muito parecida com aquela que vimos no iPhone, onde é necessário selecionar o provedor de seu email.

seleção de provedores de email no macos

Em nosso tutorial, vamos escolher “Outra Conta do Mail…”, já que iremos utilizar uma conta Business da WebLink.

2. Preencha seus Dados

Agora é a hora de colocar suas informações, incluindo Nome Completo, Endereço de Email e Senha. Ou seja, da mesma maneira que fizemos no iPhone. Em seguida, basta apertar em Criar.

adicionar conta de email no iphone

3. Adicione o Servidor do Mail

Então chegamos no momento que talvez seja o mais complexo da operação, mas nada que seja muito difícil de se realizar. Você precisa adicionar o Servidor do Mail, seu Nome de Usuário (no caso a conta de email) e escolher entre POP3 ou IMAP.

Vale lembrar aqui que o POP mantém os dados guardados no seu computador, enquanto o IMAP deixa uma cópia das mensagens no servidor – permitindo que elas sejam acessadas de múltiplos dispositivos.

informações do servidor de correio de entrada no macos

É muito importante notar que, no macOS, o padrão para o servidor de email é “mail.SeuDominio.com.br”, um pouco diferente do que verificamos no iOS. Um exemplo seria: “mail.weblink.com.br”, caso o seu domínio de serviço de email profissional esteja hospedado conosco.

Às vezes, o aplicativo Mail não consegue ter acesso a todas as informações do servidor apenas com esse primeiro cadastro. Caso isso ocorra, será necessário digitar as informações do servidor de saída (SMTP). No final das contas, os dados que são inseridos aqui são os mesmos que você colocou em Servidor do Mail, sendo que o Servidor SMTP tem o formato de “mail.SeuDominio.com.br”.

informações do servidor de correio de saída smtp no macos

Existe uma possibilidade de que esse processo irá falhar, apresentando a seguinte mensagem de erro: “Não é possível verificar o nome ou a senha da conta”.

Não se preocupe que isso é normal e basta você inserir manualmente os detalhes do servidor de email.

Nessa área é que vão o seu endereço de email, a senha da sua conta de email e o tipo de conta (IMAP ou POP) – recomendamos IMAP pela sua segurança e desempenho.

Também insira o Servidor de Entrada de Mensagens e o de Saída, que podemos usar “mx1.weblink.com.br” como uma espécie de coringa.

Você pode deixar o Nome de Usuário em branco por enquanto porque o cliente de email é capaz de puxá-lo de maneira automática.

tela de configuração do servidor de email no macos

4. Verifique o Certificado do Servidor

Para finalizar o processo, trazemos uma dica para você. Antes de clicar em Conectar, vá até a opção Mostrar Certificado e clique na caixa branca onde está escrito “sempre confiar nesse Certificado…”.

verificar certificado de email no macos

Ao fazer isso, você evita ter que lidar com essa tela de verificação toda vez que você enviar o receber um email. Faça isso tanto para as informações de Entrada quanto para as informações de saída.

5. [Opcional] Informe a Porta do Servidor

Às vezes, pode ser uma boa ideia (ou até uma necessidade) informar a porta do servidor, evitando que mensagens fiquem retidas no Firewall por motivos arbitrários.

Não esqueça de olhar no painel de controle do seu site para ver a porta relevante para o seu email. De qualquer modo, o resultado deverá ser algo como a tela abaixo:

aba avançada para definir porta do roteador no macos

Conclusão

Neste tutorial, você aprendeu a configurar uma conta de email nos sistemas operacionais da Apple — não importa se no iPhone (iOS) ou no macOS. Utilizar o aplicativo Mail para uma conta de um grande provedor é algo bem simples e direto.

As coisas ficam um pouquinho mais complicadas se você desejar utilizar um email profissional. Mas, com as informações certas em mãos, tudo pode ser resolvido em alguns minutos. Só não se esqueça de apontar para o servidor correto e de encontrar a porta certa para a configuração.

Se você encontrar algum erro no processo, pode acontecer do servidor não estar respondendo naquele momento ou de algum dado estar errado. Recomendamos que você tente novamente uma outra vez antes de fazer qualquer outra coisa. Caso dê errado de novo, entre em contato com o suporte técnico do seu provedor de email. Boa sorte e nos vemos no próximo tutorial!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/tutoriais/como-configurar-o-email-iphone/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *