29ago

Como instalar AdSense no WordPress e em outros CMS

Por: José M. agosto 29, 2017

Como adicionar e configurar Google Adsense no WordPress é uma dúvida frequente dos usuários da plataforma e que parece complexa, mas não é! Se você está lendo este artigo é porque, muito provavelmente, está querendo monetizar seu website utilizando uma das ferramentas mais relevantes do marketing digital: o Google AdSenseA grande vantagem do AdSense é que ele faz o trabalho duro para você, que tem um site ou um blog e quer ganhar dinheiro com propaganda sem ter que ir atrás de anunciantes, formalizar contratos, programar um sistema de apresentação de anúncios e ainda gerenciar todo o processo que pode ser desgastante às vezes.

Além disso, o sistema permite que você escolha o tipo de apresentação ideal para anúncios conforme a suas necessidades (vídeo, gráficos, anúncios textuais e outros tipos). Isso permite que você aceite publicidade sem estragar o design e a identidade visual da sua página, o que sempre deve ser considerado. Outra grande vantagem, é que os espaços publicitários do AdSense são muito disputados pelos anunciantes e isso normalmente significa maior rentabilidade. Logo o modo de configuração no WordPress é relevante, o que muitas vezes você deve levar em conta e considerar ajuda profissional.

Para saber como adicionar e configurar Google Adsense no WordPress siga alguns passos

Basicamente, você precisa fazer 4 coisas para completar todo o processo com sucesso:

  • Criar uma conta no Google AdSense,
  • Fazer a ligação da sua conta AdSense com seu website (basicamente colando um script que o AdSense vai te fornecer),
  • Criar uma unidade de anúncio (ad unit)
  • Configurar um Widget no seu WordPress

Perceba que existe uma hierarquia, com etapas bem definidas e que se complementam. Seguindo o raciocínio proposto, vamos detalhar cada estágio, para que tenha êxito e comece a faturar! Se você já tem uma conta Google (Gmail) o processo é mais simples ainda. Primeiro deverá fazer o login no seu e-mail e então seguir para o link https://www.google.com/adsense.

Escolha a conta Google que quer relacionar ao AdSense e siga o passo a passo básico de preenchimento do formulário (será algo bem parecido com a tela da figura abaixo).

O sistema vai solicitar algumas informações, pessoais, mas que são necessárias, como por exemplo: endereço de pagamento e telefone, depois irá fazer a verificação do número do seu telefone e em pouco tempo (talvez algumas horas) você já poderá iniciar o trabalho. Confirmações realizadas e tudo conferido, você verá essa tela amarela com um link para o tutorial de iniciantes.

wordpress-weblink

Agora, se você não tem uma conta no gmail, primeiro deverá criar uma e então é só fazer o mesmo processo. Passado o tempo (relativo), o AdSense vai te fornecer um código para você colar no seu site, também relevante para que seja confirmado a autenticidade, ou seja, que é você mesmo o “dono” dele (parecido com este aí embaixo).

<script async src=”//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js”></script>

<script>

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({

  google_ad_client: “SEU_CODIGO”,

  enable_page_level_ads: true

});

</script>

É extremamente importante que você cole este código no lugar certo no site, problema que é resolvido se você instalar um plugin para realizar este serviço. Com o plugin, provavelmente não terá que se preocupar muito com essa verificação.

Antes de correr para seu WordPress e faturar, você precisa criar o anúncio no AdSense. Isso é muito simples de ser feito: faça o login no AdSense e clique no menu My Ads e crie uma nova unidade de anúncio (ad unit). Esta função serve para você configurar como os anúncios devem aparecer no seu website, nela você vai configurar as dimensões dos anúncios, o tipo de anúncio (texto/mídia) e detalhes da aparência. Quando você finalizar a criação do anúncio receberá um código (script): copie este código porque você irá precisar dele no WordPress.

Mostrando o anúncio no seu site WordPress

Agora que você criou o anúncio no AdSense é hora de colocar ele no seu site. A maneira mais fácil é configurar um Widget na sua Widget Area – normalmente isso é na barra lateral da área de conteúdo do seu site, mas pode ser feito em qualquer lugar das suas páginas. Essa etapa depende do tema que você usa, mas normalmente é muito simples. 

Alguns temas deixam você personalizar o Widgets e outros possuem um tipo de Widget específico para a inserção de código (olhe o exemplo abaixo).

Em todo caso, você precisará colar o código que foi gerado no AdSense como conteúdo da sua página.

Na maioria dos casos bastará fazer salvar e publicar a atualização! Outra opção de como adicionar e configurar Google Adsense no WordPress, bem como para configurar anúncios no site, é instalar algum plugin que facilite a apresentação e o gerenciamento. Existem muitos no diretório de plugins e para encontrá-los basta digitar “AdSense” na caixa de texto de pesquisa.

wordpress-weblink

Alguns plugins deixam sua vida muito mais fácil porque já criam seus próprios Widgets. E aí você consegue configurar como e onde os anúncios vão aparecer dentro do próprio WordPress – existem opções até para você colocar nos seus posts e escolher se serão no começo, no meio ou no final do textoComodidades para deixar seu site dinâmico e com ótima performance de navegação. Agora que você já sabe criar a conta AdSense e colocar anúncios no seu blog ou website, é hora de continuar a otimização, trabalhar no conteúdo e atrair mais leitores.

Conclusão

No artigo de hoje vimos como adicionar e configurar Google Adsense no WordPress de forma prática e segura.

Em seguida chamamos sua atenção sobre a importância de criar os anúncios (design, conteúdo, estrutura) e como trazê-los para a sua página no WordPress, possibilitando você personalizar o Widgets caso esteja disponível, ou aderir ao Widget específico para que possa inserir o código fornecido para você. Destacamos também que você pode e deve fazer o uso dos plugins para facilitar a configuração. Se quiser saber mais sobre os melhores plugins para WordPress, acesse nosso outro post aqui.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/tutoriais/como-instalar-adsense-no-wordpress/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *