03set
ilustração de tutorial sobre como colocar adsense wordpress

Como Colocar Adsense no WordPress

Por: Andrei L. setembro 3, 2019

Se você tem um site WordPress, é bem provável que queira ele se torne lucrativo com o tempo. É aqui que entra o Google Adsense, uma plataforma para ganhar dinheiro online com anúncios. Vamos aproveitar este gancho para ensinar você a como como colocar Adsense no WordPress e monetizar seu projeto online sem qualquer problema.

O Que é Google Adsense e Para Que Serve? 

O Google Adsense é uma ferramenta que permite que você mostre anúncios e publicidade no seu site. Ela é uma das opções de monetização mais fáceis de usar, ajudando a você a ganhar seus primeiros trocados rapidamente. Tudo o que é preciso fazer é adicionar um código Java simples nas suas páginas. 

Assim que a sua conta Se a conta que você utiliza for aprovada pelo Google, publicidade vai começar a aparecer pelo seu site. Elas serão contextuais, ou seja, de acordo com o conteúdo das suas páginas e do comportamento do usuário durante a navegação pela internet.

Por exemplo, se você tem um blog de games, os rastreadores do Google vão direcionar anúncios sobre videogames e jogos eletrônicos em geral. Tudo relacionado a este nicho vai ser destacado nas páginas do seu projeto online através como uma publicidade mais direcionada, sendo mais atrativo para seus visitantes. 

Vantagens de Usar Google Adsense no WordPress

Monetizar seu site não é a única razão pela qual você deve usar o Google Adsense WordPress. Abaixo estão outros motivos para conhecer e expandir as capacidades do seu site o quanto antes.

  • Fácil de Adicionar Várias Páginas. Uma única conta no Adsense permite que você tenha quantos sites quiser cadastrados. Você só precisa se certificar que todos os seus projetos no WordPress (ou qualquer outro CMS) estejam de acordo com os termos e políticas de uso da ferramenta. Assim, é possível gerenciar e administrar todos os padrões de publicidade que você quer neles.  
  • Suporte Oficial. Você vai usar uma ferramenta oficial do Google. Assim, o suporte que vai receber também é da gigante de tecnologia, e não de uma empresa terceira qualquer. Isso significa que todos os problemas e dúvidas que tiver poderão ser resolvidos com os atendentes da gigante e nos fóruns oficiais do Adsense. Além disso, existe uma diversidade de tutoriais em texto e vídeos para buscar ajudar no que precisar. 
  • Pagamentos Garantidos. A partir do momento que você ativa os anúncios pelo Adsense, já pode começar a receber as primeiras quantias. Você nem precisa se preocupar com configurações de recebimento dos pagamentos. O sistema do Google é transparente e você poderá redirecionar os depósitos por cliques na conta que preferir. E eles nunca atrasam.
  • Flexibilidade de Formatos. O Google Adsense permite que você posicione anúncios de diferentes formatos e nos locais que mais combinam com o layout do seu site. Outra vantagem é que você nem mesmo precisa criar os anúncios: o próprio Google monta tudo a partir de um código em Java que você insere na área de posicionamento desses mesmos anúncios.  

Como Colocar Adsense WordPress em 3 Passos

Chegou o passo a passo para aprender a como instalar o Adsense no WordPress. Mas, antes de continuar, você precisa se certificar de ter dois acessos importantes. São eles:

  • Painel de Controle do WordPress. É a conta no seu site WordPress com acesso ao painel de controle do CMS. Nele, você tem acesso a configurações, páginas de postagens, plugins, temas e outras preferências de usuário. Para acessar seu painel de controle, siga este tutorial.  
  • Criar Conta no Google Adsense. Você precisa vincular seu site com o Google Adsense. O processo de inscrição na ferramenta é bem simples. Mas a aprovação dela pelo Google pode demorar um pouco mais. Acesse o Google Adsense neste link.  

Passo 1 – Criar um Anúncio no Google Adsense

Assim que sua conta for aprovada, já é possível criar os primeiros anúncios o Google Adsense. Para tanto, siga os passos abaixo para completar esta ação.

  1. No painel do Adsense, aperte em My Ads (Meus Anúncios).
  2. Clique no botão New Ad Unit (Unidade de Novo Anúncio).
    painel de criar conta no google adsense

  3. Adicione as informações necessárias para a configuração dos anúncio nos campos mostrados. Isso inclui o nome (Name), o formato (Ad Size) e o tipo de anúncio (Ad Type).
    ferramenta para criar anúncio no google adsense

  4. Aperte em Save and Get Code (Salvar e Pegar Código). Uma nova janela vai aparecer e um código em Java será mostrado na sua tela. Copie e guarde este código, pois você vai precisar dele mais tarde.

Passo 2 – Adicionar Adsense no WordPress Com Plugins 

Uma das formas que você pode usar para colocar Adsense WordPress é usando plugins. Esta etapa é opcional, Existem vários deles criados exatamente para este propósito. Mas, neste conteúdo, vamos mostrar 2 dos mais populares.

Ad Inserter

plugin ad inserter para google adsense

O Ad Inserter é uma ferramenta poderosa e que permite a fácil inserção de anúncios no seu site WordPress.  

Vantagens
  • Inserir anúncios rapidamente e em qualquer lugar da página.
  • Vem com uma opção de publicação automática em que o próprio plugin escolhe o melhor posicionamento do anúncio.
  • Até 16 blocos para inserir códigos (de anúncios).
Desvantagens
  • Pode ter incompatibilidades com anúncios responsivos.

Ad Injection

plugin ad injection

É um plugin para integrar o Adsense com o WordPress. Ele não é limitado ao Adsense, sendo também compatível com outras ferramentas e plataformas de anúncios. 

Vantagens
  • Inserções automáticas de anúncios sem comprometer as postagens.
  • Permite fazer testes com formatos diferentes de anúncios.
  • Permite inserir qualquer coisa em código, como anúncios em cabeçalhos ou rodapés, além de botões de redes sociais e mapas interativos.  
Desvantagens
  • Mais complicado de usar e não é tão amigável ao usuário.
  • Pode ter incompatibilidades com as versões mais recentes do WordPress.

Passo 3 – Adicionar Anúncios Manualmente

Se preferir, você também pode colocar anúncios no WordPress de forma manual. Para isso, você vai ter que criar um novo widget. Para isso, siga os passos abaixo.

  1. Faça login no WordPress. No painel de controle, navegue até Appearance (Aparência). Depois, clique em Widget
  2. Para criar um novo Widget, selecione Text (Texto) e arraste-o para a área que você quer posicionar o anúncio. No nosso exemplo, vamos colocá-lo na Sidebar (barra lateral). Depois, clique no botão Add Widget (Adicionar Widget).  
  3. Preencha os campos Title (Título) e Content (Conteúdo). No primeiro, você deve colocar o nome do seu novo widget. No segundo, cole o código copiado no Passo 1 (código do Adsense).
    página no wordpress para criar widgets

  4. Quando terminar, basta clicar no botão Save (Salvar).  

Melhores Práticas com Google Adsense

Como você já aprendeu como colocar Adsense no WordPress, chegou a hora de usá-lo para criar anúncios incríveis. Mas, antes, precisa estar atento a algumas dicas de como usar a ferramenta com mais profissionalismo.

  • Pesquisar Antes de Começar. A recomendação aqui é conhecer as regras de usabilidade da plataformas. Também é indicado escolher um nicho de atuação que possa gerar maiores lucros para o seu site, o que significa escolher um campo, assunto ou tipo de negócio que as pessoas costumam pesquisar muito no Google.    
  • Posicionar Anúncios Adequadamente. O lugar da sua página em que você coloca uma publicidade pelo Adsense interfere totalmente na receita que ele vai gerar. A sugestão é colocar, de preferência, no topo da página, usando tanto imagens quanto textos de suporte. Também é possível colocar entre parágrafos de textos de conteúdos.
  • Usar o Tamanho de Anúncio Certo. Uma das ações mais básicas que você deve fazer no Adsense é usar tamanhos apropriados de anúncios. O ideal é não exagerar e nem poluir suas páginas, combinando as dimensões do que é mostrado na tela com a sua publicidade. A ferramenta tem uma variedade de formatos para você escolher.
  • Monitorar o Desempenho. Depois de criar e posicionar seus anúncios, é preciso monitorar o desempenho das suas campanhas. Faça testes de posicionamento e de formatos de anúncios para saber quais podem potencializar os seus ganhos. E evite colocar anúncios de nichos ou temas que nada tem a ver com seu projeto.

4 Recomendações para Fazer com Adsense

  • Entender a psicologia e o comportamento de navegação e de compra dos seus visitantes.
  • Escrever textos e criar imagens que ativem a curiosidade e gerem engajamento com seu público. 
  • Usar anúncios responsivos, que se adaptam a variados tamanhos de telas e dispositivos.
  • Manter-se atualizado com as políticas de uso da ferramenta. 

4 Ações para Não Fazer com Adsense

  • Não espalhar muitos anúncios pelas páginas do seu site, pois o visual pode ficar distorcido e poluído, afastando visitantes. Equilíbrio é a palavra-chave.
  • Não clicar nos seus próprios anúncios, pois cliques fraudulentos podem ocasionar o banimento da sua conta. 
  • Não usar textos do tipo “clique aqui”, pois é contra a política da ferramenta induzir negativamente o clique do usuário. 
  • Não posicionar anúncios em páginas sem conteúdos, pois não vão valer para algo de útil por não receberem tráfego.

Conclusão

Parabéns! Você acabou de aprender a como colocar Google Adsense no WordPress! Mostramos como a ferramenta funciona e que métodos pode usar para monetizar seu projeto online com anúncios responsivos. Agora, se concentre em conseguir mais tráfego para o seu site!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/tutoriais/como-instalar-adsense-no-wordpress/trackback/

1 Comentários:

  • O melhor que li até agora, parabéns, finalmente consegui entender!!!!

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *