07fev

Tudo o que você precisa saber sobre Revenda de Hospedagem

Por: José M. fevereiro 7, 2018

Você já pensou em como ganhar dinheiro na Internet com revenda de hospedagem? Não? Ou não sabe como funciona? Não se preocupe, nós preparamos este artigo para você entender exatamente como funciona uma revenda de hospedagem, além de algumas práticas de como tornar este serviço altamente rentável para você.

Primeiro você precisa saber que essa modalidade do serviço de hospedagem é uma prática bastante antiga. Há algum tempo, a hospedagem não era tão acessível como nos dias atuais, então, era uma forma de grandes provedores realizarem a revenda para pequenas empresas.

Atualmente, empresas, agências e freelancers que buscam elevar seus ganhos na Internet, passaram a optar por comprar um conjunto de recursos de hospedagem ou um servidor dedicado.

Ou até mesmo profissionais autônomos como desenvolvedores e webdesigners que queiram agregar valor e funcionalidades completas ao serviço prestado a seus clientes. Veja logo a seguir como funciona a revenda de hospedagem e como ganhar dinheiro na Internet com essa atividade.

O que é e como funciona a Revenda de Hospedagem

Revenda de Hospedagem nada mais é do que você, sua empresa ou agência se “transformando” em uma empresa de hospedagem de sites. Mas como? É simples. Para realizar a revenda, você assina um plano com uma empresa de hospedagem e revende os GB deste plano contratado para os seus clientes administrarem um site.

Você vai poder controlar toda a distribuição de dados para cada cliente. Sendo um revendedor tem vantagens como ter a sua marca fortalecida e divulgada, além de ter a relação com os seus clientes mais fortificada.

Por exemplo: se eu, como revendedor, contratar um plano de hospedagem que me ofereça 60GB, eu posso ter quantos clientes eu quiser dentro desse limite. E a distribuição pode ser feita da maneira que desejar. Lembrando que alguns planos de revenda de hospedagem limitam a criação de sites dentro da conta, porém, aqui na WebLink você pode criar quantos sites quiser.

Para uma empresa ou profissional que estiver montando um site e precise de hospedagem, eles poderão contratar o serviço diretamente de você, onde você se torna um gerenciador próprio de um ou mais sites. Assim, você pode oferecer uma hospedagem para seu cliente em poucos minutos, o que facilita para os dois lados.

Oferecer este serviço é muito simples, pois na grande maioria das vezes e em alguns planos, quem fica responsável por toda a infraestrutura e manutenção dos servidores são as empresas de web hosting que criam ambientes de revenda compartilhada, permitindo uma redução no custo do servidor, além de viabilizar um serviço mais barato.

Aqui na WebLink, por exemplo, nós oferecemos dois tipos de serviço de Revenda de Hospedagem. A Revenda por servidor, onde o revendedor presta o suporte ao cliente. Ou a Revenda por usuário, onde, se você preferir, nossos técnicos prestam todo o atendimento.

Contratando um desses serviços, você utiliza os serviços de uma empresa de hospedagem de sites, enquanto ela: gerencia o servidor, realiza upgrades para melhorias da página e etc.

Normalmente, as empresas utilizam o mesmo sistema da hospedagem compartilhada para planos de revenda. Porém, também dá para utilizar uma revenda em planos como servidores VPS ou dedicado, mas que seja oferecido pela empresa de hospedagem de sites.

Para quem a Revenda de Hospedagem é indicada?

A Revenda de Hospedagem é destinada principalmente aos profissionais que trabalham na área tecnológica. Aliar o desenvolvimento e manutenção de sites ou aplicações ao serviço de hospedagem e e-mails é a maneira mais rentável de ganhar dinheiro na Internet usando este produto.

revenda-weblink

Agências, Web Designers e Desenvolvedores: Todos esses trabalham com um grande número de clientes, produzindo sites e páginas,  sendo muito mais fácil ser uma “empresa de hospedagem de sites” para os próprios clientes.

Com a realização de um trabalho mais direcionado e independente, na revenda de hospedagens há todo o suporte e monitoramento do servidor por parte do provedor, para proporcionar boas experiências para o revendedor e ao cliente final;

Provedores de Internet: Muitos provedores famosos de internet não chegam em determinadas cidades, por isso, alguns provedores da própria cidade, que já são referência para os cidadãos, também oferecem esse serviço de revenda para clientes que desejam ter um site ou possuem alguma agência, como forma de aumentar ainda mais o lucro;

Empresas SAAS: São empresas que vendem softwares como serviço (que funcionam online). Digamos que você tenha uma loja de móveis, precisa criar um site e precisa desse software para otimizá-lo, portanto, é interessante que, além do software, essa empresa também ofereça um plano de revenda de hospedagem, pois lidará com diversos clientes que utilizam o software.

E, logicamente, além de todas esses profissionais, existem também os empreendedores que trabalham de maneira “livre”, onde simplesmente busca uma forma de aumentar a renda e ganhar dinheiro online, criando um site e oferecendo revenda de hospedagem para amigos e clientes.

Hospedagem compartilhada e revenda de hospedagem, saiba a diferença

A hospedagem compartilhada é um dos servidores mais usados no mundo, principalmente por ter um custo benefício muito bom. Você hospeda o seu site em um servidor que também hospeda diversas outras contas e sites. É como se você estivesse em uma festa de aniversário, o bolo fosse o servidor e cada convidado um cliente. Cada um dos “convidados” consegue uma “fatia” do servidor. E a manutenção desse server fica totalmente por conta da própria empresa de hospedagem de sites, a desvantagem é que, se você precisar de mais espaço, infelizmente não dá para conseguir, tendo que migrar para outro plano.

Além de que, na hospedagem compartilhada, você possui apenas um login para todas as contas, demonstrando um pouco de amadorismo no seu empreendimento, pois o seu cliente pode acessar os outros sites, pois ficam hospedados no mesmo lugar.

Já com a revenda de hospedagem o cliente é completamente seguro com as informações do site. Cada cliente possui uma senha e login para acessar o cPanel, não tendo as informações compartilhadas com terceiros.

Além de oferecer essa segurança, com a revenda você ainda gerencia as contas da maneira que quiser, se um cliente esqueceu o pagamento ou vem atrasando há algum tempo, você simplesmente desabilita a conta até receber o dinheiro. Com uma hospedagem compartilhada isso não pode ser feito.

O que uma hospedagem precisa ter para eu oferecer uma revenda de hospedagem de qualidade

Como você vai administrar a conta dos seus clientes, eles não vão saber que o site deles está hospedado em uma empresa e você só é o intermediário ganhando dinheiro com isso. Portanto, você precisa escolher uma hospedagem profissional, respeitada e com as seguintes características:

Suporte: ter um suporte técnico profissional é de suma importância. Nunca se sabe quais são as dúvidas que você e o seu cliente vai ter, além de imprevistos indesejáveis. Portanto, opte por uma empresa que ofereça suporte 24/7. Velocidade e eficiência neste quesito precisam andar lado a lado.

Uptime: este fator refere-se ao tempo em que o seu servidor fica online. O recomendado é vocẽ utilizar um serviço de hospedagem com 99% de uptime, o que significa que seu site ficará online na grande maioria do tempo. Ninguém quer pagar por um serviço e se decepcionar com o site ficando offline por problemas técnicos, não é mesmo?

Espaço SSD: essa opção depende da quantidade de clientes que você for conseguindo revender uma hospedagem. Pois a medida que a sua revenda for crescendo, com a entrada de novos clientes, o seu servidor também precisa crescer para suportar os sites. Não esqueça também que o site dos próprios clientes também podem crescer bastante dentro do plano de revenda, fazendo com que você precise realizar um upgrade e contratar um plano com mais espaço.

Criador de sites e CMS: cheque no serviço de revenda quais são os CMS disponíveis. O mais conhecido e usado é WordPress. Isso é um ponto positivo que o cliente enxerga, pois a interface da plataforma WordPress é fácil de utilizar. Um criador de sites também é um excelente atrativo para o cliente. Aqui na WebLink nós temos nosso próprio criador de sites, o Zyro, fácil de usar e totalmente otimizado para SEO.

Local dos servidores: outro fator muito importante é a localização em que os servidores estão, pois o tempo de resposta do site pode ser influenciado. Recomenda-se que seja localizado em solo brasileiro ou americano. Na WebLink, os servidores da revenda são hospedados nos Estados Unidos.

Segurança: precisamos ter segurança em tudo o que fazemos na vida, e não é diferente quando administramos um site. Como você administrará diversas contas, a grande maioria delas mexerá com dados cadastrais de outras pessoas, como número de identidade, CPF, número do cartão de crédito, além de outras informações sigilosas. Portanto, é importante você optar por uma empresa de hospedagem de sites que ofereça SSL no plano de hospedagem de sites. Aqui na WebLink nós oferecemos SSL gratuito em alguns planos.

Limite de tráfego: alguns tipos de planos possuem um limite de tráfego para dentro dos sites, ou seja, se um determinado número de pessoas acessam algum site que esteja hospedado no seu plano de revenda ao mesmo tempo, e o limite de tráfego é atingido, o servidor fica inacessível.

Vantagens em ser um revendedor

Fique por dentro das vantagens em ser um revendedor e comece a ganhar dinheiro na internet.

  • Painel WHM próprio, ou seja, gerenciamento de todas as contas dos clientes, planos de hospedagem e zonas de DNS são feitas por ali. Você também tem o poder de habilitar e desabilitar funções do cPanel do cliente e até de deletar contas se assim desejar;
  • Certificado SSL gratuitos para todos os seus clientes e para você também;
  • Cobrar o valor que quiser do seu cliente sem precisar repassar parte desse dinheiro para a empresa de hospedagem. Você cobra e lucra 100% do valor, enquanto o preço da hospedagem que você contratar fica fixo. Para conseguir mais clientes, algumas pessoas até cobram mais barato que o próprio serviço de hospedagem de uma empresa;
  • Economia com servidor físico, já que você contratará uma empresa de hospedagem, focando apenas no suporte ao seu cliente e operando o WHM;
  • Fortalecimento da sua própria marca, podendo divulgá-la e tornando-a mais profissional;
  • Dependendo do tipo de revenda que optar, você pode escolher entre você mesmo ter o suporte da nossa equipe técnica ou o seu cliente diretamente. Na WebLink você pode escolher entre essas duas opções, além do suporte ser 24/7.

Vantagens da revenda para o seu cliente

  • O cPanel é utilizado pelos próprios clientes da revenda, em que poderão criar contas de e-mail, instalar plugins e aplicativos, configurar a proteção contra spam, mudar e definir senhas e outros tipos de operações que o cPanel permite fazer;
  • SSL gratuito;
  • Todas as ferramentas necessárias para criar um site otimizado e começar a ganhar dinheiro na internet;
  • Dependendo do plano que você contratar, o seu cliente recebe suporte 24/7.

Revenda de hospedagem WebLink – entenda os planos

A WebLink fornece dois tipos de serviço de revenda, cabe a você escolher qual deles se adequa melhor ao serviço. Um deles é o revenda de hospedagem por servidor.

Com este plano, é possível contratar servidores de acordo com o espaço em disco que você esteja precisando. Nós oferecemos planos de 60GB, 90GB, 130GB e 160GB. Neste plano também é possível fazer um upgrade dos servidores, caso atinja o limite de algum.

O suporte dessa modalidade é dedicado apenas ao revendedor, ou seja, você vai tirar todas as suas dúvidas com a nossa equipe técnica e prestar o suporte ao cliente. É recomendado que use a revenda de hospedagem por servidor quem possui clientes com diferentes tipos de sites, que precisam personalizar os planos e distribuir os recursos.

 

revenda-hospedagem-weblink

Agora vamos falar do outro plano, o da revenda de hospedagem por usuário. Neste plano,  você paga apenas R$ 11,50 por cada cliente, que terão 10GB de espaço para administrar o site. Esta revenda é recomendada para aquelas pessoas que querem desenvolver grandes trabalhos e projetos.

A grande diferença deste plano para o outro, além dos valores, é o suporte. Aqui, você pode optar por dar o suporte diretamente ao seu cliente, ou os técnicos da empresa de hospedagem podem fazer isso para você. Tudo depende do seu modelo de negócios e do que fizer mais sentido para o seu caso.

weblink-revenda

Funcionamento do suporte na revenda de hospedagem

Como explicado acima, o suporte dependerá do serviço que você escolher. Se optar pela revenda de hospedagem por servidor, você, revendedor, receberá o suporte. Mas se optar pela revenda de usuário, seu cliente que recebe o auxílio, se assim desejar.

Aqui na WebLink, o suporte é 24/7 e em português.

Migração de sites na revenda de hospedagem

Muitas empresas de hospedagem de sites oferecem a migração de sites, porém, a grande maioria delas cobra por este serviço. Aqui na WebLink nós realizamos todo o procedimento de migração gratuitamente, desde que o painel que você utilize permita a realização de backup.

Considere isso como um bônus para o revendedor. Pois nossa equipe de migração realiza tudo em até 72 horas, e o seu site se mantém online o tempo todo.

Em relação aos e-mails, para quem utiliza o cPanel, todos eles vão ser migrados automaticamente. Caso não utilize o painel citado, será necessário realizar o backup manualmente de todos e reconfigurá-los posteriormente.  

Empresa de hospedagem escolhida, servidor pago, estou pronto para começar a ganhar dinheiro na internet?

Em tese, sim, você está. Porém, trata-se muito mais do que uma simples receita de bolo. Você vai terceirizar um serviço, mas vai agir como a fachada do negócio. Os seus clientes não saberão que o servidor é de uma outra empresa.Então, é importante que você faça um trabalho profissional, para manter a credibilidade alta.

E como a credibilidade é uma das coisas mais importantes na hora de fechar um negócio, você não quer ter sua marca queimada, não é mesmo?

Portanto, contrate uma empresa que forneça servidores de qualidade, mas foque na experiência do seu cliente. Indique sempre os melhores caminhos para o cliente, ajude no que for necessário, para você profissionalizar cada vez mais o seu serviço de revenda de hospedagem.

Gerencie o financeiro da sua empresa

Para isso, você deverá usar softwares de cobranças. Para gerenciar a conta dos seus clientes como revendedor, você utilizará o WHM. Porém, nós recomendamos que utilize um software diferente para cuidar da parte financeira. O próprio cPanel pode indicar um.

Softwares de cobrança

WHMCS: este software vai fazer a gestação, administração financeira e prestação de auxílio. Este software vai automatizar as tarefas para você e seu cliente, dando muito mais praticidade e rapidez no negócio.

Através do WHMCS vocẽ consegue enviar faturas, automatizar funções de hospedagem, renovar e registrar domínios e analisar alguns dados. Existem três planos disponíveis que vocẽ pode contratar no WHMCS, você pode checar no próprio site deles aqui.

Você pode optar também pelo Blesta para automatizar o seu sistema de faturamento. Que conta com uma interface muito fácil de manusear e entender. Além do mais, com o Blesta, você pode ter acesso a relatórios, para saber como a sua “empresa” está se saindo.

Formas de pagamento

PayPal, Bcash, ContaAzul, Pagar.me. Todos esses módulos podem ser utilizados. Basta apenas você analisar e entender qual é o mais indicado para o seu tipo de negócio.

cPanel, o que é?

É o painel de controle que o seu cliente vai operar o site dele. Através dele, ele consegue desabilitar e habilitar funções, criar contas para e-mail e outros tipos de tarefas com função de administrador.

Porém, para que seu cliente consiga ter essa função de “administrador” e consiga fazer todas essas tarefas, você como revendedor precisa criar uma conta antes disso. E para criar uma conta, é necessário criar um pacote WHM. Mas você sabe o que é e como funciona o WHM?

Como funciona o WHM?

Ele é o painel de controle onde você, revendedor, irá gerenciar as contas dos seus clientes. Com ele você consegue suspender, excluir, criar, e realizar upgrades e downgrades das contas dos seus clientes a hora que quiser. Através desse painel você controla tudo, sendo o administrador geral.

Como eu consigo acessar o WHM?

Você pode acessar o painel por três diferentes formas:

1 – Coloque na aba de endereço: seudomínios.com.br/whm*

* Importante salientar que só dá para usar esse método se o nosso servidor DNS estiver sendo o destinatário do seu domínio.

2 – Coloque na aba de endereço: seuip/whm*

*Substitua pelo seu real endereço de IP

3 – Ou a terceira forma, entrando direto pelo seu cPanel, na opção destacada abaixo:

 

revenda-whm-weblink

Pacote WHM, o que é e como crio um?

Pacote é o plano que o seu cliente contratou. Dentro desse pacote, você, como revendedor, determina o que o cliente pode ou não fazer, qual serviço ele tem a liberdade de utilizar e o que vem incluído e o que não vem.

É criando esse pacote que você determina os GB que o cliente poderá usar, quantos domínios e subdomínios ele pode ter, quantas contas de e-mail ele pode criar e etc. Abaixo você consegue ver como é simples a criação de um pacote através do painel WHM:

revenda-painel-weblink

  • Detalhe que você pode dar o nome que quiser ao seu pacote. Assim como na WebLink nós temos a Hospedagem Ouro por exemplo.

pacote-revenda-weblink

  • Importante lembrar que a quantidade de GB que você disponibiliza para o cliente, não pode mais ser usada por você. Portanto, pense bem quando for repassar o espaço de acordo com a quantidade de clientes que você possui.

Hora de criar a conta

Pronto, você conseguiu criar um pacote, portanto, é hora de criar uma conta nova para os seus clientes. Para fazer isso é simples, basta ir na opção Funções de conta e logo depois ir em Criar uma nova conta, como detalhado logo abaixo:

revenda-pacote-weblink

Chegando nesta opção, você precisa preencher todos os dados do cliente, que vão desde o domínio, até a criação de uma senha. Feito o preenchimento, hora de colocar o cliente no pacote definido. E assim o procedimento segue para todos os outros clientes. A partir daí você só precisa ir administrando e prestando o suporte, dependendo do plano que adquiriu. Viu como é fácil?

Alteração da minha senha para acessar o WHM

Basta acessar a parte do painel de controle WHM e ir na opção Modificação de senha e depois Função de conta. Logo abaixo você pode ver uma ilustração.

revenda-weblink

Alteração da senha de um cliente para acessar o cPanel

Para alterar a senha de acesso do seu cliente ao cPanel, você precisa entrar no seu painel WHM e ir na opção destacada abaixo Listar contas. Ao lado da opção domínio, terá um sinal de adição (+). Clique nele e vá em Alterar senha.

revenda-cpanel-weblink

Pronto, pacote criado, conta criada e você já sabe como alterar senhas. Basta apenas ser profissional e atender o seu cliente da melhor maneira possível.  Tudo isso fica muito mais fácil com a praticidade do WHM.

Você sabe o que é DNS?

Ou no bom português, o sistema de nomes de domínios? Eles são responsáveis por identificar e fazer uma tradução dos IP’s para os endereços que digitamos no nosso navegador.

Imagine alguns sites preferidos seu, que você acessa todos os dias. Agora imagine que estes sites não tenham um nome como “meusite.com.br”, mas sim uma série de números que você precisa decorar para poder acessá-los todos os dias. Seria cansativo e chato, não é mesmo?

E é para isso que o DNS serve, para facilitar este acesso decifrando os números de IP.

Com a revenda de hospedagem, você tem direito a um DNS personalizado. Com isso, os clientes não saberão que o site deles está hospedado em uma empresa de hospedagem de sites, e sim com você, o intermediário da situação, deixando o seu trabalho profissional.

Segurança com a minha revenda de hospedagem, como funciona?

Como foi falado mais acima, segurança é importante em tudo o que fazemos. Abaixo nós vamos citar algumas defesas que o seu site e o dos seus clientes precisam ter para ficarem mais “tranquilos” na internet.

Security Socket Layer

O famoso certificado SSL. O grande objetivo deste sistema de segurança é não permitir que pessoas que querem te prejudicar, consigam informações sigilosas dos seus clientes. Como a grande maioria das vezes o site trata-se de um e-commerce, são números de cartões de crédito, endereços e cadastros pessoais que as pessoas divulgam.

E o SSL consegue deixar essa troca de informações criptografadas, dando total segurança e sigilo.

Outro fator muito importante que muitas pessoas não sabem é que o SSL ajuda no posicionamento em sites de busca. Se o seu site é lido pelo Google como seguro, ele terá um ranqueamento melhor e, consequentemente, conseguindo mais visualizações e acessos.

revenda-ssl-weblink

Nos planos da revenda de hospedagem WebLink você leva o SSL gratuitamente.

Configurando o SSL na revenda

1 – Você precisa acessar o WHM e navegar até a lista onde ficam suas contas;

2 – Agora clique no ícone onde mostra o cPanel (você não precisa do login e senha do cliente para acessar a conta);

3 – Após efetuar o login na conta, vá até a aba Segurança, localizada um pouco mais abaixo na página;

4 – Após isso, um ícone identificado como Let’s Encrypt™ SSL vai estar ali, clique nele;

ssl-weblink

5 – Depois que você acessar o Let’s Encrypt™ SSL, cheque o domínio e também o subdomínio que quer instalar o certificado de segurança. Ao fazer isso, clique na opção Issue.

issue-weblink

6 – Depois que você clicar em Issue, a janela mostrada abaixo abrirá.

issue2-weblink

7 – Agora aguarde carregar o certificado SSL. Uma mensagem vai aparecer (como mostrado abaixo). Depois é só clicar em voltar.

revenda-weblink

9 – Instalação finalizada. Viu como é fácil? Agora é só acessar o seu site para ver o SSL funcionando.

Antivirus

Os famosos vírus podem ser encontrados em todos os lugares da internet, e é muito fácil de seu computador ser infectado e tem como objetivo danificar a sua máquina, hackear senhas e informações e até pausar algumas atividades que o seu site esteja processando no momento. Portanto, a instalação de um antivírus é essencial para o seu negócio. Caso queira, você pode acessar o Sucuri, um site que escaneia o seu computador e checa se há ou não ameaças.

Backup

O backup serve para salvar todos os tipos de arquivos e mudanças que você realizou ao longo do dia, semana ou mês. Nos planos de revenda da WebLink, esse backup de arquivos é feito semanalmente. Porém, caso desejar ou até mesmo precisar, você pode fazer o backup manualmente a hora que quiser, sem custo adicional nenhum.

Anti-spam

Quase sempre nós recebemos aqueles e-mails chatos que não param de falar a mesma coisa? Lotando a sua caixa de entrada? Pois é, um anti-spam ajuda a conter isso. E como você criará contas de e-mail e vai lidar com isso, é essencial você ter um anti-spam bom. E por falar em e-mail, você sabe como funciona o email na revenda de hospedagem?

Este serviço pode ser utilizado para disparo de mensagens até 100 vezes através do cPanel. Aqui na WebLink, você escolhe a quantidade de e-mails que você pode ter direito a partir do plano que contrata. O disparo é de 100 e-mails por hora.

Qual o diferencial dos planos de revenda da WebLink para qualquer outro?

  • Suporte 24/7 através de tickets, chat e também telefone;
  • Certificado SSL gratuito para todos os sites que forem criados
  • Migração gratuita de sites em até 72 horas sem deixar o seu projeto offline.
  • Planos de revenda por usuário, onde você escolhe se o suporte é você quem dá ou os nossos próprios técnicos. Serviço exclusivo nosso.

Conclusão

Depois desse guia completo você está pronto para começar a ganhar dinheiro na internet com a revenda de hospedagem de sites WebLink?  Caso restou alguma outra dúvida, por favor, deixe um comentário ou entre em contato com a nossa equipe de suporte que teremos prazer em ajudar.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/tutoriais/conheca-tudo-sobre-revenda-de-hospedagem/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *