05jun
currículo online

Como fazer e colocar seu currículo online

Por: Rafael H. junho 5, 2017

Não é novidade falar sobre a importância do currículo para quem está a procura de um emprego. Os currículos são considerados o “cartão de visita” dos candidatos às vagas em aberto do mercado de trabalho. O currículo é um elemento ímpar paro o primeiro contato com as empresas. Por isso, toda e qualquer informação constante no seu currículo deve estar bem organizada e ter legitimidade. No mundo da internet, no entanto, não é possível você abrir mão de ter seu currículo online.

Currículo também é seu marketing pessoal

Além de uma boa aparência para o primeiro contato com as empresas e empregadores, o currículo também fala muito sobre o marketing pessoal do candidato. Sendo assim, nada mais justo do que usar essa ferramenta a seu favor. Os currículos onlines são um breve portfólio através do qual as empresas analisam o perfil profissional dos candidatos. Levando isto em consideração, é essencial saber como estruturar e distribuir as informações.

Sobre as informações

Seu currículo online deve ter seus dados técnicos. É através disso que as empresas que estão recrutando fazem uma pré-seleção. Por isso, evite omissão de informações e dados, não deixe de inserir o que é relevante para a vaga a que está concorrendo. Há casos em que, por menor que seja a omissão, ela poderia contar pontos ou ser decisiva para a conquista da vaga, pois poderia ser relevante para o recrutamento.

Atualização de dados

Pode parecer desnecessário falar, mas, endereço, telefone e e-mail precisam estar em dia em seu currículo online. Às vezes, pode ter passado muito tempo desde a última vez em que você mexeu em seu currículo e, na correria contra o tempo de achar outra vaga de trabalho, acaba esquecendo de rever o currículo e as informações constantes. Caso os contatos estejam desatualizados, a empresa não terá como encontrá-lo para fazer contato e você perderá uma chance de entrar para o desejado emprego.

Informe, mas não exagere

A objetividade do currículo é falar a seu respeito e mostrar o que você pretende. Essa é uma forma de otimizar tempo no momento da entrevista com um grande número de entrevistados. Então, informe pontos relevantes e verdadeiros de sua vida profissional. Em caso de haver muitas qualificações, elas devem ser expressadas de maneira resumida. Dados como RG e CPF não são relevantes para um currículo, eles serão solicitados, automaticamente, caso você seja contratado.

Experiências profissionais

Erros bastante pontuais estão no modo como as experiências são apresentadas. Muitas pessoas distribuem as experiências na ordem crescente (da primeira até a mais atual), sendo que, em um currículo, as empresas querem saber, exatamente ao contrário, começando pela última experiência profissional. Os gestores querem saber de seu último contato profissional, o que você desempenhou, onde trabalhou, o que implantou na empresa. É como escolher uma fruta no supermercado: procuramos pelas mais frescas. Outro erro bastante comum é colocar as experiências na primeira pessoa: “Eu implantei, eu iniciei, eu idealizei, eu projetei”. A intenção, nestes casos, é mostrar a iniciativa e proatividade. Mas, ao contrário disso, o candidato passa a impressão de egocentrismo, como se ele, sozinho, tivesse feito a empresa crescer ou disparar em números.

Formatação

Algumas pessoas alegam que enviam currículos para um grande número de vagas e empresas, mas, não recebem retorno. Em alguns casos isso acontece pelo número diário de currículos que a empresa recebe, ou porque os candidatos não sabem preparar seu próprio currículo. Seu currículo online deve ser objetivos e passar o objetivo do candidato em uma leitura prática. Lembre-se que quem está lendo o currículo não dispõe de muito tempo e, quase sempre, precisa recrutar os candidatos em um curto espaço de tempo. Por isso, quanto mais enxuto e objetivo, melhor. Nada de muitas imagens e animações, eles podem tirar o foco de quem está analisando o documento e, até mesmo, fazer com que seu CV seja descartado, mesmo que ele apresente ricas experiências. Mas, claro que isso depende do cargo e empresa para que você está se candidatando.

Cuidado com o Português

Erros com a língua portuguesa são imperdoáveis. Dificilmente passarão despercebidos. O currículo é um documento que os candidatos têm tempo para fazer e atualizar. Tudo se atualiza e transforma, inclusive seu currículo. Não adianta cogitar a possibilidade de que você não terá que entender ou falar perfeitamente a língua portuguesa. Ou, até mesmo, que, em caso de dúvidas, o corretor ortográfico fará o trabalho por você. Mais do que boas experiências, é preciso saber falar e escrever. Pesquisas apontam que erros de português eliminam até 40% dos candidatos a vagas de estágio. Ler e reler fazem parte da produção de seu currículo.  

Sites de emprego

Em era de avanço da tecnologia e em que quase tudo é feito através da internet, os sites de vagas de emprego, comumente recorridos pelos candidatos, hoje, dispõem de espaços para preenchimento das informações a fim de que você possa inserir seu currículo online. Sendo assim, eles abrem mão do envio dos tradicionais CVs.

É preciso estar atento a alguns pontos: o que você quer? O que gosta de fazer? Você conhece ou tem uma breve noção da empresa para a qual se candidatou à vaga? Vale lembrar que, mesmo que o recrutamento aconteça por um site de emprego, se faz necessário a apresentação de um currículo em mãos. Tenha sempre um CV atualizado e de fácil acesso para a impressão.

linkedin

Incluindo seu currículo na internet

Sites como Linkedin, Vagas, Catho, Indeed, Manager, Infojobs, Bebee, Canva, são alguns exemplos e trabalham com seriedade e nos quais você pode inserir seu currículo online. Através deles é possível criar uma conta e armazenar seus dados.

O Linkedin, aliás, se destaca como uma das principais redes sociais do mundo e é totalmente focada em mercado de trabalho. Inúmeros são os relatos de pessoas que adquiriram um novo emprego utilizando o Linkedin e de headhunters que utilizam a plataforma com frequência.

Outra opção, muito utilizada por freelancers, é fazer um registro de domínio, ter seu próprio site e disponibilizar seu portfólio online. Em carreiras como de fotógrafo, designer, assessores de imprensa, e diversos outros profissionais liberais isso é muito comum. Fotógrafos também costumam utilizar a plataforma flickr.com para colocar suas fotos online, como forma de portfólio.

flickr

Conclusão

Colocar seu currículo online no mundo atual é indispensável. Não faça com que seu currículo seja apenas mais um. Mais um a ser arquivado, engavetado, deixado de lado. As empresas estão sempre em busca do melhor. Como vimos acima, hoje, elas estão conectadas a sites renomados e já têm acesso às informações antes de conhecer o candidato. Atualize os dados, ninguém conhece melhor sobre você do que você mesmo. Passe adiante aquilo que você quer que gestores e empresas vejam sobre suas experiências e seu preparo profissional. Não esqueça: seu currículo é seu cartão de visita, uma ponte entre empregados e empregadores.

Dica de ouro: Se, ao invés de colocar o currículo, você desejar colocar seu portfólio online, considere abrir seu site para colocar seus trabalhos recentes e conte com a hospedagem de sites da WebLink. Confira os planos em nosso site.

A WebLink sempre está de olho no mercado atrás de pessoas que se destacam em suas áreas e recebe currículos através da página de empregos. Fique à vontade para nos enviar currículos caso desejar trabalhar em umas das empresas de hospedagem de sites que mais cresce no Brasil e que faz parte do Grupo Hostinger Global, o qual atua em 40 países e atende milhões de clientes ao redor do mundo.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/uncategorized/como-fazer-e-colocar-seu-curriculo-online/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *