08maio
garoto aprendendo como criar um servidor de Minecraft e jogando o game

Como Criar Um Servidor de Minecraft (Windows e Linux)

Por: Andrei L. maio 8, 2020

Minecraft é um dos jogos mais populares de todos os tempos: são mais de 69 milhões de jogadores espalhados pelo mundo. E, caso você esteja querendo mais desempenho e recursos para a sua experiência de jogo online, veio ao lugar certo. Hoje você vai aprender a como criar um servidor de Minecraft, tanto no Linux quanto no Windows.

O Que é Minecraft?

Minecraft é um jogo eletrônico disponível para computador, videogames e dispositivos móveis (smartphones e tablets).

No game, o jogador usa ferramentas para explorar o mundo ao seu redor, cavando, minerando materiais e montando bloquinhos para construir qualquer tipo de objeto nele.

A mecânica de jogabilidade acontece livremente em mundo aberto. E, como um arquiteto virtual em pleno desenvolvimento, o jogador pode compartilhar suas criações com outros jogadores pela internet.

É aqui que aparecem os servidores dedicados para hospedar e manter esses conteúdos e interações sempre funcionando na rede.

Por Que Você Precisa de Um Servidor de Minecraft?

Minecraft funciona a partir de um software que, instalado em um computador conectado à internet, permite os jogadores usem a criatividade para criar o que quiserem.

Porém, nem sempre a experiência de jogo é garantida com uma máquina pouco poderosa e uma conexão de internet simples. É por isso que um Servidor de Minecraft se faz necessário.

Com ele, o jogador consegue otimizar a sua experiência de jogo, pois garante a participação de vários jogadores ao mesmo tempo e com todos os recursos possíveis.

O serviço usado como servidor é a Hospedagem VPS, que pode ser tanto do tipo Linux quanto Windows.

VPS (Virtual Private Server) significa Servidor Privado Virtual, um tipo de hospedagem que possui algumas características muito particulares. São elas:

  • Fácil instalação
    Com algumas poucas configurações, a sua VPS já está pronta para ser usada. No Linux, há uma demanda maior de conhecimentos técnicos sobre comandos de controle. No Windows, basta aproveitar o suporte da Microsoft para agilizar o procedimento com bem poucos cliques.
  • Recursos dedicados
    Ainda que seja um serviço de hospedagem compartilhado, um servidor VPS garante recursos dedicados e exclusivos a um só usuário. Isso inclui memória RAM, processamento de dados, espaço em disco e transferências rápidas de arquivos.
  • Alto desempenho
    É justamente pelos recursos dedicados que o usuário consegue um alto desempenho no seu servidor VPS. Independente do volume de conteúdo armazenado online, a estabilidade do jogo é assegurada de forma constante. Não existe lentidão nem quedas de disponibilidade do serviço.   
  • Personalização
    Um servidor VPS é altamente customizável. Isso significa que você pode alocar e distribuir recursos como quiser. É possível priorizar certos recursos em detrimento de outros para garantir o desempenho que o game precisa para rodar de forma mais estável.  

O básico sobre servidores VPS e como eles funcionam e influenciam na sua experiência de jogo com Minecraft você já conhece. Agora, é hora de colocar a “mão na massa”, otimizar e expandir a sua diversão com o game

Como Criar Um Servidor de Minecraft no Linux

A seguir, vamos ver como criar um servidor de Minecraft no Ubuntu e no CenOS, duas das distribuições Linux mais populares. 

1° Passo – Instalar Java e Screen

Antes de tudo, você precisa acessar o seu servidor VPS através do terminal SSH. Depois de fazer o login, digite o comando abaixo.

ssh nomedeusuario@endereçodeip

Assim que logar, você poderá configurar o servidor. Aqui, vai precisar estar com o Java instalado na sua máquina. É provável que já tenha, mas caso ainda não, digite o comando abaixo para conferir.

java -version

Vai aparecer uma mensagem informando se o Java foi ou não encontrado no sistema. Se a resposta for positiva, basta seguir ao segundo passo deste tutorial. Caso a mensagem seja negativa, continue seguindo as instruções.

Execute os comandos abaixo para fazer download das atualizações mais recentes do seu sistema. E isso já inclui automaticamente o Java e a sua instalação.

  • No Ubuntu:
sudo apt-get update
sudo apt-get install default-jdk
  • No CentOS:
sudo yum update
sudo yum install java -y

Após isso, o Screen precisa ser instalado e configurado. É ele quem garante que o servidor de Minecraft continue sendo executado em segundo plano se a sua conexão com a internet for perdida. Use os comandos a seguir.

  • No Ubuntu:
sudo apt-get install screen
  • No CentOS
sudo yum install screen -y

Com isso, você conseguiu instalar o Java e o Screen no seu computador. O próximo passo é instalar o servidor de Minecraft no Ubuntu.

2° Passo – Instalar Servidor de Minecraft no Linux 

Como você já tem o Java e o Screen instalados, é hora de começar a instalar o servidor de Minecraft. Siga os passos abaixo. 

Faça um novo diretório para armazenar seus arquivos de configuração do Minecraft. Esse paço é opcional, mas recomendado para você manter seus dados de sistema organizados. 

mkdir minecraft

Após criar o diretório, mova para um novo local usando o comando a seguir.

cd minecraft

A seguir, você precisa de um WGET no sistema. Se não tiver um instalado, digite o seguinte comando e aperte ENTER.

  • No Ubuntu:
sudo apt-get install wget
  • No CentOS:
sudo yum install wget -y

É hora de instalar o servidor de Minecraft. Faça o download pela execução do comando abaixo.

wget -O minecraft_server.jar https://s3.amazonaws.com/Minecraft.Download/versions/1.11.2/minecraft_server.1.11.2.jar

Para este tutorial, a versão do servidor usada era 1.11.2. Confira se existe uma nova versão neste link e faça o download dela.

Agora, você precisa confirmar o uso de licença do Minecraft. Use e execute o comando abaixo.

sudo nano eula.txt

Agora, encontre a linha que informa:

eula=false

E faça a modificação dela para:

eula=true

Salve todas as suas alterações.

Na sequência, rode o Screen que você baixou antes para que o servidor continue sendo executado em segundo plano. O comando está logo abaixo.

screen -S "Minecraft server 1"

E é isso. Siga o terceiro passo para executar o servidor de Minecraft já instalado na sua máquina.

3° Passo – Executar Servidor de Minecraft no Linux

Para executar o servidor Minecraft instalado no seu PC, use o comando abaixo.

java -Xmx1024M -Xms1024M -jar minecraft_server.jar nogui

Como o próprio código acima mostra, Minecraft requer 1024 MB (1GB) de memória RAM disponível para ser inicializado no servidor. Isso é um requisito mínimo.

Então, certifique-se de que sua Hospedagem VPS tenha essa quantidade mínima. Porém, é sempre recomendado ter mais.

E, se quiser atribuir mais memória ao Servidor VPS Minecraft, você só precisa substituir o número dos trechos -Xmx e -Xms do código por 2048 MB (2GB). Mas, para isso, o Servidor VPS que você usa precisa ter essa quantidade de recursos dedicados.

No processo, esta tela janela abaixo deve abrir na sua tela. Ela mostra o processe de execução do servidor de Minecraft.

tela de execução do servidor Minecraft no Linux

Depois dela, o servidor de Minecraft terá sido iniciado normalmente. Saia do Screen aprertando CTRL+A e D. Se quiser reabrir a janela do Screen, é só executar o comando abaixo:

screen -r

Caso queira personalizar as configurações do seu servidor de Minecraft, abra o arquivo de propriedades Nano com este comendo:

nano ~/minecraft/server.properties

Como Criar Um Servidor de Minecraft no Windows

Se o seu computador tem o sistema operacional Windows instalado, basta seguir a sequência de passos abaixo para instalar o servidor de Minecraft no seu PC. 

1º Passo – Instalar Java Atualizado

Por Minecraft ser baseado em Java, você precisa se certificar que seu computador tenha a versão mais atualizada da aplicação. 

Abra o prompt de comando do Windows e verifique a versão instalada do Java com:

java -version

Caso a versão seja a mais recente, siga para o próximo passo. Caso contrário, acesse o site oficial e faça o download da versão mais atualizada.

página de download do Java para jogar Minecraft

2º Passo – Baixar e Executar Arquivo do Game

Faça o download do instalador (formato .jar) do jogo na página oficial do game.

Antes de começar a instalação do servidor, é recomendado criar uma pasta em uma nova pasta redirecionar os arquivos a este novo local. Mova o arquivo .jar recém-baixado para ela. 

Execute o arquivo baixado. Oriente-se pela tela abaixo.

pasta para executar o servidor de minecraft

Antes de começar a rodar o servidor Minecraft, abra o arquivo eula.txt. Isso é necessário para que você aceite os termos de condições e uso EULA.

Edite o arquivo mudando o trecho eula=false para eula=true. Veja o modelo a seguir.

aceitar condições de uso EULA

3° Passo – Executar o Servidor de Minecraft no Windows

Agora você já pode executar o servidor de Minecraft no Windows clicando duas vezes no arquivo .jar.. É possível que você tenha que permitir a execução mudando as configurações de firewall da sua máquian.

Se quiser, você também pode usar o prompt do Windows  para executar o servidor.  Para isso, digite:

cd Desktop/MinecraftServer

Para iniciar o servidor do jogo, execute o comando abaixo.

java -Xmx1024M -Xms1024M -jar 
minecraft_server.jar nogui

Se tudo der certo, você vai ver uma janela bem semelhante à imagem de baixo. Ela significa que o servidor de Minecraft está em execução.

janela que mostra o servidor de Minecraft em execução

Conclusão

Agora que você aprendeu a como criar um servidor de Minecraft, já pode chamar seus amigos e se divertir em um servidor dedicado. Seu desempenho será mais alto e todos os jogadores da partida terão muito mais liberdade de ações. 

Ótima jogatina por aí!

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/vps/criar-servidor-minecraft/trackback/

2 Comentários:

  • Onde você vê o IP do server?

    • Olá Camila, você precisa usar o IP do seu servidor SSH! Isso é algo que você pode conferir dentro do painel ou do terminal da sua hospedagem.

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *