06fev
aprenda o que é vps windows e por que usar servidores virtuais

O Que É VPS Windows?

Por: Andrei L. fevereiro 6, 2019

VPS Windows é um tipo de Hospedagem VPS que garante mais recursos e estabilidade para um projeto na internet. Hoje você vai aprender mais sobre o que é este serviço, como funciona, ver as principais características e os benefícios de usar essa tecnologia de servidores virtuais.

Ao longo do conteúdo, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é VPS Windows e como funciona;
  • Características da VPS Windows;
  • Vantagens e desvantagens da VPS Windows.

O Que é VPS Windows e Como Funciona?

VPS Windows (Virtual Private Server ou Servidor Privado Virtual) é um serviço de Hospedagem VPS. Ele proporciona recursos dedicados ao usuário, maior autonomia de controle destes recursos e alto desempenho a qualquer site hospedado na internet.

Uma VPS age como um servidor virtual que é repartido em vários outros servidores virtuais menores. Ainda que seja um compartilhamento de serviço com outros usuários, o usuário que contrata uma VPS Windows recebe recursos exclusivos para usar no seu projeto online.

Por ter recursos dedicados, a VPS Windows é indicada para sites que estejam em constante crescimento, que recebem grande volume de tráfego e que demandam alta capacidade dos servidores virtuais para manter tudo no ar.  

Sabia que, além da VPS Windows, também existe a VPS Linux? Confira o Comparativo VPS Linux x VPS Windows e saiba qual dos dois tipos é o mais indicado para o seu negócio online.

Características da VPS Windows

Por ser uma hospedagem VPS, a VPS Windows se destaca por ter características básicas em relação aos outros tipos de hospedagem de sites. Abaixo, listamos um compilado com as 5 principais delas.

  1. Preço
    O custo para ter um serviço de Hospedagem VPS Windows é maior do que uma simples Hospedagem Compartilhada. Ainda assim, as vantagens são maiores, como os recursos dedicados para usar como o usuário quiser.  
  2. Customização
    O usuário pode configurar seu próprio servidor virtual e alocar recursos para a área do serviço que mais estiver precisando. Independente da configuração definida, a VPS Windows é capaz de suportar grande volume de acessos e transferências em um ou mais sites.  
  3. Alto desempenho
    Por conta dos recursos dedicados e da configuração personalização do usuário, o desempenho da VPS Windows é garantido. Não importa a quantidade de sites, o volume de tráfego total e o peso dos arquivos em transferência. O alto desempenho sempre vence uma possível instabilidade no sistema.
  4. Segurança
    A autonomia do serviço de Hospedagem VPS garante que o usuário instale softwares de proteção adicionais. No caso da VPS Windows, além da própria segurança do Windows, o sistema operacional da Microsoft, que recebe atualizações periódicas contra as toxidades da internet.  
  5. Escalabilidade
    Uma VPS é ideal para projetos com perspectiva de crescimento constante. Como as funcionalidades da VPS se adaptam à velocidade de expansão de um site, a soma dos recursos dedicados, do desempenho e da segurança fazem com que a VPS Windows seja altamente escalável.  

Vantagens e Desvantagens da VPS Windows

Contratar um serviço de Hospedagem VPS Windows costuma ser mais custoso do que outros serviços de hospedagem para sites. Por isso, você precisa de mais informações sobre a VPS Windows para avaliar qual é a melhor opção para o seu negócio.

Abaixo, listamos as vantagens e desvantagens de ter uma VPS Windows.

Prós

  • Acessibilidade
    O Windows é uma das plataformas mais confiáveis de se usar. A engenharia de programação do sistema operacional garante uma interface intuitiva e acessível de mexer e de configurar. Assim, o usuário não precisa saber de codificação para saber como usar uma VPS Windows com propriedade.
  • Segurança
    O Windows conta com atualizações constantes no seu sistema de segurança. As melhorias na proteção são programadas e lançadas por especialistas e engenheiros em TI da Microsoft, que buscam formas de barrar qualquer tipo de ataque malicioso.     
  • Linguagens de Programação Exclusivas
    Ter conhecimentos em linguagens de programação ajuda a aproveitar melhor os recursos de uma VPS Windows. E ela ainda conta com linguagens exclusivas, como ASP e ASP.NET, além de compatibilidade com bancos de dados também exclusivos, como o Access.

Contras

  • Custo
    Por ser um software proprietário, o Windows faz com que a VPS Windows seja um pouco mais cara de usar em comparação à VPS Linux e à Hospedagem Compartilhada. Isso acontece porque, quando contrata uma VPS Windows, o usuário também está pagando pela permissão de uso da licença do programa da Microsoft.  
  • Escassez de Funcionalidades
    A VPS Windows não permite que o usuário adicione qualquer função extra ao seu próprio sistema. Tudo o que está disponível é somente disponibilizado pela Microsoft, que gerencia a lança novos recursos e funcionalidades ao seu tempo e nem sempre consegue atender aos pedidos dos usuários.
  • Incompatível com cPanel
    O cPanel é o painel de controle de hospedagem de sites mais usado no mundo justamente pelas suas praticidades. Isso quer dizer que, ao usar uma VPS Windows, o usuário tem que optar por opções pagas de paineis de controle. Entre eles o Plesk, que é pouco conhecido, não é tão intuitivo e não conta com uma comunidade tão abrangente assim.  

Conclusão

Assim como a VPS Linux, a VPS Windows é um tipo de Hospedagem VPS voltado para projetos em plena expansão. Se você prioriza acessibilidade e suporte, pode ser uma boa escolher a VPS Windows para embarcar seu projeto. Mas se o custo e a limitação das funcionalidades pesarem, considere adquirir uma VPS Linux.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/vps/tudo-sobre-o-windows-vps/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *