11set

Tudo sobre o Windows VPS que você vai gostar de saber

Por: José M. setembro 11, 2017

Você pode até pensar que já sabe tudo sobre o Windows VPS, mas sempre há o que aprender! Hoje temos uma pergunta bem específica para vocês: tem tido dificuldades com as atualizações de seus clientes diretamente em servidores dedicados? Pois é, manter o controle das alterações pode ser trabalhoso desta forma. A boa notícia, é que a solução dos seus problemas pode ser um serviço Windows VPS (ou Linux VPS, dependendo das suas necessidades e preferências). Mas, vamos com calma. Primeiro, esclareceremos o que é e quais são as vantagens de um serviço VPS. Aproveite este post e veja o que falta na sua bagagem de conhecimento sobre este assunto.

vps-windows-weblink

O que é Windows VPS (Virtual Private Server)?

Direto ao ponto, é um serviço de hospedagem (host) para um servidor privado virtual e compartilhado. Isso permite o uso de um perfil de administrador (root) para controle de alterações e também, para acompanhamento e testes. Em outras palavras, na prática, serve como uma ponte entre o trabalho em desenvolvimento e o servidor onde será publicado. Porém, com a vantagem de permitir maior segurança, em relação aos serviços compartilhados tradicionais e também, maior controle em relação aos dedicados. Além disso, como se trata de um serviço de hospedagem, não um software, o uso de um Windows VPS ou Linux é opcional e depende, basicamente, das mesmas questões que envolvem a escolha para uso pessoal ou profissional, de um ou outro sistema operacional:

Preferências pessoais. Desde o lançamento do primeiro kernel Linux, estes dois SO’s tem disputado corações e mentes, em geral, por oposição de termos  como: facilidade versus dificuldade de uso, ou ainda, qualidade versus quantidade. No fundo, profissionalmente, importa o que é mais produtivo para você.

Segurança. Não há qualquer sombra de dúvida sobre a maior segurança dos  servidores baseados em Linux. Mas, isso pode ser contornado com as opções avançadas de configuração do Windows. O problema neste caso, é que nem todos os usuários, mesmo programadores e desenvolvedores, se dão a este trabalho.

Integração com outros softwares e serviços. Uma estimativa razoável para o market share atual, é de 70% de servidores baseados em Linux. Isso não quer dizer que você não possa usar um serviço Windows VPS, mas é interessante analisar possíveis ganhos de produtividade de um em relação ao outro.

Curva de aprendizagem. Se você está lendo este artigo, é porque está começando a pensar em um serviço VPS e assim, não há nada de errado em dar o pontapé inicial com Windows VPS e avaliar as possibilidades depois. O Linux certamente exige um pouco mais de dedicação.

Velocidade. Para encerrar, sistemas baseados em Linux são geralmente melhores em desempenho para aplicações que exigem grande quantidade de dados ou capacidade de processamento, memória e conexão. O ganho é marginal, mas pode ser um fator importante dependendo das suas necessidades.

Dito isto, agora que você já conhece as opções e a relação entre elas, vamos nos concentrar nas características e vantagens deste serviço de hospedagem, considerando o Windows VPS. Analise com calma e continue aprendendo!

vps-weblink

Principal Vantagem de Utilização do Windows VPS

A primeira e mais óbvia vantagem é o preço. Serviços de hospedagem tradicionais, compartilhados ou dedicados, exigem uma máquina física disponível e portanto, ocupam espaço, requerem manutenção e acabam sendo mais caros ou ainda, no caso dos compartilhados, menos seguros. Traduzindo, todos esses aspectos sempre devem ser considerados por você, com observação em cada detalhe, para que o barato não saia caro mais adiante. Em um serviço VPS, o seu computador faz a função de servidor físico e portanto, deverá ter um software de criação de máquina virtual. Para sistemas Windows, temos três opções principais de virtualização em ambiente profissional:

VM Ware. Tende a criar máquinas virtuais com melhor desempenho, porém, é a única ferramenta paga desta lista.

Virtual Box. Opção intermediária. Gratuita e conta com desempenho médio próximo, em alguns aspectos, ao VM Ware.

Virtual PC (Microsoft Virtual). Aparece como terceira opção apesar de tecnicamente, contar com suporte da Microsoft. Também é gratuita. Embora o Virtual Box pareça a melhor opção, existem aplicações específicas em que um pode ter desempenho melhor que os demais. A melhor estratégia é testar o Virtual Box e o Virtual PC de início. Partindo para o VM Ware, caso ambos se mostrem insuficientes para o seu uso.

Serviços de Host para Windows VPS

Agora que já sabe o que é VPS e tem sua máquina virtual em mente, resta apenas escolher um dos muitos serviços de hospedagem disponíveis. Lembre-se a história do barato e do caro! O serviço de hospedagem deve atender as suas necessidades, mas veja bem, não apenas imediatistas, mas a médio e longo prazo. Então, ao contrário do que fizemos no tópico anterior, não vamos indicar serviços, até porque você já está percebendo que quem oferece este tipo de informação para você, com certeza merece sua confiança. Então, o importante, neste caso, é equilíbrio entre preço e funcionalidades:

Integração com Windows. A esta altura, parece uma dica inútil, mas certifique-se de que o serviço de host oferece especificamente Windows VPS.

Espaço de armazenamento. Talvez você não precise de muito, mas tenha em mente que a maioria dos serviços já oferece espaço ilimitado, então, porque escolher um com limitação?

Limites de transferência de dados. A limitação é mais comum em servidores tradicionais, mas, não custa observar este detalhe antes de contratar o serviço. Enfim, chegamos ao ponto em que tudo que você precisa fazer é começar a utilizar serviços VPS. Apenas lembre que, como tudo neste mundo, é a prática que vai te dar as melhores dicas para o seu caso e boa sorte!

vps-manutenção-weblink

Conclusão

O Windows VPS é um modo seguro para compartilhar serviços, que é muito interessante pela relação custo x benefício. Necessariamente depende de todas as questões que devem ser resolvidas como nos outros sistemas operacionais. É oferecido em três sistemas de virtualização profissional: VM Ware; Virtual Box e Virtual PC (Microsoft Virtual). E para os serviços de hospedagem não seja cético, considerando apenas o preço, investigue e faça a melhor escolha. Nós da WebLink oferecemos esse serviço de hospedagem barata, acesse nosso site e saiba mais sobre o nosso produto.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/vps/tudo-sobre-o-windows-vps/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *