01fev
guia para escolher entre vps linux ou windows

VPS Linux ou Windows: Qual a Melhor Opção para Seu Site?

Por: Andrei L. fevereiro 1, 2019

Quem tem um site em crescimento na internet eventualmente vai precisar de um serviço mais completo de hospedagem de sites. Estamos falando da uma VPS (Servidor Privado Virtual). Mas aqui aparece uma dúvida muito comum: escolher VPS Linux ou Windows? É exatamente isso o que você vai descobrir neste artigo.

Ao longo do conteúdo, vamos abordar a seguinte estrutura de tópicos:

  • O que é VPS e como funciona;
  • Tipos de VPS: VPS Linux ou Windows;
  • VPS Linux: vantagens e desvantagens.
  • VPS Windows: vantagens e desvantagens.
  • Como escolher a melhor opção para seu site?

O que é VPS e Como Funciona?

VPS é a sigla para Virtual Private Server que, em português, significa Servidor Privado Virtual. É um tipo de serviço de hospedagem de sites voltado para projetos que estão em constante crescimento, precisando de mais recursos para aguentar o tráfego recebido.

Uma VPS funciona como um servidor virtual que é dividido em vários outros servidores virtuais menores. Neles estão armazenados os recursos para que um projeto online em expansão tenha o desempenho esperado com a hospedagem contratada.

O usuário recebe um estes servidores virtuais com recursos dedicados. N0ão divide com mais ninguém de nenhum serviço de hospedagem. É assim que se consegue mais memória RAM, poder de processamento, velocidade e espaço em disco em uma Hospedagem VPS.     

Tipos de VPS: VPS Linux e VPS Windows

Atualmente, existem dois tipos de serviços de Hospedagem VPS disponíveis no mercado. São eles: VPS Linux e VPS Windows. Algumas das principais características mais imediatas e marcantes dos dois tipos são:

  • VPS Linux. É um tipo de VPS baseado em sistemas operacionais de código aberto, como o Linux (e suas distribuições). Por conta disso, é uma opção bem mais acessível em termos de preço. Em contrapartida, exige que os usuários saibam sobre terminologias e comandos do sistema para usar com propriedade.
  • VPS Windows. É um tipo de VPS baseado no Windows, o sistema operacional da Microsoft. Por causa disso, é uma opção que é mais custosa do que a VPS Linux. Porém, tem na usabilidade e na facilidade de adaptação dois dos seus maiores trunfos, pois dispensa conhecimento técnico avançado.  

VPS Linux: Vantagens e Desvantagens

Você já conhece alguns aspectos da VPS Linux. Abaixo, confira uma tabela com as vantagens e as desvantagens de usar este tipo de Hospedagem VPS.

VPS LINUX

Vantagens Desvantagens
Por ser de código aberto, não depende de licenciamento de software. Por isso, é a solução mais barata existente para serviços de Hospedagem VPS. Para acessar o terminal de comandos do Linux (e suas distribuições), o usuário precisa ter conhecimento técnico específico. O acesso remoto via SSH também exige .
Compatibilidade com o sistema operacional de código aberto Linux e suas principais distribuições, como Ubuntu, CentOS, Debius, Fedora e Scientific.
Ainda por ser de código aberto, tem uma extensa comunidade de apoiadores e desenvolvedores que lançam em melhorias de estabilidade, novos recursos e atualizações periódicas.
Acesso remoto por SSH (Secure Shell) sem precisar estar conectado ao terminal de comandos do Linux pelo seu computador. Basta inserir o código de acesso de um ambiente virtual.
Tem compatibilidade com linguagens de programação de código aberto, como PHP. Então, se o usuário sabe como usar essa tecnologia, ele mesmo pode desenvolver scripts com melhorias e novidades.
É compatível com cPanel, o painel de controle de hospedagem de sites mais usado no mundo. Com isso, permite gerenciar servidor VPS, banco de dados, emails e usar FTP para transferências de arquivos.

DICA: A WebLink oferece 6 opções de planos de Hospedagem VPS Linux. Escolha a que mais se encaixa com as suas necessidades e garanta a estabilidade e o desempenho do seu site.

VPS Windows: Vantagens e Desvantagens

Você também já conhece algumas das principais características da VPS Windows. Mas, abaixo, apresentamos uma tabela com as vantagens e as desvantagens de contratar e usar este tipo de Hospedagem VPS.

VPS WINDOWS
Vantagens Desvantagens
Usabilidade e gerenciamento de recursos facilitados com uma interface amigável e intuitiva. Dispensa qualquer tipo de conhecimento em programação ou de comandos em terminal para ser operada plenamente. Usa o Windows como sistema operacional base. E, por ser um software proprietário da Microsoft, o usuário paga pela permissão de uso, o que também encarece o preço da VPS Windows.
É compatível com linguagens de programação exclusivas da Microsoft, como a ASP e ASP.NET. Também é a única a ter compatibilidade com bancos de dados SQL Server e Access. Por ter um software de código fechado, suas funcionalidades são limitadas ao que é oferecido pela Microsoft. Nenhum desenvolvedor externo pode criar e lançar novas funcionalidades à VPS Windows.
Como usa o Windows como sistema operacional base, tem suporte completo da Microsoft e sua equipe de atendentes especialistas em Tecnologia da Informação.   Não tem compatibilidade com cPanel. O usuário precisa optar por alternativas pagas de painel de controle, como o serviço de armazenamento em nuvem Azure ou o painel de hospedagem Plesk.
Recebe atualizações constantes com melhorias e mecanismos robustos de defesa para fechar possíveis brechas no sistema e impedir ataques maliciosos.

VPS Linux ou Windows: Como Escolher a Melhor Opção?

Contratar um serviço de Hospedagem VPS para seu site é moleza. Mais complicado é saber qual tipo, entre VPS Linux ou VPS Windows, escolher para o seu projeto online. Abaixo, vamos dar algumas dicas do que você precisa levar em consideração na hora de tomar a sua decisão.

  1. Defina o Sistema Operacional. É imprescindível que você escolha um tipo de serviço com um sistema operacional com o qual tenha mais afinidade. Entre Linux e Windows, avalie qual deles você domina mais na administração de contas e gerenciamento de recursos. A ideia é não passar trabalho com comandos específicos e configurações que você não conhece. Mas nada que taqmbém não possa aprender mais tarde.
  2. Custos. Saber o quanto você vai gastar para contratar e manter seu site hospedado em uma VPS pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso dele. A dica é planejar, fazer os cálculos e ter uma previsão dos custos do serviço a longo prazo. Avalie a perspectiva de impacto no negócio e o quanto de tempo será necessário para ter retorno financeiro.   
  3. Usabilidade. Como você vai usar, instalar e configurar algo que não tem muita habilidade nem conhecimento técnico? O ideal é escolher um tipo de VPS que possui uma interface amigável, de fácil aprendizado e de gerenciamento intuitivo para você aproveitar o máximo do potencial do serviço oferecido.
  4. Recursos. Independente do sistema operacional, você precisa escolher um serviço que tenha os recursos que seu site precisa para continuar funcionando na internet. Considerando, ainda, que ele se desenvolva e cresça com o tempo, é importante avaliar recursos como espaço de armazenamento, velocidade de processamento, quantidade de memória RAM e o quanto de tráfego seu projeto pode receber.
  5. Segurança. Você com certeza não quer ter um serviço que ofereça riscos de uso. Por isso, o recomendado é pensar no sistema e no serviço que garante as maiores oportunidades de proteção contra ameaças da internet. Pesquise sobre as função de segurança da VPS que pretende usar, a frequência de atualizações, a tecnologia por trás da empresa que emite estes certificados e as ferramentas que pode usar para reforçar seu bloqueio.

Conclusão

VPS Linux ou Windows têm características únicas, além de vantagens e desvantagens bem diferentes. Os pontos positivos e negativos é você quem vai avaliar para decidir qual é a mais indicada para o seu site. Como um ponto de partida, recomendamos começar pelo preço (custos), que costuma ser um dos principais aspectos na hora de comprar um serviço ou produto.  

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/vps/vps-windows-ou-linux-qual-melhor-opcao/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *