13dez

VPS Windows ou Linux. Qual a melhor opção para o seu site?

Por: José M. dezembro 13, 2017

Então você decidiu que a melhor maneira de implementar o seu servidor é partir para um servidor virtual utilizando um VPS, e agora, que você já tomou a primeira decisão, é necessário escolher o sistema operacional.

Vamos lá. VPS vem de uma sigla do inglês, que significa Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado, em tradução livre. O VPS oferece controle, privacidade, recursos dedicados, hardware incrível, entre outras funcionalidades que ficam disponíveis ao seu alcance.

Um VPS é um servidor virtual que, instalado em uma máquina, permite que você tenha servidores para diferentes necessidades sem a necessidade de ter mais uma máquina ou servidor para isso. Você está em dúvida sobre qual o melhor VPS para você e sua empresa? Bom, no mercado há duas opções que são as principais: Linux e Windows.

Eles são similares em muitas coisas e ambos possuem as mesmas funções básicas, como permitir que você guarde dados do seu negócio, rodar aplicações e escalar seus recursos quando necessário. Porém, existem algumas diferenças entre eles. Vamos ver a seguir com mais detalhes alguns prós e contras para ajudar você no processo de escolha entre VPS Windows ou Linux.

Conheça as vantagens e desvantagens do VPS Linux

Você provavelmente já ouviu falar de softwares open source ou de código aberto. O Linux é um sistema operacional baseado nesta filosofia e foi desenvolvido sob os moldes da livre distribuição e colaboração desde o início.

Ele é conhecido pela inovação, estabilidade e performance, inclusive, é o sistema operacional mais adaptado para computadores. Agora, vamos ver algumas das vantagens de optar por VPS Linux para começar a avaliar sua escolha.

Alternativa mais barata

Já que o Linux é open source, você não precisa se preocupar com custos associados à taxa de licenciamento ou de algum software especial rodando com ele. Trabalhar com fonte aberta oferece mais liberdade, pois o código fica aberto para alterações. Então se você deseja economizar, contar com um software livre e gratuito pode ser uma boa opção.

O VPS Linux funciona perfeitamente com outras linguagens de programação open source, como o PHP

Atualmente, é muito mais fácil encontrar desenvolvedores e profissionais de tecnologia aptos para trabalhar com códigos abertos do que com códigos proprietários, sendo assim, não terá dificuldades ou limitações de encontrar profissionais para atendê-lo.

O Linux conta com diversas distribuições

Existe uma grande quantidade de sistemas operacionais para se utilizar como: CentOS, Debian e Ubuntu, entre outros sistemas. Assim, conhecendo as especialidades de cada uma das opções, você poderá optar pelo sistema operacional que melhor atender sua necessidade, tornando sua experiência mais eficiente.

Acesso SSH

O SSH é uma tecnologia que permite fazer acesso remoto que diferente do modo convencional (que oferece algumas vantagens) permite uma conexão com o servidor totalmente por código. Após a autenticação dos acessos, basta realizar os comando digitando códigos sem interagir com a tela da máquina em utilização. Graças ao Acesso SSH, existe menor carga no servidor, oferecendo mais controle sobre a máquina, ao contrário do Windows.

É importante também que você saiba em quais pontos o VPS Linux deixa a desejar antes de fazer sua escolha

A grande desvantagem do Linux, é que o gerenciamento via SSH, não é uma função tão simples e fácil de ser executada como na interface do Windows. Por isso, requer que o usuário ou gerenciador tenha pleno conhecimento da linguagem e dos códigos a serem executados, caso contrário, você terá dificuldade.

vps-weblink

O tradicional Windows VPS

Um VPS Windows, como o próprio nome diz, utiliza uma interface similar ao sistema operacional Windows. É uma opção mais tradicional e amplamente utilizada e por esse motivo, você precisa conhecer os pontos positivos e negativos de optar por um VPS Windows.

Fácil gerenciamento

Um ambiente com VPS Windows é mais fácil de gerenciar caso você não tenha conhecimento técnico o suficiente ou pessoas preparadas para isso. O Windows possui interface amigável e exatamente por ser tradicional no mercado, vários profissionais usuários comuns já estão habituados com as funcionalidades e recursos das ferramentas Microsoft.

Projetos desenvolvidos em ASP ou ASP.NET

O ambiente Windows é totalmente adepto a integração com o seu sistema. O ASP é uma linguagem criada pela própria Microsoft, e por isso conta com várias bibliotecas para integração com o ambiente Microsoft, como por exemplo, integrar sua aplicação às ferramentas do Microsoft Office.

Ideal para usuários que desejam utilizar o banco de dados SQLServer

O SQLServer também foi desenvolvido pela Microsoft, então se você deseja utilizá-lo saiba que esse banco de dados funciona somente em ambiente Windows.

Suporte fornecido pela própria Microsoft

A Microsoft disponibiliza frequentes atualizações e com ótimas funcionalidades, o que permite que você possua um sistema sempre atualizado com as tecnologias mais recentes do momento.

Assim como o Linux, o Windows também apresenta algumas desvantagens

A principal desvantagem do VPS Windows é o alto custo, e para você para que consiga avaliar melhor os pontos negativos e comparar com o VPS Linux, logo a seguir, separamos para você, as desvantagens que devem ser consideradas.

Custo elevado

Obviamente o Windows é um sistema comercializado pela proprietária Microsoft, e sendo assim, há custo para realizar sua aquisição, ou seja, não é possível utilizá-lo sem que uma contratação seja efetuada, diferentemente do VPS Linux que é uma versão disponibilizada gratuitamente;

Além disso, não oferece as mesmas vantagens que o Linux em termos de integração com outros programas open source. Você pode perder algumas funcionalidades por não ter uma integração completa como o Linux, no qual o PHP apresenta melhor desempenho, por exemplo.

Não funciona com o cPanel

O cPanel é um gerenciador de hospedagem gratuito que oferece acesso seguro ao banco de dados, e-mail, ao site e ao FTP. É uma das ferramentas de gerenciamento de servidor mais conhecida do mercado. Por não ser compatível com o cPanel, como o VPS Linux, o VPS Windows pode limitar sua escolha forçando você a optar por alternativas pagas como o Azure e ao Plesk.

Dica Weblink

Se você não possui tanta experiência e deseja obter mais informações sobre o cPanel, leia nosso artigo que poderá facilitar a sua utilização, caso tenha interesse em conhecer esta ferramenta. Acesse: Não sei usar o cPanel, e agora?

vps-linux-weblink

Como saber qual a melhor tecnologia para o seu novo projeto

Você pôde observar que a escolha do VPS pode variar de acordo com as tecnologias que utilizar no seu negócio. Porém, se você está investindo ou vai investir em um novo projeto, como saber qual a melhor tecnologia para o seu negócio?

De fato, é uma questão que requer muito análise e é recomendável que você “desenhe” toda sua estratégia de negócio e desenvolva um planejamento detalhado no que diz respeito à tecnologia e utilização do site e, também, dos sistemas utilizados. Sua avaliação deve ser realizada com base no planejamento, levando em consideração temas como:

Foco principal do sistema

Você deve definir qual o foco de sua aplicação, quais funcionalidades serão necessárias e o que ela deve oferecer.

Impacto no negócio

Prever os possíveis impactos de sua aplicação, tanto os positivos quanto os negativos, é imprescindível para medir os resultados esperados e os recursos necessários para atingir a performance esperada.

Necessidades de armazenamento

Sua escolha deve levar em consideração o tamanho do banco de dados e o volume de informações que precisam ser armazenadas, para que posteriormente você não tenha problemas com relação ao espaço livre.

Processamento de informações

Defina quais os dados que serão trafegados. Dados financeiros, dados de clientes, de fornecedores, de compras e vendas, são alguns exemplos, ou qualquer outro dado que for transacionado entre aplicação, banco de dados e servidores por meio da rede.

Usuário final

O usuário final é aquele que utilizará o seu sistema ou o visitante que terá acesso ao seu site. Você precisa ter muito bem definido quem será este usuário e quais informações as quais ele terá acesso para que o sistema atenda suas necessidades e, até mesmo, para separar os dados que ele poderá ter ou não acesso.

Avalie as restrições

É necessário que você, em conjunto com os dados acima, defina quais recursos são essenciais e quais aqueles totalmente dispensáveis. Além disso, tente chegar a uma estimativa de custo para que possa unir as necessidades de seu novo projeto com o investimento disponível. Com estas informações, de funcionalidades x custos, você poderá ter uma ideia mais clara para fazer sua escolha.

vps-linux-windows-weblink

Conclusão

Resumidamente, se o seu negócio utiliza fortemente tecnologias Microsoft seja banco de dados, linguagens de programação ou storages, faz total sentido a utilização de um ambiente VPS Windows, mas caso você queira trabalhar com tecnologias open source, o VPS Linux é o mais indicado.

Também é importante ter uma pessoa especialista em tecnologia que possa ter o conhecimento e a experiência suficientes para tomar essa e outros tipos de decisões que possam vir a surgir durante as fases de planejamento, implementação e entrega de um projeto.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/vps/vps-windows-ou-linux-qual-melhor-opcao/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *