07set
ilustração para conteúdo sobre como trabalhar com web designer freelancer

Web Designer Freelancer: Como Trabalhar na Criação de Sites

Por: Andrei L. setembro 7, 2019

A criação de sites faz parte da carreira de qualquer Web Designer. Mesmo que seja mais prático fazer uma página com uma plataforma mais especializada, como o WordPress, a profissão continua sendo muito procurada por empresas que buscam um profissional capacitado em gerenciar seus sites. Por isso, no conteúdo de hoje, vamos mostrar o que você precisa para ser um Web Designer Freelancer que se encaixa com um perfil adequado ao mercado de trabalho.   

O Que Faz um Web Designer?

O Web Designer é o profissional especializado em planejar e desenvolver produtos estéticos para a internet. Isso inclui projetos como sites, blog, lojas virtuais, ecommerces, páginas avulsas, ícones, logotipos, ilustrações para mídias sociais e outras peças digitais para a web.

Ele tem como principais objetivos criar e desenvolver materiais online que sejam, ao mesmo tempo, visualmente atrativos e que proporcionem uma excelente experiência de usabilidade para o usuário consumidor (UX). Ele consegue isso com interfaces interativas e outras aplicações que funcionam apenas em ambiente virtual.

O Que é Preciso para Trabalhar como Web Designer Freelancer

Um Web Designer Freelancer foca na parte visual de um projeto online. Este profissional não precisa conhecer e nem saber aplicar questões mais técnicas, como linguagens de programação, códigos para softwares ou funcionamento de hardwares. 

Ainda assim, conhecimentos extras podem ajudar bastante a desenvolver um produto ideal e que esteja de acordo com as expectativas de um cliente em potencial. 

Ou seja, saber programar favorece um pensamento mais crítico sobre como uma página deve e vai funcionar, considerando quais elementos o profissional quer posicionar nela. Além de que também pode aumentar o valor cobrado pelo serviço realizado.

Outros requisitos são:

  • Conhecimentos de cursos técnicos ou superiores de design, como conteúdos sobre ilustração, layout e uso de cores.
  • Compreensão de aplicação de estilos, tipologias, logotipos, ícones e fontes, sendo que esses elementos podem ser combinados ou avulsos.
  • Capacidade de planejamento, estruturação e organização de elementos de páginas e peças digitais visando a navegação e a experiência do usuário. 
  • Um portfólio que sirva como mostruário dos trabalhos realizados anteriormente ajuda a encontrar novos clientes. Por isso, ter um currículo online ou um site profissional é uma obrigação para ser encontrado na internet.
  • Ter um computador próprio potente e acesso a programas para criação de designs em geral, como Photoshop, Illustrator, InDesign, entre outros. 

Onde Aprender sobre Web Design?

Se você está um pouco perdido sobre como começar na área de Web Design, existem alguns métodos que você pode usar para se posicionar neste segmento de criação de sites. Abaixo estão algumas indicações de lugares sobre onde aprender sobre o tema.

Cursos Online 

Cursos são a fonte primária para você os caminhos básicos e avançados sobre a área de Web Design. Eles existem aos montes, sendo fornecidos por instituições de ensino (pagos) ou por sites especializados (gratuitos). Se você quer começar rapidamente e quer fazer tudo pela internet, investigue plataformas como Coursera, Udemy, Alura e Bit Degree. Elas têm planos, guias de estudo e lições gratuitas e pagas.  

Comunidades Online

Quando muitos usuários com grande conhecimento se reúnem, eles criam suas próprias comunidades online. Sobretudo em redes sociais. O Facebook, por exemplo, tem comunidades online específicas para cada área, como WordPress, Web Design, Hospedagem de Sites e assim por diante. Juntando-se a elas, você entra em contato com usuários mais experientes e passa a aprender diretamente com eles.

Ensino Superior 

São os cursos acadêmicos técnicos ou de ensino superior espalhadas pelas cidades de pequeno, médio e grande porte do Brasil. Podem ser as universidades federais, estaduais, municipais e também as particulares. Instituições como SENAC, de graduação técnica, também possuem diversos cursos no segmento. Só é recomendado que você fique atento quanto à validação do MEC para qualquer instituição de ensino que se interessar. 

Vantagens de Ser um Web Designer para Criação de Sites

Ser um profissional capacitado em criação de sites e ter o conhecimento de um Web Designer tem algumas vantagens. Abaixo você confere as principais delas:

  • Alta Demanda. O mercado de trabalho para este profissional costuma ter muitas vagas à disposição. Por vezes, empresas querem um especialista temporário para desenvolver um site completo ou criar um layout para páginas específicas, como as Landing Pages. Em outras, algum cliente pode solicitar o desenvolvimento de um logo ou ajustes visuais em um site desatualizado ou ultrapassado.
  • Poder Atuar em Outras Áreas. Por compartilhar parte do conhecimento, um Web Designer pode também atuar como um Designer Gráfico no planejamento e desenvolvimento de peças gráficas impressas. Isso inclui artes gráficas e diagramação para jornais, revistas, cartazes e outros materiais estéticos. 
  • Renda Aumentada. Um Web Designer não vai ficar milionário da noite para o dia, mas o mercado para estes profissionais costuma pagar razoavelmente bem. Como Freelancer, é possível conseguir Jobs e ir cumprindo suas metas semanais de acordo com os prazos estipulados, aumentando a sua renda bruta mensal. Funciona melhor se for combinado com uma fonte de renda fixa.  
  • Conhecimento Aplicado e Atualizado. O profissional usa constantemente seus conhecimentos em função de uma experiência de usabilidade e de navegação facilitada para o usuário. Ao mesmo tempo, está em contato com as tecnologias mais modernas em softwares e aplicações para entregar um trabalho completo. Se atualizar em conteúdos e ferramentas apropriadas faz parte da sua rotina.

O Que Você Precisa para Trabalhar em Casa como Freelancer?

Antes de começar a se aventurar como Web Designer Freelancer, você precisa se certificar que tem os equipamentos e materiais necessários para desenvolver suas atividades de casa.

Abaixo estão alguns dos principais itens:

  • Softwares Gráficos. A base de trabalho de todo Web Designer é o acesso a programas de design, como Photoshop e Illustrator. Você precisa tê-los instalados no seu computador para ser capaz de criar e entregar seus trabalhos encomendados. Dê preferência às versões mais modernas e atualizadas, que possuem mais recursos e possuem funcionalidades exclusivas.
  • Hardware Poderoso. Um computador de trabalho para Web Design precisa ser poderoso o suficiente para rodar uma série de aplicações e softwares sem engasgar. Ou seja, invista em hardware numa máquina poderosa com ótima bagagem de memória RAM (12 GB, no mínimo). processadores e placas de vídeo (GeForce ou Radeon) capazes de aguentar renderização pesada de dados.   
  • Internet de Alta Velocidade. Trabalhando como home office freelancer, você precisa estar conectado à internet para entrar em contato com seus clientes e conseguir novas oportunidades (networking). Também é importante ter uma conexão de alta velocidade para fazer testes com hospedagem de sites, servidores e pré-visualizar páginas em constante desenvolvimento.   
  • Gerenciamento de Horários. Trabalhar em casa pode ser muito ou pouco produtivo. Isso depende diretamente do quão disciplinado você é e como você gerencia seus horários em função da demandas das tarefas e da sua disponibilidade para a execução delas. Divida seu tempo entre o profissional e o pessoal, tente afastar as distrações do ambiente aconchegante de casa e tenha um espaço reservado para se concentrar – e de preferência que seja silencioso.   

5 Ferramentas para Trabalhar como Freelancer Web

Trabalhar como Freelancer significa que você vai precisar de ferramentas para executar seus trabalhos. Afinal, este profissional precisa administrar todas as suas tarefas de forma autônoma, fora do controle de programas de uma empresa qualquer.

Sendo assim, abaixo estão sugeridas 5 ferramentas de trabalho para ter. A ideia é ajuda você nesse processo sem sobrecarregar seus horários e potencializar sua produtividade, independente da carreira que seguir.  

GSuite | Serviços Google

print da tela do GSuite

O GSuite é um conjunto completo de ferramentas para tarefas e atividades profissionais e pessoais. Ele inclui serviços de email, agenda, planilhas, chats, transmissões em vídeo, formulários, fotos e armazenamento em nuvem. E é gratuito. 

DICA: Conheça outros serviços de Armazenamento em Nuvem e amplie suas opções de ferramentas para usar. 

Trello | Gerenciamento de Tarefas

print da tela do Trello

O Trello funciona como um gigantesco gerenciador e administrador de tarefas. O usuário pode incluir cartões de projetos e planilhas e acompanhar o progresso de todos os trabalhos apenas movendo esses cartões de uma coluna para outra, conforme as demandas.

A ferramenta não serve apenas para demandas profissionais. Nada impede que você use para planejamento e organização de atividades e compromissos pessoais. Tudo acontece por um painel de controle intuitivo e com funções bem diretas e diversificadas.  

Dropbox | Armazenar Dados

logo do dropbox

O Dropdbox funciona como uma espécie de pendrive virtual em que você pode armazenar e editar documentos e arquivos em tempo real pela nuvem. Com ele, você acessa tudo em qualquer lugar e usando qualquer dispositivo conectado à internet.

A ferramenta guarda e salva o desenvolvimento dos seus projeto. Você pode fazer tudo tanto online quanto offline. Ela é ideal para um freelancer que trabalha em movimento. Além disso, ela tem 2GB de espaço gratuito para usar. E ainda tem os planos pagos. 

Stay Focused | Foco e Produtividade

print da extensão StayFocused

Desafios de ser Freelancer são manter o foco e a produtividade. Especialmente na atualidade da internet, com distrações e interferências (redes sociais, games online, entre outros) disponíveis ao alcance de poucos cliques. 

O Stay Focused é uma extensão para Google Chrome que serve para limitar o tempo que o usuário gasta tempo com momentos que não colaboram no cumprimento das suas tarefas profissionais. Ele gerencia o tempo de acesso e até bloqueia sites não desejados, afastando a procrastinação. 

GoToMyPC | Acesso Remoto 

print da tela do Go To My PC

O GoToMyPC permite que você acesse a sua máquina de trabalho de qualquer lugar. Com ele, é possível produzir, editar e gerenciar documentos, pastas e arquivos através de um login e uma senha de gerenciamento. 

Só é necessário um login e senha de usuário, além de uma conexão estável com a internet. Além disso, ele também é compatível com dispositivos com telas responsivos, o que facilita o acesso numa situação em que o usuário tenha apenas um smartphone em mãos.

Conclusão

O mercado digital não para de crescer. Assim como as oportunidade de se trabalhar com criação e manutenção de sites. Como Web Designer Freelancer, é possível planejar e desenvolver projetos online que atendam às demandas de empresas que buscam profissionais capacitados, criativos e bem organizados com as suas tarefas. Hoje você conferiu dicas preciosas e ferramentas para se encaixar em todos esses requisitos. 

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/web-designer-freelancer/trackback/

1 Comentários:

    • Adão Francisco
    • novembro 12, 2019
    • Responder

    Bons conselhos para que deseja começa na área de design web. Sou angolano e estou a dar os meus primeiros passos como designer web!

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *