08jun
webdesign

JavaScript, HTML, CSS | Ingressando no mundo do webdesign

Por: Rafael H. junho 8, 2017

Você está pensando em ingressar no sensacional mundo do webdesign? Deseja desenvolver projetos legais na área de tecnologia ou ganhar dinheiro prestando serviços para empresas e outros profissionais do mercado?

Se você tem esse perfil, esse post é exclusivo para você. Hoje nós vamos abordar alguns temas importantes para quem pretende obter conhecimentos ou até mesmo se profissionalizar na área de desenvolvimento e webdesign.

No entanto, trabalhar com webdesign é um desafio constante devido às tecnologias que envolvem a área. Para ser um bom profissional é preciso estar sempre atento e atualizado com as mudanças que ocorrem e principalmente de olho nas ferramentas que surgem a cada dia.

Javascript, HTML e CSS são ferramentas primordiais para desenvolver projetos web e para entender um pouco mais sobre elas continue lendo o nosso artigo.

A importância do webdesign ao longo do tempo

Até umas décadas atrás a internet era algo estático e um tanto chata, por sinal. Nada passava de um aglomerado de páginas HTML que faziam links com outras páginas e assim continuava sem nenhuma novidade.

Com o passar do tempo, as necessidades dos usuários foram mudando e as velhas páginas HTML não eram mais compatíveis com o que as pessoas precisavam. A interação entre os usuários pedia mais do que páginas somente cheia de textos e que apontavam para outras páginas.

Diante desse tédio, novas aplicações foram surgindo e com isso os velhos formatos foram sendo abandonados aos poucos para darem lugar às novas tecnologias.

Hoje em dia podemos notar que a realidade é completamente diferente, pois a cada dia surgem novas ferramentas capazes de fazer coisas incríveis e facilitar o cotidiano das pessoas. Graças a essas tecnologias é que hoje podemos fazer operações bancárias sem sair de casa, conversar com pessoas do outro lado do mundo, fazer transmissões ao vivo e realizar uma infinidade de coisas na Internet.

Para começar a entender esse mundo do webdesign e desenvolvimento web, vamos falar sobre uma das principais ferramentas que está presente em praticamente toda a Internet é uma das tecnologias mais antiga no mundo do webdesign. Vamos falar do HTML.

O que é HTML

A linguagem HTML é uma tecnologia relativamente nova e foi criada por volta de 1990 por Tim Berners-Lee – físico e cientista da computação britânico – que é o inventor da World Wide Web.

A ideia inicial era simplificar a comunicação entre os computadores do laboratório do CERN (European Council for Nuclear Research) e outras instituições de pesquisa com o intuito de exibir e apresentar documentos científicos de maneira mais simples e fácil de entender.

HTML é o acrônimo de Hypertext Markup Language que em tradução para o português quer dizer Linguagem de Marcação de Hipertexto. Presente em praticamente toda a Internet, a linguagem é usada para criar sites e outras aplicações interativas na web.

Ao longo do tempo a linguagem já sofreu diferentes mudanças e melhorias significativas com o intuito de aprimorar a comunicação na web e hoje está sob responsabilidade do W3C (World Wide Web Consortium) uma comunidade mundial que desenvolve padrões abertos para garantir o crescimento a longo prazo da Web.

O HTML é a base do webdesign

Não tem como trabalhar com webdesign sem conhecer a linguagem HTML, pois ela faz parte e é base da Internet. Seja em simples sites ou em projetos web mais robustos, o HTML estará lá presente.

No entanto, o HTML é considerado o início do caminho para quem está ingressando no mundo do webdesign, pois a partir dele é possível aprender sobre outras tecnologias e linguagens presentes na web.

Se você está começando ou pensa em se aperfeiçoar, é imprescindível conhecer e estudar essa linguagem para então obter conhecimentos mais sólidos sobre outras áreas e linguagens de programação.

website design

Para que serve o HTML

Como vimos, o HTML foi criado inicialmente para facilitar a exibição de documentos na web, porém a sua aplicação atual vai muito mais além.

A função básica do HTML é criar formatações diferentes em textos que possam ser lidas pelos navegadores da Internet. Essas formatações são feitas por meio de tags que funcionam como “lembretes” para serem lidos e traduzidos pelos navegadores. Assim, com as tags os navegadores compreendem e traduzem o que está sendo exibido no HTML.

Outra grande característica do HTML é ser uma linguagem de hipertexto, ou seja, as páginas são capazes de se interligarem umas com as outras por meio de links e assim sucessivamente.

Agora vamos abordar outra grande ferramenta que faz parte de transformar a Internet em algo mais legal e mais dinâmico. Vamos falar do CSS.

O que é CSS

CSS é o acrônimo de Cascading Style Sheets (que em tradução para o português seria algo parecido como folhas de estilo em cascata). O termo “cascata” no CSS se dá pela característica modular da ferramenta. É possível, por exemplo, em um mesmo documento ter vários arquivos CSS, executando diferentes funções e regras em vários ou nos mesmos elementos.  

Como foi criado o CSS

Quando o HTML surgiu, não havia a preocupação em formatar as informações geradas. Com a popularização e evolução da linguagem HTML, novas necessidades foram surgindo, como por exemplo, controlar e alterar a aparência dos documentos. Com o tempo, o HTML foi se tornando muito complexo e se perdendo do seu objetivo primordial.

Foi com essas necessidades que em 1994 Hakom Wium Lie criou uma forma mais fácil para formatar a informação. Foi aí que nasceu o CSS. Em 1995 o projeto foi apresentado e aceito pelo W3C que também estava sendo recém-criado e então a parceria para desenvolver a ferramenta se iniciou oficialmente.

Conhecendo mais sobre o CSS e suas funções

O CSS serve para formatar as páginas com mais detalhes e atributos específicos como cores, posicionamento, fontes, tamanho, etc.

A ferramenta trabalha em conjunto com o HTML e é responsável por conferir um estilo próprio aos documentos e páginas. Mas como assim, estilo?

O CSS nada mais é do que um documento que vai estabelecer todos os detalhes de como será o estilo ou “aparência própria” de uma aplicação ou projeto web.

Para entender melhor e de forma mais didática, é como se o CSS dissesse para o browser:

“-E aí navegador, nesta página eu quero que você exiba o título das postagens do site em tamanho 15px. Mas se o usuário clicar no título o tamanho vai aumentar para 20px e alternar para a cor branca.”

“-Navegador, neste tipo de artigo dê um espaçamento maior entre os parágrafos como se fosse 2 enters. Ah! e se o cliente acessar de um dispositivo mobile altere para apenas 1 enter.”

O que você achou? Com esses exemplos fica bem mais fácil entender qual o objetivo e o que o CSS é capaz de fazer com o seu projeto?

Partindo agora para outro tipo de linguagem, vamos entender um pouco mais sobre o Javascript.

O que é JavaScript

JavaScript é uma tecnologia de linguagem de programação que é responsável pelo controle e manipulação do comportamento do HTML e do CSS.

Ao invés de “rodar” diretamente nos navegadores como os seus “colegas”, o JavaScript tem como objetivo executar funções “client-side”, o que significa que ele trabalha do lado de outra tecnologia.

Ou seja, o JavaScript funciona como uma linguagem complementar que serve para executar uma nova funcionalidade ao código, estabelecendo assim mais dinamismo nos projetos web.

Como foi criado o Javascript

O Javascript é uma linguagem de programação criada em 1995 por Brendan Eic, um ex-colaborador da empresa Netscape. No início, a linguagem possuía outro nome: LiveScript .

Inicialmente o JavaScript foi criado para ser usado apenas no navegador da Netscape e o seu principal objetivo era tornar a navegação mais agradável e mais dinâmica por meio de alguns processos.

O sucesso foi tanto que após um ano da sua criação, a Microsoft começou a usar a linguagem em seu navegador, impulsionando e consolidando o JavaScript como uma das tecnologias mais relevantes da web.

Por que o Javascript é importante no mundo do web

O JavaScript é a ferramenta que irá fornecer mais vida ao seu projeto web. Com ele é possível tornar um projeto responsivo, ou seja, é possível estabelecer comandos para que a página se ajuste ao tamanho da tela do dispositivo. Só essa funcionalidade já vale a criação do JavaScript, não é?

Essa tecnologia também permite criar efeitos especiais nas páginas para criar conteúdos dinâmicos como movimentação de objetos, mudança de cores e outras funcionalidades. Os formulários, aplicações de cálculos, galerias de imagens, esconder ou exibir informações da página são exemplos de algumas das maravilhas que o JavaScript pode fazer.

javascript

Conclusão

Agora que você já está mais “antenado” sobre cada ferramenta e linguagem de programação é bem mais fácil entender como cada tecnologia funciona e o que cada uma pode fazer em um projeto web.

Embora este artigo apenas explane sobre essas ferramentas é preciso ter em mente que o campo de atuação da área web é muito vasto e para se dar bem no mundo de webdesign nunca devemos parar de  estudar.

Trackback URL: https://www.weblink.com.br/blog/webdesign/javascript-html-css-ingressando-no-mundo-do-webdesign/trackback/

Deixar resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *